Zoom indica em Console de Video Game

Conheça os jogos de Karaokê para videogames

Para cantar além do chuveiro.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Karaokês são o maior sucesso em festas há vários anos e, ultimamente, têm sido uma opção bem mais barata para se divertir. Esqueça aqueles sistemas só com músicas antigas e papéis de paredes aleatórios: hoje, com os jogos de karaokê para videogame, os recursos visuais são bem mais bonitos e ricos, a seleção musical é mais moderna e funções adicionais, como a possibilidade de gravar o seu desempenho, torna a brincadeira ainda mais divertida.

Mas isso só importa se você não ligar para a ausência de músicas brasileiras. Como a produção nacional de games ainda é pequena, não surpreende que os únicos jogos de karaokê disponíveis para consoles sejam estrangeiros e contenham uma seleção de artistas nacionais muito limitada. Quem quiser arriscar no inglês ou espanhol, porém, tem ótimas opções.

As séries mais famosas de jogos de karaokê são Lips, para Xbox 360, e SingStar, para videogames Playstation. Ambas possuem inúmeras versões, cada uma com uma seleção musical diferente. Tem jogo só com canções pop, country, dos anos 80, latinas, ou dedicadas à bandas, como Abba, Take That e Queen. Se você, além de cantar, quiser dançar, a dica é SingStar Dance, que utiliza o controle de movimentos Move para detectar os passos. Já quem prefere rock e também quer tocar guitarra ou baterias, pode experimentar SingStar Guitar.

Entre jogos semelhantes, o melhor é decidir qual comprar pela seleção musical. Como os games desse tipo não costumam variar muito, não há tantas desvantagens em optar por uma versão mais antiga (isso vale para o microfone, que mesmo antigo funcionará em versões mais recentes de uma mesma franquia). Mas você não precisa se contentar com a seleção musical presente nos discos. É possível comprar músicas adicionais via download para todos os jogos, com exceção dos jogos para Playstation 2 da série SingStar.

Algumas precauções são necessárias: um mesmo jogo pode trazer algumas diferenças na seleção musical no lançamento em cada país. No Brasil, não existem versões oficiais de jogos de videogame, mas na hora de pesquisar vale se basear na edição dos Estados Unidos, que é da onde costumamente chegam os games vendidos por aqui. O site da SingStar informa as músicas de todos os jogos (fique atento à nacionalidade escolhida no topo da página), assim como as disponíveis para download.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em console de video game