Poucas pessoas se preocupam em como limpar colchão por não saber da necessidade desse tipo de manutenção. A maior preocupação relacionada a esse utensílio geralmente envolve ter um colchão confortável e adequado às necessidades. Afinal de contas, nós passamos um terço da vida sobre ele e sua qualidade está diretamente ligada ao nosso bem estar no dia a dia.

Porém, assim como os demais objetos da casa, o colchão também acumula sujeira, poeira e manchas. Por isso, saber como limpar colchão de forma adequada para que ele não represente um risco à sua saúde e da sua família é essencial.

Não sabe como limpar o colchão encardido ou como tirar as manchas na cama? Não tem problema: nós explicamos aqui embaixo!

Como limpar colchão com resíduos superficiais de sujeira

Os resíduos superficiais são os mais fáceis de limpar. Mesmo que não seja sempre visível com facilidade, esse tipo de sujeira é aquele que se acumula no colchão com o uso comum do dia a dia - mesmo que você sempre coloque lençóis e seja adepto dos protetores de colchão. Dá uma olhada no passo a passo dessa limpeza:

  • Passo 1: antes de começar a limpeza, é importante deixar o quarto arejado. Abra as janelas e portas do cômodo para que a ventilação ocorra da melhor forma;
  • Passo 2. trocar a roupa de cama ao menos uma vez na semana é fundamental, mas não é o suficiente. Após se certificar de que o quarto está bem arejado, tire as do seu colchão, inclusive a capa protetora e coloque para lavar;
  • Passo 3. por fim, aspire! Sim, o aspirador de pó é um grande aliado na higienização do seu colchão. Ele elimina a poeira e os resíduos, o que irá facilitar os próximos passos no caso de uma limpeza mais profunda. De preferência, use um bocal próprio para limpeza de estofados tanto nos modelos portáteis quanto nos tradicionais. Faça movimentos de vai e vem no mesmo sentido, até que toda a superfície do colchão tenha sido aspirada. Depois disso, não esqueça de virar e aspirar o outro lado.

Repita esse passo a passo mais simples a cada 15 dias para manter a limpeza do colchão sempre em dia.

Odor e mau cheiro também saem com o passo a passo certo de como limpar colchão

Após um bom tempo de uso, o seu colchão pode ficar com odores impregnados. Nesse momento, a limpeza superficial com aspirador não é mais suficiente e uma versão mais profunda é necessária. Como a umidade deve ser evitada em superfícies estofadas, a limpeza a seco é a melhor opção nesse caso. Para isso, seu aliado vai ser o bicarbonato de sódio.

Limpar colchão com bicarbonato de sódio garante eliminação do cheiro. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Limpar colchão com bicarbonato de sódio garante eliminação do cheiro. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
  • Passo 1: espalhe o bicarbonato por toda a superfície do colchão e deixe o produto agir por pelo menos 30 minutos. Quanto mais tempo o produto tiver para atuar no colchão, mais umidade e mau odor ele conseguirá absorver;
  • Passo 2: esfregue o colchão com uma escovinha e deixe agir por mais 30 minutos. Após esse tempo, aspire toda a superfície dele.

Se você mora em locais úmidos, usar um desumidificador no ambiente pode diminuir a necessidade desse tipo de limpeza mais profunda. Nós montamos uma lista com os melhores desumidificadores do ano para te ajudar na decisão final!

Como limpar colchão encardido: o bicarbonato de sódio também é necessário nesse caso

Com o tempo de uso, também é muito comum que o colchão fique encardido mesmo que você faça limpezas superficiais com frequência. Nas camas box, a limpeza das laterais é ainda mais importante. Para resolver esse problema, existe um outro passo a passo que você pode fazer usando bicarbonato de sódio, detergente neutro e água oxigenada 10 volumes. Dá uma olhada:

  • Passo 1: num borrifador, junte um vidrinho de 250ml de água oxigenada 10 volumes, três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e detergente neutro e aplique no colchão;
  • Passo 2: com uma escovinha, esfregue as partes mais manchadas (ou o colchão todo, se preferir) e deixe secar;
  • Passo 3: passe um pano úmido com água para "enxaguar" e use o aspirador para retirar os resíduos de bicarbonato e para acelerar a secagem.

Tirar manchas do colchão é um pouco mais difícil, mas não é impossível

Manchas no colchão são muito mais comuns do que se imagina. Elas podem ser da própria sujeira, de sangue, de urina ou de outros elementos. Mas não se preocupe: essas manchas também podem ser removidas. Dá uma olhada:

  • Passo 1: borrife um pouco de vinagre de álcool e adicione uma pequena quantidade de bicarbonato nas manchas. Deixe agir por duas horas;
  • Passo 2: raspe o bicarbonato com uma espátula de plástico ou com uma faca de manteiga com cuidado para não rasgar o tecido;
  • Passo 3: por fim, aspire os resíduos secos que sobrarem.
O aspirador de pó pode finalizar toda e qualquer limpeza no seu colchão. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O aspirador de pó pode finalizar toda e qualquer limpeza no seu colchão. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Manchas de urina

Se você tem crianças em casa e precisa lidar constantemente com manchas de urina no colchão, a mistura feita de bicarbonato, água oxigenada e detergente também é uma boa dica de como tirar o amarelado da superfície, mas o passo a passo é diferente. Dá uma olhada:

  • Passo 1: misture 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 240 ml de água oxigenada e ½ colher de chá de detergente. Aplique essa solução na mancha de urina e deixe secar. Cuidado para não encharcar o colchão;
  • Passo 2: caso a mancha ainda permaneça visível, misture 3 colheres de sopa de sabão em pó com 3 colheres de sopa de água e faça uma pasta;
  • Passo 3: aplique na mancha e deixe agir por 30 minutos;
  • Passo 4: por fim, remova com a espátula e aspire o local para remover todos os resíduos.

Manchas de sangue

As manchas de sangue parecem impossíveis de remover, mas elas também saem. Dá uma olhada nessa dica:

  • Passo 1: misture ¼ de copo de água oxigenada, 1 colher de sopa de detergente e 1 colher de sopa de sal;
  • Passo 2: espalhe a mistura no local da mancha e deixe agir;
  • Passo 3: retire a casca formada com ajuda de uma espátula e aspire o local caso sobre resíduos. Caso as manchas ainda fiquem visíveis, passe um pano umedecido com água oxigenada.

O processo de como limpar colchão para retirada de ácaros e germes é necessário para quem tem alergias

Os ácaros são bastante conhecidos por agravarem alergias. Além disso, eles podem causar asma e urticárias. Por isso, se você não tem um colchão antiácaro, livrar-se deles o quanto antes, é a melhor solução. Você pode borrifar uma mistura para limpar colchão com óleos essenciais.

  • Passo 1: misture 2 copos de água destilada, 2 colheres de chá de óleos essenciais, como óleo de cravo, eucalipto, cominho ou chá verde. Borrife gentilmente no colchão, sem exageros. Deixe secar completamente;
  • Passo 2: para completar a limpeza profunda, você precisa desinfetar o seu colchão. Para isso, basta misturar ¼ de copo de água sanitária com 4 litros de água fria. Borrife gentilmente em toda a superfície do colchão e deixe secar. Você também pode usar amônia em spray nesta etapa.

Dicas gerais sobre como limpar colchão:

  • Faça a limpeza do colchão periodicamente;
  • Nunca deixe seu colchão ficar muito úmido, já que isso facilita a proliferação de fungos, ácaros e mofo;
  • Se possível, use uma capa protetora antialérgica no colchão e no travesseiro, mas não esqueça de limpá-los com frequência também;
  • Vire o colchão periodicamente. Além de arejar os dois lados, você evita que ele fique deformado.

Leia mais sobre colchões aqui: