Controle do PS5, DualSense, é revelado pela Sony; veja design e recursos

Joystick do PlayStation 5 tem duas cores, retorno háptico na vibração e botão “Create” inédito.

Murilo TunholiEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

O controle do PlayStation 5 (PS5) já tem nome: DualSense. O joystick foi mostrado oficialmente pela Sony nesta terça-feira (7) e conta com recursos e design bastante diferentes do antecessor, o Dualshock 4. A principal novidade é a construção do acessório, que agora conta com duas cores diferentes ao mesmo tempo. O botão “Share” também sumiu para dar lugar ao comando “Create” que, de acordo com a fabricante, ajudará a criar conteúdos com os games da plataforma.

O objetivo da empresa é fazer com que o DualSense tenha um papel de protagonista na experiência de imersão dos jogadores ao lado das tecnologias novas do PS5, como o sistema de áudio Tempest 3D. Confira, a seguir, tudo sobre o novo joystick do console.

Leia também: PS5 vs Xbox Series X: qual é o melhor console da nova geração?

DualSense chega com duas cores e recursos de retorno háptico. (Foto: Divulgação/Sony)

Botões e funções novas

Os botões clássicos que existiam no DualShock 4 continuam no DualSense. Isso significa que o controle novo terá o conhecido d-pad, o touch pad, os analógicos na parte de baixo, os comandos “X”, “bola”, “triângulo” e “quadrado” ao lado direito e os gatilhos traseiros R1, R2, L1 e L2.

A novidade fica por conta da função “Create”, que chega para substituir o “Share”. A Sony informou que ainda vai apresentar mais detalhes do recurso em breve, mas é possível esperar ferramentas exclusivas para ajudar dos donos do PS5 que criam conteúdo em vídeo para a Internet. Os botões “Ps” e “Options” foram mantidos.

O controle também virá com um microfone embutido que deve possibilitar a comunicação em jogos multiplayer sem a necessidade de usar um headset. Contudo, a Sony recomenda não depender do recurso por muito tempo e ter um fone de ouvido por perto para ter melhor qualidade de áudio.

DualSense terá um botão inédito “Create”. (Foto: Divulgação/Sony)

Mais imersão nos games por meio de retorno háptico

A Sony utilizou um termo “retorno háptico” para explicar como o DualSense vai aumentar a imersão nos games. O recurso não é tão inédito na indústria dos videogames e já apareceu em outros consoles, como é o caso do Nintendo Switch.

A ideia é que o controle produza vibrações que simulem sensações mais próximas do mundo real. Por exemplo, será possível sentir com mais precisão os momentos de derrapagens dos carros em jogos de corrida e ativações dos gatilhos nas armas em jogos de tiro.

DualSense promete mais imersão com retorno háptico. (Foto: Divulgação/Sony)

Cores do DualSense

Ao contrário de todos os joysticks já lançados até hoje com os consoles da Sony, o DualSense terá duas cores. A maior parte do controle tem a cor branca enquanto os analógicos e gatilhos mantém a tonalidade mais escura em preto. A iluminação em LED agora fica em volta do touch pad, e não mais na parte de trás como era no Dualshock 4.

Fonte: PlayStation Blog

Leia também:

Nintendo Switch vs PlayStation 4: conheça as vantagens e desvantagens dos videogames

PS5: tudo o que já sabemos sobre o próximo videogame da Sony

PS4 Pro ou PS4 Slim: qual console comprar?