Zoom indica em Console de Video Game

Conheça os consoles portáteis

Para jogar em qualquer lugar.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Os videogames portáteis são uma opção de entretenimento que há vários anos permitem aos jogadores se divertirem com games em qualquer lugar. E não só fora de casa: podem ser ideais para jogar deitado em uma cama, por exemplo. Mas será que vale a pena comprar um portátil no lugar de um console de mesa tradicional?

Os games portáteis tem suas vantagens em desvantagens. Entre os pontos positivos, o maior atrativo é a oportunidade de jogar videogame onde quiser, transportando o pequeno aparelho sem muitas dificuldades em uma mochila e até no bolso da calça. Mesmo as mídias utilizadas nesses aparelhos são muito menores que os discos utilizados nos consoles tradicionais.

Os designs dos consoles portáteis também permitem jogos e experiências impossíveis em consoles de mesa. O Nintendo 3DS, por exemplo, usa duas telas para os seus jogos, uma delas sensível ao toque através do uso de uma caneta de plástico, a outra com recursos 3D, ou seja, você tem o efeito de profundidade 3D na palma das  mãos, uma inovação e tanto. Já o Playstation Vita, também possui duas telas sensíveis ao toque, com a diferença que uma delas se localiza na parte de trás do aparelho e não exibe imagens, servindo apenas para interagir com os games. A detecção de movimentos através de acelerômetro (você movimento o aparelho conforme o jogo) e giroscópio, além do uso de câmeras e de GPS em jogos também são outros recursos ausentes ou de uso mais limitado em consoles de mesa.

A maior desvantagem, porém, é a capacidade inferior do aparelho. Para caberem em um pequeno dispositivo, os videogames portáteis possuem especificações técnicas mais modestas. Isso significa que os jogos criados para essas plataformas são menos potentes, ou seja, podem possuir menos fases, personagens, funções onlines limitadas ou apresentar um visual piorado em comparação com consoles de mesa. Por outro lado, essas restrições deixam os preços dos aparelhos um pouco mais baixos. Contudo, essa diferença caiu bastante com os últimos lançamentos, onde houve uma melhoria considerável nos gráficos e jogos.

Outra desvantagem é o espaço limitado para os botões. Os controles de consoles de mesa geralmente trazem mais botões e direcionais, o que melhora a jogabilidade em jogos. Os videogames tradicionais também permitem experimentar diversas opções de controles, enquanto que nos games portáteis o jogador está limitado ao que encontra no aparelho.

Os portáteis também exigem mais cuidado. Dificilmente um jogador derrubaria sua televisão ou console no chão, ou mesmo um controle. Já as condições adversas de uso ou transporte dos videogames de mão aumentam a probabilidade de um acidente. Recomenda-se utilizar uma corda de pulso enquanto joga e o uso de pequenas bolsas para o transporte, como fazem muitos donos de câmeras fotográficas.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em console de video game