Logo Buscapé
Logo Buscapé

Sonic the Hedgehog é um personagem criado pela Sega nos anos 90 para se tornar a mascote com uma personalidade "cool" do Mega Drive (Genesis nos Estados Unidos) após o mascote anterior, Alex Kidd, não ter tido sucesso no sistema. Ele foi criado pela dupla Yuji Naka, programador do primeiro game do personagem, Sonic The Hedgehog em 1991, e por Naoto Ohshima, artista que criou seu visual e personalidade.

Sonic the Hedgehog se tornou um fenômeno desde sua criação nos anos 90 até os dias de hoje (Reprodução: Wallpaper Tip)

A trajetória de Sonic the Hedgehog é extremamente interligada com a do Mega Drive, dos primórdios da indústria de games e todo um estilo de jogos criados naquela época. Fãs de Sonic se tornaram por tabela fãs de todos os tipos de games e pode valer a pena relembrar alguns deles com as versões nostálgicas do Mega Drive vendidas atualmente.

Quem é o Sonic?

A criação do personagem veio de uma competição interna na Sega para criar um novo mascote para a companhia. Naoto Ohshima criou o visual do personagem e pediu para Yuji Naka criar sua jogabilidade veloz, a qual quebrava o padrão de jogos criados por blocos, como Mario, para um estilo com curvas e loopings que fluísse naturalmente. Quando os dois apresentaram o projeto para a Sega, ele foi escolhido para se tornar o game lançado como Sonic the Hedgehog em 1991.

Sonic the Hedgehog foi criado para ser a mascote da Sega e levar o Mega Drive ao sucesso contra a Nintendo (Reprodução: Video Game Obsession)

O personagem em si é um ouriço azul super veloz que escapa das mãos do vilão Dr. Ivo Robotnik, que desejava transformar animais da floresta em robôs para dominar o mundo. Todos os inimigos no jogo do Sonic são na verdade animais transformados e quando o personagem os destrói é possível ver um animal ser libertado.

Sega vs Nintendo, Sonic vs Mario

A principal função de Sonic era liderar o sucesso do Mega Drive e competir diretamente com a líder do mercado nos anos 90, a Nintendo e sua franquia Mario, que contava com alguns dos melhores jogos do encanador na época. Você pode conferir alguns desses jogos em nossa lista sobre Super Mario Bros ou se preferir, clique aqui para conhecer outros grandes jogos de ação e aventura.

Sonic enfrentou Mario nos anos 90, mas atualmente participa de jogos da ex-concorrente (Reprodução: VentureBeat)

Para tal, a Sega contratou o executivo Tom Kalinske, da famosa empresa de brinquedos Mattel, que procurou por pontos fracos na Nintendo e diferenciais que pudesse explorar, como a faixa etária mais baixa dos fãs da empresa. Assim, a Sega iniciou uma campanha de marketing agressiva focada em adolescentes e pré-adolescentes, com a atitude "cool" de Sonic, jogos de esporte e o slogan "Genesis does what Nintendon't" (Genesis faz o que a Nintendo não faz).

A agressiva campanha da Sega nos anos 90 criou uma rivalidade entre fãs da empresa e da Nintendo (Reprodução: Retromags)

Super Mario Bros. acompanhava o Nintendo 8 Bits, e por isso "vendeu" mais de 40 milhões de unidades, apesar de nunca ter sido vendido separadamente. Ciente disso, Kalinske lutou para convencer a Sega a colocar Sonic the Hedgehog como o jogo que acompanhava o Mega Drive ao invés de Altered Beast. Isso ajudou o game a chegar a 20 milhões de unidades "vendidas".

Atualmente, Mario e Sonic dividem jogos de maneira amigável, com participações de Sonic na série de luta Super Smash Bros. da Nintendo e no game das Olimpíadas, como em Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020.

Que animal é o Sonic?

Sonic foi criado como um ouriço, mas muitas vezes é confundido com um porco-espinho, animal que também utiliza seus espinhos como uma forma de proteção. A Sega queria um personagem capaz de virar uma bola para se encaixar na jogabilidade do game e estava indecisa entre um tatu ou um ouriço.

Há um antigo erro de tradução que menciona que quando Sonic foi criado seu nome seria "Mr. Needlemouse" pois a palavra japonesa para ouriço é uma combinação de Agulha (Needle) e Rato (Mouse). Mais de trinta anos depois do acontecido, Yuji Naka comentou em janeiro de 2021 que o nome Needlemouse nunca foi utilizado e que se tratava de um erro de tradução.

Sonic é baseado em um ouriço por sua capacidade de virar uma bola (Reprodução: House Beautiful)

Quem criou o Sonic?

Os desenvolvedores considerados os "pais" de Sonic são Yuji Naka e Naoto Oshima, porém muitos outros executivos da Sega tiveram uma parte menos visível no personagem. O visual de Sonic e sua personalidade vieram principalmente de Naoto Ohshima, mas sofreram algumas pequenas mudanças de Madeline Schroeder, gerente de produtos da Sega da América na época. Por exemplo, Sonic tinha uma namorada humana chamada Madonna, que Madeline achou que não combinaria com o público do Ocidente.

Os criadores de Sonic, Yuji naka (esquerda) e Naoto Ohshima (direita) com um desenho do personagem (Reprodução: Blog Tec Toy

A ideia de uma jogabilidade simples que utilizasse apenas um botão e com um personagem em formato de bola já era algo que a Sega estava procurando e Yuji Naka complementou essa ideia com seu protótipo de jogabilidade. Todo o conceito sobre Sonic ser veloz vem, na verdade, da parte de Yuji Naka, que gostava de jogar a primeira fase de Super Mario Bros o mais rápido possível e criou o jogo do Sonic inspirado por essa ideia.

Yuji Naka ganhou um prêmio "Lifetime Achievement Award" (conjunto da obra) da International Game Developers Association pela criação de Sonic e atualmente pensa em se aposentar. Yuji Naka e Naoto Ohshima se encontram para um último jogo, Balan Wonderworld, publicado pela Square Enix, porém o game não foi bem recebido. Yuji Naka deixou a Square Enix pouco depois do lançamento do game e o destino de Ohshima ainda é incerto.

Naoto Ohshima (esquerda) e Yuji Naka (direita) no último projeto que trabalharam juntos, Balan Wonderworld (Reprodução: Square Enix)

O que o nome dele significa?

Após ser definida a identidade sobre velocidade do jogo do Sonic, Yuji Naka queria um nome que simbolizasse isso. Suas ideias passavam por nomes que representassem "velocidade da luz", como LS (Light Speed em inglês). No entanto, o nome veio de um membro não identificado da equipe, que sugeriu "Sonic", como em "sônico", algo na velocidade do som.

O nome Sonic surgiu da necessidade de transmitir a velocidade do personagem, após apelidos sobre a velocidade da luz não funcionarem (Reprodução: Sega Nerds)

Hoje, quem tem direito sobre o personagem?

Os direitos de Sonic estão com a Sega desde sua criação para usá-los como quiser. Quando Yuji Naka e Naoto Ohshima saíram Sega não mantiveram qualquer direito sobre o personagem. A Sega, além de fabricar seus próprios jogos no estúdio conhecido como Sonic Team, às vezes licencia o personagem para outras companhias, como a Sumo Digital, desenvolvedora de Team Sonic Racing ou a BioWare em Sonic Chronicles: The Dark Brotherhood.

Sonic Utopia é um game de mundo aberto criado por um fã de apelido Mr Lange (Reprodução: PC Gamer)

A Sega também permite que fãs criem jogos próprios que utilizem Sonic, desde que não os vendam ou atinjam proporções muito grandes a ponto de prejudicarem os projetos oficiais. A empresa se reserva o direito de analisar games de fãs caso a caso para evitar problemas. No momento os direitos do personagem para séries parece estar com a Netflix e para filmes com a Paramount Studios.

Jogo do Sonic: Games que marcaram gerações

O lançamento de Sonic the Hedgehog e o marketing agressivo da Sega ajudaram a colocar o Genesis, Mega Drive no Brasil, em uma posição vantajosa. A série continuou com diversos jogos no console, desde sequências como Sonic the Hedgehog 1, 2, 3 e Sonic & Knuckles até spin-offs como Sonic Spinball e Sonic 3D Blast.

Sonic the Hedgehog conta com 30 anos de games marcantes em diversas plataformas (Reprodução: Sonic Stadium)

Em seu próximo console, durante a época do Sega Saturn, a Sega não chegou a lançar uma nova aventura de Sonic e a guardou para o lançamento do Dreamcast em 1999. A entrada do personagem no mundo 3D mudou um pouco seus jogos e os firmou com Sonic Adventure 2. No entanto, nesta mesma época, a Sega quase foi à falência e saiu do mercado de consoles. Desde então ela publica games do personagem em múltiplas plataformas, como Sonic Heroes, Sonic Unleashed, Sonic Colors e mais.

Um clássico da série, Sonic Colors Ultimate, será relançado em 7 de setembro de 2021 para PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X/S, Nintendo Switch e PC (Epic Games Store). Há também um novo jogo do Sonic, ainda sem título ou detalhes revelados, que está planejado para 2022.

1. Sonic Mania (PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch)

Lançado em 2017 para os consoles atuais, Sonic Mania foi um game comemorativo de 25 anos da franquia que retornou às raízes 2D do personagem e contou com participação de um fã especializado em jogo do Sonic chamado Christian Whitehead. O game traz de volta várias das fases clássicas de Sonic por nostalgia e adiciona também novas ideias a elas em zonas extras.

Sonic Mania reproduz o estilo do clássico jogo do Sonic com tecnologias modernas nas plataformas atuais (Reprodução: Steam)

2. Team Sonic Racing (PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch)

Semelhante à ideia de Mario Kart, Sonic já teve alguns games de corrida como Sonic & Sega All-Stars Racing e mais recentemente Team Sonic Racing. Este jogo de corrida do Sonic pega ideias como as equipes do jogo do Sonic Heroes e os coloca em competições tanto de habilidade na direção quanto na mira, graças ao uso de itens para atacar.

Team Sonic Racing é um jogo do Sonic de corrida em equipes com elementos que lembram o clássico Mario Kart (Reprodução: Steam)

3. Sonic’s Ultimate Genesis Collection (PlayStation 3, Xbox 360)

Para jogadores que apenas possuem videogames da geração anterior, ou que começaram a jogar no PS3 e Xbox 360, Sonic’s Ultimate Genesis Collection é a oportunidade perfeita de conhecer o primeiro jogo do Sonic e outros games do Mega Drive. A coletânea inclui 49 títulos com vários dos principais games do mascote, como Sonic the Hedgehog 1, 2, 3, Sonic & Knuckles, além de franquias clássicas da Sega, como Altered Beast, Golden Axe 1, 2 e 3, Streets of Rage 1, 2 e 3, Phantasy Star 2, 3 e 4, Shining Force 1 e 2, Shinobi 3 e mais.

Sonic's Ultimate Genesis Collection é uma ótima pedida para jogadores com PS3 e Xbox 360 que queiram conhecer gerações passadas (Reprodução: Xbox Wiki)

4. Sonic Heroes (PlayStation 2, GameCube, Xbox, PC)

Após a saída da Sega do mercado de consoles, Sonic Heroes foi o primeiro jogo do Sonic em 3D multiplataforma. Heroes contava com 12 personagens jogáveis, divididos em trios com habilidades próprias. Sonic, Tails e Knuckles traziam a história principal com o Team Sonic, enquanto havia trios extras formados por outros heróis da franquia com campanhas menores.

Em Sonic Heroes o jogador podia usar as habilidades diferentes dos personagens de seu time para progredir (Reprodução: Rocky Bytes)

A jogabilidade mudava de acordo com qual personagem o jogador usava no momento, como Sonic para velocidade, Tails para voar e Knuckles para lutar. O game trazia uma ótima aventura, mesmo com alguns bugs que ainda eram comuns nos games 3D de Sonic. Apesar de esse jogo do Sonic ter sido lançado para PC na época, ele não está disponível atualmente.

5. Sonic The Hedgehog (Mega Drive)

O primeiro jogo do Sonic ainda ocupa um grande espaço no coração dos fãs. Além da nostalgia, trata-se de um excepcional game de plataforma com velocidade, vários secretos para explorar e fases desafiadoras e variadas, dentre as quais Green Hill Zone se tornou inesquecível. Atualmente há várias formas de jogar o título em diferentes plataformas, como na coletânea Sega Genesis Classics para PS4, Xbox One e Switch. Ele está disponível até mesmo gratuitamente para smartphones através da linha Sega Forever.

Sonic the Hedgehog, o jogo do Sonic original, pode ser jogado hoje em diversas plataformas (Reprodução: Steam)

6. Sonic The Hedgehog 2 (Mega Drive)

A sequência expandiu todas as qualidades do primeiro jogo do Sonic e adicionou Tails para um modo cooperativo e também competitivo. Sonic the Hedgehog 2 introduziu também um dos conceitos mais interessantes da franquia, a transformação em Super Sonic, a qual ocorria se o jogador conseguisse todas as Esmeraldas do Caos e 50 anéis. Assim como o primeiro jogo do Sonic, ele pode ser encontrado na Sega Genesis Collection e gratuito para smartphones na linha Sega Forever.

Sonic the Hedgehog 2 introduziu jogadores à raposinha Tails e expandiu o sucesso do original em todos os sentidos (Reprodução: Steam)

7. Sonic Chronicles: The Dark Brotherhood (Nintendo DS)

A primeira aventura de Sonic no popular gênero dos RPGs foi através de ninguém menos que a BioWare, produtora da série Mass Effect. Sonic Chronicles: The Dark Brotherhood foi um interessante experimento para o Nintendo DS que tentou desacelerar um pouco o personagem para colocá-lo em batalhas entre turnos, no estilo de Final Fantasy e outros RPGs clássicos. Esse jogo do Sonic também não está disponível fora de sua plataforma original.

Sonic Chronicles: The Dark Brotherhood marcou a primeira vez que a franquia se aventurou em um RPG (Reprodução: Wallpaper Abyss)

8. Sonic Adventure (Dreamcast, GameCube, PC)

A primeira aventura de Sonic em 3D foi lançada em 1999 para o Dreamcast (98 no Japão) e estabeleceu um novo estilo de jogo do Sonic para o personagem que se tornou sua base na terceira dimensão. Sonic Adventure apresentava fases rápidas em que o ouriço atravessava em poucos minutos, com outras partes não tão populares, como uma cidade para explorar.

Sonic Adventure do Dreamcast foi o primeiro jogo do Sonic em 3D e trouxe um novo estilo para o personagem (Reprodução: Steam)

Um ponto marcante do game é que ele trazia seis personagens jogáveis, cada um com sua própria campanha, como Tails, Knuckles e Amy. Dois deles pareciam um pouco deslocados, E-102 Gamma com jogabilidade de tiro e Big the Cat com pescaria. Ainda assim era preciso terminar suas histórias para desbloquear um épico final com Super Sonic. Atualmente é possível jogar sua versão Sonic Adventure DX no PC.

9. Sonic CD (Sega CD, PC)

Um jogo do Sonic que é considerado o melhor 2D da franquia por alguns fãs é Sonic CD, lançado em 1993 para o Sega CD. Em Sonic CD, além de ter mais animações e fases maiores, jogadores podem viajar no tempo para versões alternativas das mesmas fases, desde um passado antes de Robotnik atacar até um futuro distópico onde ele conseguiu vencer Sonic. O game contava ainda com uma marcante abertura animada e uma música cantada de abertura: "Sonic Boom". Atualmente este clássico jogo do Sonic pode ser jogado no PC e em smartphones Android.

Sonic CD é considerado por muitos fãs como o jogo do Sonic definitivo (Reprodução: Steam)

10. Sonic Generations

Mais um game comemorativo do ouriço foi Sonic Generations no aniversário de 20 anos do personagem. O produtor do jogo, Takashi Izuka, comentou como a base de fãs de jogo do Sonic estava dividida entre os que preferiam a franquia em 2D e os novos fãs dos games 3D. Assim Sonic Generations trouxe tanto o Sonic moderno em 3D quanto o clássico 2D para revisitar fases clássicas reimaginadas como uma forma de celebração da história de Sonic.

Sonic Generations é o jogo do Sonic que uniu os fãs dos games 2D e 3D em um único título (Reprodução: Steam)

Sonic The Hedgehog: personagens

Além de Sonic, o primeiro jogo do Sonic the Hedgehog firmou também um antagonista, o Dr. Ivo Robotnik, o qual era um dos personagens da mesma competição interna que criou Sonic. Através dos anos, Sonic recebeu mais amigos, como seu companheiro Tails em Sonic 2, Knuckles no terceiro game, um interesse romântico com Amy Rose em Sonic CD e rivais como Metal Sonic, também de Sonic CD, e Shadow, de Sonic Adventure 2.

Tails (Miles Prower)

A criação de Tails veio de outra competição interna da Sega quando chegou a hora de produzir Sonic the Hedgehog 2. Dessa vez o concurso foi vencido por Takashi Iizuka que criou uma raposa de duas caudas chamado Tails (Caudas em inglês). No entanto, a Sega da América queria chamá-lo de "Miles Prower", um trocadilho com a medida de velocidade "Miles per Hour" ("Milhas por hora", em inglês). Por fim, o nome oficial do personagem ficou Miles Prower, porém todos o conhecem pelo seu apelido Tails.

Miles "Tails" Prower foi introduzido no jogo do Sonic the Hedgehog 2 (Reprodução: Sonic Retro)

Tails era jogável em Sonic the Hedgehog 2 como um personagem para o segundo jogador, porém ele não controlava a direção da ação e sempre seguia Sonic. Este estilo de cooperativo era visto como uma boa alternativa para crianças que tinha um irmão menor com menos habilidade que poderia jogar sem se frustrar. Confira outras boas opções de jogos para dois jogadores.

Robotnik (Eggman)

O Dr. Ivo Robotnik é o antagonista do mundo de Sonic, um cientista maléfico que deseja conquistar o mundo e destruir o ouriço. Seu visual com grande bigode e pequenos óculos foi inspirado no 26º presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt. No Japão, o personagem sempre foi chamado de "Eggman" por seu corpo redondo no formato de um ovo, porém nos Estados Unidos ele recebeu o nome Ivo, que deveria soar como "Evil" (Mal em inglês) e Robotnik. Fora do mercado japonês, "Eggman" é um apelido colocado por Sonic e que Robotnik não gosta. Ele se tornou jogável pela primeira vez em Sonic Adventure 2.

Dr. Robotnik, ou Eggman, é o principal vilão no jogo do Sonic e chegou a ser jogável em Sonic Adventure 2 (Reprodução: Amino Apps)

Knuckles

Apresentado em Sonic 3 como um vilão, Knuckles é uma Equidna que guarda a Esmeralda Mestre e só antagoniza Sonic quando é enganado pelo Dr. Robotnik, o que acontece com certa frequência. O personagem ficou jogável pela primeira vez em Sonic & Knuckles, game que permitia conectar os cartuchos originais do jogo do Sonic the Hedgehog 2 e 3 para controlar Knuckles nestes games também.

Knuckles apareceu em um jogo do Sonic pela primeira vez em Sonic the Hedgehog 3, mas só se tornou jogável em Sonic & Knuckles (Reprodução: RetroGame.stream)

Amy Rose

Quando Sonic CD foi lançado em 1993 ele ampliou significantemente o elenco de personagens de Sonic com a adição de Amy Rose e Metal Sonic. Amy é uma ouriço apaixonada por Sonic, mas apesar de o personagem dar indícios que se importa com ela, costuma fugir dela o tempo todo. Ela se tornaria jogável em Sonic Adventure e outros games da franquias.

Amy Rose é um interesse romântico de Sonic que se tornou jogável pela primeira vez em Sonic Adventure (Reprodução: Sonic Destiny)

Metal Sonic

Um dos primeiros rivais à altura de Sonic, Metal Sonic foi criado em Sonic CD por Robotnik para copiar o ouriço e enfrentá-lo em pé de igualdade. O personagem já apareceu em diversos games da franquia, mas raramente é jogável, como em Sonic R ou um personagem secreto de Sonic Adventure DX.

Metal Sonic aparecia jogável em raras ocasiões, como no jogo do Sonic de corrida Sonic R para Sega Saturn (Reprodução: GameBanana)

Shadow

Por muito tempo os personagens criados para a franquia Sonic não pareciam muito importantes, mas isso mudou com a introdução de Shadow em Sonic Adventure 2. O personagem tinha a mesma atitude "cool" de Sonic, com patins a jato, e tinha um papel narrativo de rival semelhante ao de Metal Sonic, porém mais profundo e agora em 3D.

Shadow foi apresentado em Sonic Adventure 2 como um rival de Sonic e se tornou um grande favorito do público (Reprodução: Polygon)

O personagem realmente caiu no gosto dos fãs e passou a ser jogável em vários games da franquia, como Sonic Adventure 2, Sonic Heroes e mais. Ele chegou a ganhar seu próprio game, Shadow the Hedgehog, porém sem muito sucesso devido a uma jogabilidade focada em armas que não parecia combinar com o personagem.

Sonic the Hedgehog em outras mídias

A popularidade de Sonic como mascote foi tão grande que ele começou a aparecer em diversas mídias na época, algumas que perduram até hoje. Já houve altos e baixos na fama de Sonic, porém mesmo atualmente o personagem é bastante conhecido e chegou a estrelar um filme de sucesso.

Sonic: O Filme

Lançado em 2020 com bastante sucesso, Sonic: O Filme trouxe uma nova versão do personagem da Sega em computação gráfica que atua com atores reais, entre eles Jim Carrey como Dr. Robotnik. Inicialmente, o design de Sonic desagradou fãs, mas através de reclamações online o personagem foi substituído por uma versão que foi melhor aceita. Uma sequência já está planejada para 2022.

Sonic: O Filme começou com o pé esquerdo, mas após algumas mudanças teve uma boa bilheteria (Reprodução: Siliconera)

Sonic em quadrinhos

O sucesso do ouriço no mundo dos quadrinhos foi tremendo, com diversas séries de HQs nos Estados Unidos. A mais popular e conhecida era a versão publicada pela Archie Comics que começou em 1992 continuou até o final de 2016. Essa edição se tornou a HQ publicada há mais tempo nos Estados Unidos com quase 25 anos e pouco menos de 300 edições. Atualmente, uma nova série é publicada pela IDW e pode ser encontrada no Brasil como Sonic the Hedgehog - Volume 1: Depois da Guerra.

Sonic the Hedgehog ganhou uma nova série em quadrinhos publicada no Brasil (Reprodução: Amazon)

Sonic em desenhos animados

Assim como nos quadrinhos, houve vários desenhos animados baseados em Sonic the Hedgehog. Alguns mais próximos dos games, como "Adventures of Sonic the Hedgehog", de 1993, com 65 episódios, e outros com histórias próprias, como "Sonic Underground" em 1999 com 40 episódios. Uma das mais conhecidas versões foi "Sonic X", de 2003, que trouxe um visua de animação japonesa e elementos da série Sonic Adventure para o desenho.

Uma versão também muito popular foi "Sonic Boom", um reboot da série com Sonic, Tails, Knuckles, Amy e a nova personagem Sticks the Badger, cujo objetivo era apresentar o personagem para uma nova geração. Uma nova série está em produção para a Netflix chamada Sonic Prime, a qual tem previsão para 2022.

Uma nova série animada de Sonic está em produção chamada Sonic Prime pela Netflix (Reprodução: Sonic News Network)
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!