Logo Zoom
Logo Zoom

Free Fire e Fortnite são alguns dos melhores games do gênero Battle Royale disponíveis no mercado atualmente. Ambos trazem grandes combates entre dezenas de jogadores em vastos mapas abertos, no qual sorte e habilidade têm um grande papel na sobrevivência. Confira quem sai vencedor no comparativo Free Fire vs Fortnite e para qual tipo de jogador cada game é mais recomendado.

Free Fire é um dos games Battle Royale mais jogados nos smartphones, mas como ele se sai contra Fortnite? Confira nosso comparativo entre Free Fire vs Fortnite (Foto: Divulgação/Garena Free Fire)

Plataformas

Fortnite está disponível em mais plataformas, especialmente em consoles, enquanto Free Fire é mais focado em smartphones. Usuários podem jogar Fortnite no PlayStation 5, Xbox Series X/S, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC. No entanto, quando se trata de plataformas mobile, Fortnite exige instalação externa no Android, o que não é muito prático, e não é possível instalá-lo no iPhone atualmente.

Para jogar Fortnite no PC ou videogame, vale a pena ter alguns acessórios para melhorar a experiência. Confira nossa lista com alguns bons headsets para se comunicar com seu esquadrão e considere também um dos joysticks para PC recomendados se quiser ter uma experiência mais próxima dos consoles. Monitores maiores e com maior taxa de atualização também podem oferecer uma vantagem se o usuário puder investir um pouco mais em alguns dos modelos de monitores da nossa lista.

Já no caso de Free Fire, o game não está disponível para consoles, apenas para dispositivos Android e iOS (iPhone). Porém, isso acaba sendo vantajoso em oferecer uma experiência mais focada para o perfil do jogador mobile. Há menos competidores por partida, porém elas são mais rápidas. Apesar de os gráficos serem mais simples, isso permite que Free Fire seja compatível com aparelhos até mais antigos.

Para jogadores que querem investir um pouco mais para jogar Free Fire da melhor forma possível, há alguns smartphones gamer em nossa lista que podem garantir uma experiência melhor e compatibilidade com a versão Free Fire Max do jogo, que tem visuais melhorados. Assim como em Fortnite, também é recomendado ter um dos headset gamer que listamos para manter a comunicação com seu esquadrão e ficar atento aos sons dos inimigos ao redor.

Notebooks também são boas opções para jogar o Battle Royale da Epic Games, como é possível ver em nossa lista de melhores notebooks para jogar Fortnite. Já Free Fire, apesar de ser um jogo mobile, pode também ser jogado em notebooks através de emuladores para Android como o BlueStacks que fazem o game pensar que estão em um smartphone. Veja também nossa lista de notebooks para jogar Free Fire.

Gráficos

Entre Fortnite vs Free Fire, não há dúvida que Fortnite possui os melhores visuais. O game é mais colorido, possui um design de personagens melhor e por estar disponível em plataformas mais potentes como videogames e PC, oferece um maior nível de detalhes.

Em matéria de gráficos no comparativo Free Fire vs Fortnite, o jogo da Epic Games impressiona mais visualmente (Divulgação: Epic Games)

Free Fire adota um estilo visual mais simples, mesmo na versão Free Fire Max, porém isso se torna uma grande vantagem em smartphones. Não é preciso ter um dispositivo tão potente para rodar Free Fire, nem é preciso ter um grande monitor ou TV para conseguir avistar seus inimigos, eles se sobressaem em contrastate aos visuais simples mesmo na pequena tela do celular.

Apesar de Fortnite ser mais bonito de se ver, os gráficos de Free Fire funcionam muito bem em sua proposta. Ou seja, apesar de Fortnite ser mais bonito, Free Fire é muito mais acessível.

Número de jogadores

Fortnite traz uma versão mais tradicional de Battle Royale, com 100 participantes em um grande mapa, enquanto Free Fire traz apenas 50 competidores em um mapa mais reduzido. Mais uma vez, ambas as interpretações tem vantagens e desvantagens dentro de suas propostas.

Entre número de jogadores, a disputa entre Free Fire vs Fortnite pende novamente para o game da Epic, mas menos competidores também oferecem partidas mais rápidas em Free Fire (Divulgação: Garena)

O número de 100 participantes é relativamente importante para jogos Battle Royale, pois cria uma maior expectativa de sobrevivência e momentos de tensão entre os combates, como estabelecido pelo pioneiro do gênero, PUBG (PlayerUnknown's Battlegrounds). Também é importante ter uma grande quantidade de jogadores para acomodar melhor confrontos entre esquadrões.

Em compensação, 100 jogadores torna cada partida relativamente longa o que é uma vantagem nos consoles, mas não em smartphones. Com partidas de apenas 50 jogadores, uma partida de Free Fire pode durar poucos minutos, oferecer diversão rápida e se encerrar sem prender o jogador, oferecendo uma liberdade que costuma ser mais desejável no ambiente mobile.

Não dá para negar que Fortnite oferece uma experiência mais fiel em relação ao que se espera de um Batle Royale, enquanto Free Fire traz uma versão compacta dessa experiência, mas que é mais fácil para quem não tem tanto tempo disponível.

Participações especiais e eventos

Algo que se tornou comum em jogos Battle Royale são participações especiais e eventos temáticos, que trazem conteúdo de outras franquias para o mundo do game. Free Fire já teve personagens como o DJ Alok e Chrono, que é baseado no jogador de futebol Cristiano Ronaldo, além de um evento baseado na animação japonesa Ataque dos Titãs.

No entanto, Fortnite possui uma quantidade ridiculamente alta de participações especiais de diversos jogos diferentes, franquias de filmes e animações. Personagens que variam de Batman, Homem-Aranha e Ryu a Lara Croft, Naruto e o Chapolin Colorado. Simplesmente não há comparação quando se trata de crossovers, Fortnite se tornou uma referência nesse sentido. Lembrando que até mesmo o próprio Neymar é uma das skins de Fortnite.

Entre Free Fire vs Fortnite, não há dúvidas que Fortnite tem melhores participações especiais e com melhor integração em sua história (Divulgação: Epic Games)

Talvez o ponto mais interessante é que, em Fortnite, as participações especiais não são apenas eventos, mas parte de uma grande história que explica a presença de cada personagem. No lançamento do capítulo 3 do jogo, essa história culminou no ator Dwayne "The Rock" Johnson no papel do persoangem Fundação.

Free Fire vs Fortnite: Conclusão

Fica bem claro que Fortnite é tecnicamente um jogo melhor que Free Fire, com melhores gráficos, maior quantidade de jogadores, melhores participações especiais e simplesmente uma experiência Battle Royale mais fiel e completa. Sem surpresas, o game é provavelmente o Battle Royale mais popular no mercado.

No entanto, também é bem visível que Fortnite não tem esse mesmo domínio nos smartphones, onde uma experiência mais rápida e acessível é o mais desejável. Neste ponto, Free Fire exerce melhor o papel de Battle Royale em dispositivos mobile, onde Fortnite deixa a peteca cair.

Jogadores não precisam necessariamente escolher entre Fortnite vs Free Fire, mas alternar entre ambos dependendo da sua situação, se estão em casa para investir algumas horas em partidas de Fortnite ou se só podem acessar seu celular e matar alguns minutos em Free Fire.