Logo Buscapé
Logo Buscapé

Chamar Jill Valentine de icônica até parece redundante! A personagem fez e continua fazendo história não apenas no universo dos games como também na indústria cinematográfica. Isso fica ainda mais evidente com a sua evolução no decorrer dos títulos que foram lançados nos últimos anos. Em sua incansável busca por sobrevivência, a personagem não economiza na sua capacidade de superação.

Habilidosa e dona de um forte senso de justiça, fica muito nítido que seu lema  é fazer o certo sempre – custe o que custar! Com frases icônicas e desfechos que chegaram a deixar o ‘fandom’ da franquia de Resident Evil sem fôlego, a personagem é uma das escolhidas para compor nossa série de conteúdos voltados para o dia Internacional da Mulher (8 de março). Dá um Busca e entenda porque ela é merecedora do título de uma das maiores heroínas de todos os tempos!

Fã de games? Confira opções de notebook gamer barato aqui no Buscapé!

O surgimento da personagem Jill Valentine

Jill Valentine possui um forte senso de independência (Fonte: Resident Evil Project)

Para começar, é fundamental deixarmos uma coisa muito clara: Resident Evil é incontestavelmente uma das maiores e mais importantes franquias do gênero de terror de todos os tempos! É fato que muitos outros títulos conseguiram um posto importante na história durante os anos 90, mas existem detalhes que acabam destacando não apenas todos os títulos de Resident Evil como também sua heroína, Jill Valentine.

Sua primeira aparição foi ao lado de outro protagonista importante, Chris Redifield – isso ocorreu no primeiro título lançado em 1996. Outra aparição na franquia de jogos foi em Resident Evil: Resistance.

Um fato curioso é que Jill Valentine sempre esteve nos planos da Capcom desde o início, mas, o que muitos nem sequer imaginam é que ela quase teve o nome de Jill Morrison. A ideia era realmente fazer uma espécie de homenagem ao vocalista de uma das maiores bandas de todos os tempos, The Doors (Jim Morrison).

A inclusão de uma personagem feminina e com traços marcantes em sua personalidade foi algo feito de maneira minuciosa. Segundo o diretor da série Resident Evil, Shinji Mikami, seu objetivo sempre foi criar uma personagem com um senso de independência apurado e que se permitisse a vivenciar os mais diversos desafios.

A biografia fictícia de Jill Valentine

Jill Valentine é uma policial habilidosa e extremamente corajosa (Fonte: PlayStation)

A biografia fictícia de Jill Valentine destaca que ela nasceu em 1975. Anos mais tarde, ela se tornaria uma policial habilidosa e também com uma especialidade e tanto: arrombamento de fechaduras. Isso, inclusive, lhe rendeu o carinhoso apelido de “Mestre das Destrancas”. Mas esse não é seu único talento. Jill também é uma atiradora precisa e com excelente capacidade (e um pouco de sangue frio) para realizar o desarmamento de bombas.

Ela é dona de uma personalidade equilibrada e tem muita facilidade em desenvolver amizades profundas. Aliás, isso foi vital para que ela construísse elos importantes logo depois de ingressar na equipe Alpha dos S.T.A.R.S – ela nunca abandonou seus aliados, mesmo quando tudo parecia difícil. Isso transmite de maneira clara sua postura perante o mundo e sua força em momentos-chave.

O seu senso de justiça é muito aguçado, algo que é acompanhado de perto por sua curiosidade e inteligência. A união de tais características permite afirmar que Jill Valentine é uma grande investigadora que não abre mão de sua sensibilidade para lidar com situações mais complexas.

Jogos e a evolução da agente Jill Valentine

A evolução gráfica da personagem é bastante nitída em Resident Evil 3 (Fonte: PlayStation)

Jill Valentine é uma protagonista marcante e que ajudou a tornar o primeiro jogo de uma longa saga histórica. Isso tanto é verdade que até os dias de hoje, o primeiro volume é ainda venerado por muitos fãs. Esse prestígio se repetiu quando a personagem surge em Resident Evil 3: Nemesis – que é justamente onde ela fala uma das frases mais marcantes da história dos games: “28 de setembro, luz do dia. Os monstros tomaram a cidade. De alguma forma, eu ainda estou viva”.

Jill Valentine em Resident Evil 3: Nemesis (Fonte: PlayStation)

A evolução de Jill também é bastante perceptível nesse contexto. Em Resident Evil 3: Nemesis é possível perceber sua maior habilidade e autocontrole para lidar com obstáculos e até mesmo a aceitação da sua fragilidade em momentos que aparentemente poderiam lhe render um último suspiro.

No entanto, é justamente sua percepção acerca das superações (mesmo quando ela é infectada e sobrevive) que faz com que ela não perca jamais o foco em sobreviver e encontrar uma saída enquanto, ao mesmo tempo, luta para preservar a vida de seus aliados.

Jill Valentine marca presença nos seguintes jogos e ação e aventura da franquia:

Jill Valentine em Resident Evil: Umbrella Chronicles (Fonte: PlayStation)

Além disso, ela também é protagonista em Resident Evil: Umbrella Chronicles e Resident Evil: Remake. Vale ainda lembrar que ela coprotagonizou Resident Evil 5, onde ganhou 2 capítulos do jogo. Por conta da importância que ela possui para a franquia, ela ainda surge em outros títulos, como:

Confira uma lista de games da Capcom onde Jill Valentine marca presença:

Filmes que merecem destaque

Sienna Guillory protagonizou Jill Valentine na franquia de Resident Evil (Fonte: Reprodução internet)

O cinema merece realmente um capítulo à parte para Jill Valentine! A personagem, interpretada por Siena Guillory, é protagonista em Resident Evil 2 – Apocalipse. Esse é o segundo filme da série que se baseia na franquia de jogos, embora, apresente algumas alterações muito marcantes. O fato é que o enredo do filme concentra-se em explicar os acontecimentos anteriores da temática do jogo de zumbi. Para isso, foram até mesmo criados outros personagens.

Ela somente volta a marcar sua presença no quarto filme da série - Resident Evil: Afterlife. O filme permite explicar como ocorreu o desaparecimento de Jill do terceiro filme, Resident Evil: Extinction. O aparecimento da personagem também aposta em um visual diferente, onde ela surge de cabelos loiros e bem mais longos.

O futuro de Jill Valentine

Hannah John-Kamen interpretará Jiil Valentine em próximo filme da franquia (Fonte: Reprodução internet)

Em 2020, a grande protagonista da franquia foi confirmada para Resident Evil 3. No jogo, a heroína interage com personagens importantes e vivencia momentos de ação que ajudam a resgatar muito da essência da história. Inclusive, em Resident Evil Remake é possível conferir nos jogos para PC moods bem inusitados para Jill, como o visual de uma cyberpunk!

Já nos cinemas, a franquia ganhará um novo filme, com previsão de estreia para setembro de 2021. Segundo divulgado, a ideia será fazer um filme mais próximo dos jogos e bem diferente dos anteriores protagonizados por Milla Jovovich. Ainda não existem muitos detalhes sobre como será a trama e nem o que esperar exatamente sobre os personagens, mas sabemos que Jill Valentine ganhará vida pela interpretação de Hannah John-Kamen.

Leia também:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!