Final Fantasy terá mais jogos no Xbox Game Pass em 2021, diz Microsoft

Microsoft promete a chegada de mais games da série como Final Fantasy X e Final Fantasy XII, originais do PlayStation 2.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

O Xbox Series X/S e o Xbox One irão receber mais jogos da franquia Final Fantasy no Xbox Game Pass em 2021, segundo um porta-voz da Microsoft afirmou ao site de notícias TrueAchievements. Durante o evento X019 em 2019, a empresa havia anunciado que o serviço por assinatura receberia 10 games da série, mas apenas três jogos foram adicionados em 2020. Ao ser questionada, a empresa confirmou que mais títulos chegarão em 2021.

Em 2021 encerra-se o período de exclusividade de Final Fantasy VII Remake nas plataformas PlayStation (Divulgação: Square Enix)
Em 2021 encerra-se o período de exclusividade de Final Fantasy VII Remake nas plataformas PlayStation (Divulgação: Square Enix)

Atualmente, o Xbox Game Pass conta com a trilogia original do PlayStation One remasterizada: Final Fantasy VII, Final Fantasy VIII e Final Fantasy IX, além do capítulo mais recente lançado para o Xbox One, Final Fantasy XV: Royal Edition. As principais ausências sentidas por jogadores são dos capítulos da época do PlayStation 2, como Final Fantasy X e Final Fantasy XII.

Além de games clássicos, os consoles da Microsoft provavelmente receberão títulos mais atuais da franquia em 2021. No dia 10 de abril se encerra o período de exclusividade de Final Fantasy VII Remake no PlayStation 4 e o game poderá sair em mais plataformas, até mesmo supostamente direto para o Xbox Game Pass. Em novembro de 2019 a produtora Square Enix também afirmou que o MMORPG Final Fantasy XIV iria ganhar uma versão no Xbox One.

Conheça a série

Cada capítulo da série Final Fantasy traz um novo mundo e um enredo independente dos outros, mas com alguns temas em comum. É possível começar a jogá-los por qualquer ordem sem medo de perder algo da história. A jogabilidade costuma ser sempre de RPG, com batalhas entre turnos e diferentes sistemas de combate a cada game. Há algumas exceções, como capítulos que dão mais liberdade para o jogador se movimentar, como um Action RPG.

Final Fantasy VII é um dos mais populares capítulos da série e apresentou o icônico vilão Sephiroth (Reprodução: Xbox Games Store)
Final Fantasy VII é um dos mais populares capítulos da série e apresentou o icônico vilão Sephiroth (Reprodução: Xbox Games Store)

Final Fantasy 7 é um dos capítulos mais populares da franquia, lançado originalmente em 1997 para o PSOne como o primeiro jogo da série em 3D. A história segue os passos de Cloud, Barret e Tifa, inicialmente como um grupo rebelde contra uma grande corporação que está extraindo a vida do planeta, até se tornar uma luta para salvar o mundo de um vilão enlouquecido: Sephiroth. Em 2020, foi lançado Final Fantasy VII Remake, uma reimaginação completa da primeira parte do jogo que se passa na cidade de Midgar.

Final Fantasy XV, lançado em 2016, traz conceitos mais modernos, como um mundo aberto e um sistema de batalha voltado para a ação. O game acompanha a história de Noctis, um príncipe que estava fora de seu reino quando ele é invadido por uma nação inimiga e agora precisa obter as Royal Arms, armas dos antigos reis, para recuperar seu trono. Em seu lançamento, o game teve alguns problemas, mas eles foram consertados por atualizações. A Royal Edition inclui episódios extras de DLC e o modo online Final Fantasy XV Multiplayer: Comrades.

Final Fantasy XV trouxe ideias mais modernas para a série, como um mundo aberto e batalhas com ação (Reprodução: Xbox Games Store)
Final Fantasy XV trouxe ideias mais modernas para a série, como um mundo aberto e batalhas com ação (Reprodução: Xbox Games Store)

Final Fantasy XIV, apesar de ser uma entrada numerada da série, trata-se de um MMORPG, assim como Final Fantasy XI. Boa parte do jogo traz o que usuários esperariam de um jogo online permanente, com criação de personagens e missões para realizar que tornarão seu avatar cada vez mais forte, porém com uma temática tradicional de Final Fantasy. O jogo traz também uma grande campanha single player para jogadores se acostumarem com o game antes de se aventurarem em eventos mais sociais, como raids.