Desenvolvido pela EA Sports,  FIFA 20 será lançado no dia 27 de setembro e promete várias novidades em relação ao seu antecessor, o FIFA 19.

Uma das maiores expectativas é o modo Volta Football, que é muito parecido com o game FIFA Street, mas com novas opções de jogabilidade. Além disso, a velocidade das partidas foi reduzida e a inteligência artificial do game foi aprimorada.

Volta Football é o novo modo de jogo, baseado em FIFA Street

FIFA 20

Uma das grandes novidades do FIFA 20 será o modo Volta Football, que será parecido com os games da série FIFA Street, lançados entre 2005 e 2012. No modo Volta, as partidas terão diferentes formatos: 3x3, 3x3 sem goleiro, 4x4, 4x4 sem goleiro, 5x5 e modo futsal.

Segundo o desenvolvedor Matthew Prior, o modo vai reproduzir aquele futebol praticado nas ruas: “Ninguém tem o seu primeiro contato com a bola jogando uma partida 11x11. Então o Volta Football é uma volta às raízes, você não precisa entender a regra do impedimento para jogar essa modalidade”, diz.

Batizado em homenagem à palavra “Volta”, da língua portuguesa, o modo promete inovações em relação ao FIFA Street, como a opção de jogadores homens e mulheres ao mesmo tempo e a escolha de diferentes personagens em paisagens diversas ao redor do mundo.

Jogabilidade deve ser mais cadenciada, mas mudanças são pequenas

FIFA 20

Ainda que em toda atualização a franquia FIFA mude um pouco, quem acompanha as edições regularmente sabe que as variações no gameplay nunca são tão drásticas. Nesse sentido, FIFA 20 segue a linha e não promete grandes alterações, embora a velocidade da partida seja menor, o controle da bola seja mais difícil e bola “fuja” mais do controlador.

Segundo Aaron McHardy, desenvolvedor do game, as mudanças vão deixar o jogo mais real: “O jogo foi totalmente reestruturado para quando você está sem a bola. Porém, nós também estamos focando no jogo com a bola, trabalhando a física da bola, mas a arquitetura do jogo, em geral, não é para deixá-lo mais lento, e sim com um ritmo mais considerável”, explica.

Além disso, outra mudança foi em relação aos pênaltis. Agora, uma pequena mira faz com que o jogador escolha onde vai bater e um círculo ao redor mostra a força do chute. As finalizações também sofreram pequenas alterações e vão depender de fatores como posicionamento do jogador e força da bola.

Inteligência artificial é a grande aposta

Durante o evento da EA Play, foram anunciadas importantes mudanças em relação ao sistema de inteligência artificial do FIFA 20. O sistema, nomeado de Football Intelligence, promete fazer com que os jogadores que você não controla “pensem” de forma diferente, o que pode trazer mais realismo, segundo a EA.

FIFA 20 será lançado no dia 27 de setembro de 2019

FIFA 20 vai ser lançado para Xbox One, PlayStation 4, PC e Nintendo Switch. O jogo estará disponível em diversas opções com preços variados e já está na pré-venda para todas as plataformas, menos para o console da Nintendo.

Enquanto o FIFA 20 não chega, compare preços do game FIFA 19:

Jogo FIFA 19 PS4 EA

Jogo FIFA 19 Xbox One EA

Jogo Fifa 19 Xbox 360 EA