Jogos conhecidos do Google Doodle: veja os mais legais e brinque

Os jogos conhecidos do Google Doodle podem ser mais divertidos e educativos do que você imagina

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 16 min. de leitura.

Compartilhe:

O Google Doodle é a brincadeira que o Google criou para inovar a logo de sua página principal. O Doodle é normalmente uma homenagem a uma data ou pessoa. Em algumas ocasiões, é uma imagem simples. Em outras, uma animação curta. Mas, às vezes eles fazem Doodles interativos que se tornam os jogos conhecidos do Google Doodle.

O Goodle Doodle pode até ficar apenas um dia na página principal, afinal, é um jogo para celebrar uma data. Mas os jogos conhecidos do Google Doodle podem ser revisitados e jogados quando quiser no arquivo do Google Doodle.

Os jogos conhecidos do Google Doodle são bem simples, feitos para serem jogados em poucos minutos e que funcionam até em PCs, notebooks ou smartphones mais básicos ou antigos. Mas são sempre bonitos, divertidos e alguns até educativos. Não é à toa que são ótimos jogos para crianças, assim como os games da nossa lista dos melhores games infantis para consoles e PC.

Conheça nossas listas de produtos gamers bons e acessíveis:

Não pense que adultos ficam de fora da brincadeira. Os jogos conhecidos do Google Doodle divertem qualquer um. Vale a pena visitar os mais legais para passar o tempo e se entreter. Confira abaixo a lista que o Zoom preparou com 16 jogos conhecidos do Google Doodle para você relembrar e brincar.

Jogos e Esportes

30º aniversário do PAC-MAN

Um dos jogos clássicos tomou nova forma no Google Doodle (Fonte: Google Doodle)
Um dos jogos clássicos tomou nova forma no Google Doodle (Fonte: Google Doodle)

PAC-MAN por si só já é um jogo clássico. A comemoração do Google para o 30º aniversário em 2010 se tornou um dos jogos conhecidos do Google Doodle mais amados. O Doodle foi tão especial que ele não durou só um dia, mas dois dias inteiros.

O jogo comemorativo recria todo o básico do original, dentro de um retângulo horizontal com as letras do “Google” formando as paredes do labirinto. Para começar uma partida basta clicar em “Insert coin”.

Você pode usar as setas do teclado ou clicar direto no jogo para mover o PAC-MAN enquanto tenta comer todos os pontos. Um bônus é que se você clicar em “insert coin” de novo, entra no jogo a Ms. PAC-MAN que pode ser controlada com as teclas WASD. Assim você pode jogar com um amigo ou se desafiar e controlar os dois ao mesmo tempo.

Os quatro fantasmas coloridos vão perseguir o PAC-MAN e você pode despistá-los indo para o outro lado do labirinto com o túnel nas laterais. Se pegar os energizadores, os pontos maiores, os fantasmas ficam azuis e você pode perseguir eles. Se conseguir pegar todos, você ganha. Se for pego três vezes, suas vidas acabam e é fim de jogo.

Você pode jogar o Google Doodle do PAC-MAN por aqui.

40 anos do Cubo Mágico de Rubik

Cubo mágico do Rubik em formato virtual no Google (Fonte: Google Doodle)
Cubo mágico do Rubik em formato virtual no Google (Fonte: Google Doodle)

Em 2014, o famoso Cubo Mágico de Rubik completou 40 anos e ganhou uma versão digital nos jogos conhecidos do Google Doodle. O clássico quebra-cabeça em forma de cubo funciona da mesma forma no modelo digital do Google.

Ao abrir o Google Doodle, o cubo vai se mexer até formar a logo do Google de maneira minimalista através das cores dos quadradinhos. Logo depois, ele começa a embaralhar, e cabe a você a desembaralhá-lo.

É a simplicidade nesse modelo que tornou esse um dos jogos conhecidos do Google Doodle. Afinal, é difícil errar com um tradicional cubo mágico. Para resolver o cubo do Google, você pode clicar direto com o mouse para girar as fileiras e colunas. Se segurar o botão esquerdo e arrastar você gira o cubo. Ou, se preferir, pode usar os atalhos do teclado:

  • F – frente
  • B – trás
  • U – cima
  • D – baixo
  • L – esquerda
  • R – direita
  • X, Y e Z – rotaciona o cubo em um dos três eixos
  • Letras maiúsculas giram no sentido horário e as minúsculas no anti-horário

O Cubo Mágico de Rubik no Google Doodle está disponível aqui.

Comemoração à Copa do Mundo de Críquete ICC Feminina de 2017

Jogue críquete com grilos e conheça mais sobre esse esporte (Fonte: Google Doodle)
Jogue críquete com grilos e conheça mais sobre esse esporte (Fonte: Google Doodle)

Os jogos conhecidos do Google Doodle não são apenas de jogos e eventos conhecidos. O críquete pode não ser um esporte muito popular, especialmente no Brasil, mas o Google Doodle em homenagem à Copa Feminina de Críquete é um dos mais legais da plataforma.

Esse Google Doodle brinca com um trocadilho em inglês. O nome do esporte em inglês é “cricket”. Só que essa palavra também dignifica grilo. Então nesse jogo o Google colocou grilos jogando críquete. Nesse jogo você precisa clicar no botão para o grilo balançar o taco e acertar as bolas lançadas.

Se acertar, você e o outro grilo correm e trocam de lugar enquanto o time adversário – formado por caracóis – busca a bola. A quantidade de vezes que seu grilo corre é a quantidade de pontos que faz. E se acertar em cheio e rebater a bola até a arquibancada, você marca seis pontos, que é o máximo possível. Mas, se errar, a bola derruba as estacas de madeira e é fim de jogo.

Assim como os outros jogos conhecidos do Google Doodle, ele pode ser jogado no arquivo aqui.

Quatro de Julho (Beisebol)

Beisebol e comida bem americana para celebrar o Quatro de Julho (Fonte: Google Doodle)
Beisebol e comida bem americana para celebrar o Quatro de Julho (Fonte: Google Doodle)

Quatro de Julho é a data de comemoração da Independência dos Estados Unidos da América. Em 2019, tivemos um dos jogos conhecidos do Google Doodle para celebrar a data, baseado em um esporte bem americano: o beisebol.

A base do jogo é bem similar ao críquete. Você controla os rebatedores de um time formado por comidas bem típicas do país, como hambúrguer, torta e ketchup. Clicando na tela você balança o taco para rebater a bola. Se acertar, o personagem corre ao redor da arena. O quanto o personagem corre depende da precisão do seu acerto.

Quando os personagens dão a volta completa, é marcado um ponto. Cada vez que acerta ou erra uma tacada, o personagem troca. Mas se errar três vezes – três “strikes” – o jogo termina. Uma dica: fique de olho na cor do chapéu do batedor. Cada cor significa um estilo de lançamento diferente, mais lento, mais rápido, com curva, entre outros.

O Google Doodle do Quatro de Julho de 2019 está disponível aqui.

Olimpíadas de 2012

Nas Olimpíadas de 2012, foram feitos quatro jogos conhecidos do Google Doodle (Fonte: Google Doodle)
Nas Olimpíadas de 2012, foram feitos quatro jogos conhecidos do Google Doodle (Fonte: Google Doodle)

Para os Jogos Olímpicos Londres 2012, foram feitos quatro jogos conhecidos do Google Doodle, cada um com uma modalidade diferente: basquete, futebol, canoagem slalom e corrida com barreiras. Outros Google Doodles foram feitos durante as Olimpíadas, mas apenas esses quatro eram interativos.

No basquete, seu objetivo é fazer o maior número de cestas no tempo limite ao controlar a força do lançamento. No futebol, você é goleiro que tem que se mover e pular para bloquear pênaltis. Na canoagem slalom, você precisa remar o mais rápido possível, passando entre postes e desviando de obstáculos. Por fim, na corrida com barreiras, você deve correr e pular os obstáculos.

Em todos os jogos você pode controlar o atleta com o teclado, usando as setas e a barra de espaço, ou com o mouse. No caso do celular, o controle é feito com toques diretos na tela. Dependendo da sua pontuação final, você ganha uma nota de até três estrelas.

Esses jogos conhecidos do Google Doodle também estão nos arquivos, através dos nomes das modalidades:

Música e Arte

105º aniversário de Clara Rockmore

Clara Rockmore ensina a tocar o teremin (Fonte: Google Doodle)
Clara Rockmore ensina a tocar o teremin (Fonte: Google Doodle)

Os jogos conhecidos do Google Doodle são frequentemente inspirados no mundo da música. Uma das homenageadas em 2016 foi a musicista Clara Rockmore, conhecida por tocar o teremin. Teremin é um instrumento totalmente eletrônico e que gera notas com gestos, sem precisar encostar no instrumento.

Clara Rockmore tinha treinamento em violino, mas abandonou a prática por causa de desgaste físico. Assim, ela migrou para o recém-criado teremin (inventado em 1928) e foi uma das primeiras musicistas a tocá-lo em grandes orquestras. Ela chegou a fazer uma turnê pelos Estados Unidos para divulgar o instrumento.

Nesse, que é mais um dos jogos conhecidos do Google Doodle, você pode aprender como as notas funcionam no teremin. No começo, o jogo apresenta uma melodia simples, passo a passo, que você pode reproduzir com o cursor do mouse ou com o toque na tela, no caso dos celulares.

Depois de fazer as três etapas, o Google Doodle mostra uma animação curta representando a Clara Rockmore em ação nos anos 30. Em seguida, você pode clicar no botão de “play” e experimentar o teremin com mais liberdade para criar as próprias melodias.

O primeiro dos jogos conhecidos do Google Doodle sobre música da lista, o jogo de teremin da Clara Rockmore está disponível por aqui.

245º aniversário de Ludwig van Beethoven

O Google Doodle do Beethoven mostra que você conhece mais sobre música clássica do que imagina (Fonte: Google Doodle)
O Google Doodle do Beethoven mostra que você conhece mais sobre música clássica do que imagina (Fonte: Google Doodle)

Um dos compositores mais famosos de todos os tempos, Beethoven também ganhou sua própria homenagem em forma de um dos jogos conhecidos do Google Doodle. Como é de se esperar, o tema principal são as músicas icônicas do alemão, mas com uma pegada mais cômica.

Esse é um dos jogos conhecidos do Google Doodle que apresentam uma pequena história conforme você progride no jogo. Esse Doodle conta a história de um Beethoven azarado que precisa levar suas composições a tempo da apresentação. Só que, no caminho, ele acaba sofrendo vários pequenos acidentes que derrubam as suas partituras fora da ordem.

Então, no jogo, a sua missão é colocar as partituras em ordem para montar as músicas clássicas Quinta Sinfonia, für Elise, Sonata ao Luar e Ode à Alegria. A jogabilidade é simples: você pode clicar no alto-falante para ouvir a música completa e o trecho de cada pedaço e arrastar na ordem. Se acertar, a história segue para a próxima música. Se errar, você pode ouvir e trocar até acertar.

Ao completar as quatro músicas, Beethoven consegue se apresentar e o jogo acaba. O que torna esse um dos jogos conhecidos do Google Doodle mais legais é que você não precisa saber nada sobre música ou sequer conseguir ler partituras. As composições clássicas do Beethoven são tão famosas que você vai reconhecer a música e ser capaz de remontar as partituras.

Esse divertido jogo de música clássica está disponível no arquivo por aqui.

Comemoração a Johann Sebastian Bach

Inteligência Artificial do Google Doodle ajuda você a criar melodias de Bach (Fonte: Google Doodle)
Inteligência Artificial do Google Doodle ajuda você a criar melodias de Bach (Fonte: Google Doodle)

Para aprender mais sobre música clássica, que tal mais um dos jogos conhecidos do Google Doodle com esse tema? Em 2019, a plataforma de buscas lançou outro Google Doodle em homenagem a um compositor famoso: Johann Sebastian Bach.

Apesar de ser outro dos jogos conhecidos do Google Doodle baseado em música clássica, o princípio dessa atividade é bem diferente. Aqui não tem história, apenas um jogo no qual você pode aprender sobre como funciona a harmonia de quatro partes de Bach com soprano, baixo, tenor e alto.

Primeiro o jogo explica como Bach harmonizava suas melodias. Depois você pode brincar com as notas e criar sua própria melodia ao estilo de Bach. É só colocar os acordes livremente que o próprio jogo usa as músicas de Bach de base para gerar as outras três linhas e assim construir uma boa melodia. Você também pode brincar com variações dos acordes e até fazer uma versão eletrônica.

Isso é possível porque esse jogo tem Inteligência Artificial e “machine learning” (aprendizado da máquina). Ou seja, ele possui um mecanismo que analisou 306 composições de Bach para estudar seu estilo e ser capaz de replicá-lo com base nos seus acordes. O processamento pode demorar, já que o Google Doodle cria o resto da melodia, mas o resultado vale a pena.

Crie as suas melodias com Bach por aqui.

44º aniversário do nascimento do Hip Hop

Brinque de DJ e faça mixagens de Hip Hop (Fonte: Google Doodle)
Brinque de DJ e faça mixagens de Hip Hop (Fonte: Google Doodle)

Não é só a música clássica que tem espaço nos jogos conhecidos do Google Doodle. Em 2017, a logo comemorativa interativa da vez foi em celebração ao surgimento de um estilo bem atual: o Hip Hop.

Leia também: Aplicativo para baixar música: confira os melhores

Para começar, o Google Doodle explica, usando um misto de animação e cenas reais, como o Hip Hop surgiu. Ele conta a história do DJ Kool Herc e de como ele mixava duas músicas diferentes e criava os “breaks” para estimular que as pessoas dançassem mais. Foi dele também a ideia de ter um MC que usa rimas para acompanhar os breaks e animar ainda mais a festa.

Depois dessa breve explicação, o Google Doodle chega na parte interativa, onde você pode brincar de DJ e criar os seus breaks de Hip Hop. Mesmo se não souber nada sobre o assunto, não se preocupe que o tutorial explica cada detalhe, desde como escolher os discos até como fazer a mixagem e o “scratch” (“arranhar o disco”). Tudo isso só clicando com o mouse ou direto na tela.

Para deixar tudo mais legal, esse é um dos poucos jogos conhecidos do Google Doodle a ter sistema de conquistas. A cada recurso e mixagem que você tenta, você pode conseguir uma conquista e ganhar outro pedaço da história do Hip Hop. Se completar as 10 conquistas, ainda ganha uma mensagem especial no final.

Você pode brincar com o Google Doodle do Hip Hop aqui.

117º aniversário de Oskar Fischinger

Música se encontra com arte abstrata nesse Google Doodle (Fonte: Google Doodle)
Música se encontra com arte abstrata nesse Google Doodle (Fonte: Google Doodle)

Música e arte se complementam. Oskar Fischinger, um pintor, animador abstrato e cineasta sabia bem disso. No início do século XX, ele criava filmes abstratos que combinavam formas geométricas e a música. Como o próprio disse em 1951 e esse Google Doodle repete: “a música não se limita ao mundo do som. Existe música no mundo visual”.

Em 2017, a Google homenageou o artista com um dos jogos conhecidos do Google Doodle que permitem criar música, só que através da arte. Para brincar, você deve clicar nos pequenos losangos para marcar a nota. Quando a “linha” passar pela parte pintada, ela liberará som, formas, cores e ondas.

Para tornar a música mais especial e interessante, você pode acrescentar outros instrumentos ao mudar a forma geométrica no topo da tela. Se quiser modificar tom, tempo ou algo mais, é só clicar em “modificar” e escolher os efeitos. No final você pode compartilhar um link com a sua composição musical abstrata para outros ouvirem.

O mundo de cor, formas e sons de Oskar Fischinger está nesta parte do arquivo do Google Doodle.

Feriados

Dia das Bruxas – Copa mundial de doces 2015

A Copa Mundial de Doces usou placar mundial para contar pontuação de 4 times de bruxas (Fonte: Google Doodle)
A Copa Mundial de Doces usou placar mundial para contar pontuação de 4 times de bruxas (Fonte: Google Doodle)

O dia das bruxas, ou halloween, é uma data comemorativa muito celebrada nos Estados Unidos, mas que também tem seus fãs pelo Brasil. Doces, fantasias, bruxas, fantasmas e temas assustadores em geral fazem parte dessa festa.

Por causa da popularidade do evento, o dia das bruxas é tema de vários jogos conhecidos do Google Doodle bastante legais. Um dos primeiros foi a edição de 2015, quando fizeram uma Copa Mundial dos Doces.

Nesse jogo, você pode escolher um time de bruxinhas para representar. Cada time tem uma cor (azul, vermelho, amarelo e verde) e suas histórias e estilos, bem ao estilo das casas de Harry Potter. Na época que esse Google Doodle foi lançado, a pontuação que você fazia ainda contava para o placar global e você podia usar as redes sociais para recrutar mais gente para o seu time.

No final, o amarelo venceu e a pontuação global não faz diferença agora, mas você ainda pode se divertir com a brincadeira. O jogo é simples: clique na tela ou aperte a barra de espaço e a sua bruxa voará. Controle os cliques para fazer a bruxa pegar os doces coloridos e evitar os ataques de corvos e fantasmas. No final do trajeto os pontos são calculados com base nos doces que pegou.

O Google Doodle da Copa Mundial de Doces está disponível neste link.

Dia das Bruxas de 2020

Um gato preto usa sua varinha mágica para enfrentar fantasmas em dois jogos comemorativos do Google Doodle (Fonte: Google Doodle)
Um gato preto usa sua varinha mágica para enfrentar fantasmas em dois jogos comemorativos do Google Doodle (Fonte: Google Doodle)

São tantos jogos conhecidos do Google Doodle sobre dia das bruxas que não tem como não mencionar mais um. Nesse caso é até um mais recente, do Dia das Bruxas de 2020, com a segunda parte da aventura da gata preta Momo da “Academia do Gato Mágico”.

Na primeira parte, em 2016, Momo tinha que salvar seus colegas que foram capturados por um fantasma. Na segunda parte, lançada em 2020, as aventuras da Momo foram para debaixo da água – um lugar inusitado para um gato.

Depois da batalha contra o fantasma, ele se refugiou debaixo do mar, deixando outras pessoas em perigo. Então Momo resolveu mergulhar e usar seus feitiços para derrotar seu inimigo mais uma vez. Para batalhar, Momo usa sua varinha mágica e deve fazer os gestos certos para certar os feitiços.

Durante o jogo, os fantasmas se aproximam de Momo e você deve derrotá-los ao desenhar os símbolos que aparecem em cima deles na ordem certa direto na tela. Cada fase tem um “chefão” que vai resistir e voltar mais vezes. São quatro fases no total para derrotar o inimigo final

Você pode jogar os jogos conhecidos do Google Doodle com as aventuras da Momo no arquivo, tanto a primeira parte na academia de gatos quanto a segunda parte no fundo do mar.

Dia dos Namorados de 2017

Google Doodle de dia dos namorados usa uma história romântica para falar sobre preservação dos pangolins (Fonte: Google Doodle)
Google Doodle de dia dos namorados usa uma história romântica para falar sobre preservação dos pangolins (Fonte: Google Doodle)

Jogos conhecidos do Google Doodle de dia dos namorados não só são divertidos como tem sua dose de romance. Em 2017, foi lançado um jogo interativo que fala de amor e também de conscientização contra o tráfico de pangolim, o único mamífero com escamas que vive nas zonas tropicais da Ásia e da África.

Leia também: Dia dos Namorados 2020: jogos, periféricos e consoles para presentar

Nesse Google Doodle interativo, você acompanha a história de um pangolim apaixonado que mora no continente africano e quer encontrar seu amor que está na Ásia. No caminho ele também prepara presentes para comemorar o Dia dos Namorados da melhor forma.

O jogo dos pangolins é em formato de plataforma e lembra muito os jogos de Sonic, já que o pangolim conseguem enrolar seu corpo e formar uma bola. Assim, você deve rolar para os lados com as setas e pular apertando no botão ou na barra de espaço. Conforme você avança nas fases ganha outros objetivos, como pegar cacau para preparar chocolate.

Se divirta com a história do pangolin apaixonado nesse jogo do Google Doodle por aqui.

Outros jogos conhecidos do Google Doodle legais

50º Dia da Terra

Jogo com abelhas alerta sobre a importância desse pequeno inseto para o nosso meio ambiente (Fonte: Google Doodle)
Jogo com abelhas alerta sobre a importância desse pequeno inseto para o nosso meio ambiente (Fonte: Google Doodle)

Não é incomum usarem os jogos conhecidos do Google Doodle como forma de conscientização para algum problema real do mundo. No Dia da Terra em particular é a ocasião perfeita para lembrar da importância da natureza do nosso planeta.

Em 2020, o Goodle Doodle da vez foi criado para falar sobre o papel das abelhas no meio ambiente. Nesse jogo, você controla uma simpática abelhinha movendo o cursor do mouse ou tocando direto na tela. O seu objetivo aqui é um dos principais trabalhos das abelhas reais: carregar pólen das flores.

Para isso, você precisa ir até uma flor aberta e passar por cima dela para pegar o pólen, representado por uma bolinha colorida. Em seguida você precisa ir até uma flor fechada da mesma cor. Quando fizer isso, a flor vai desabrochar e se multiplicar.

Você pode carregar até três bolinhas de pólen. Se pegar mais do que isso, a primeira que você pegou some. Então fique de olho para não descartar uma cor que você precisava sem querer. Conforme você avança e conclui as etapas, ainda recebe informações sobre as abelhas.

Voe com a abelha desse Google Doodle do Dia da Terra aqui.

Comemoração de 50 anos de programação para crianças

Google Doodle mostra que aprender linguagens de programação pode ser brincadeira de criança (Fonte: Google Doodle)
Google Doodle mostra que aprender linguagens de programação pode ser brincadeira de criança (Fonte: Google Doodle)

Os jogos conhecidos do Google Doodle são capazes de ensinar mais do que imaginamos. Em 2017, foi feito um Google Doodle para celebrar os 50 anos desde que foi desenvolvido uma técnica que ensina programação para as crianças.

A forma que encontraram para falar do assunto foi mostrar na prática como é possível ensinar linguagens de programação, algo que parece tão complexo, para crianças. Foi algo tão único que não é à toa que foi o primeiro do especial do Google que trouxe de volta 10 jogos conhecidos do Google Doodle durante o início da quarentena em 2020.

Para jogar, em vez de usar setas ou teclas para fazer o coelho andar pelos blocos, você usa a programação. Basta colocar os símbolos na ordem que as ações devem ser realizadas para que o coelho ande pelo caminho certo. Ou seja, você programa as ações do personagem, assim como é feito em um jogo ou aplicativo.

Cada nível aumenta a dificuldade enquanto explica novas técnicas usadas na programação. Mesmo sendo o primeiro dos jogos conhecidos do Google Doodle a ser feito pensado exclusivamente nas crianças, ele ainda pode ser aproveitado por adultos.

Brinque e aprenda sobre programação nesse Google Doodle por aqui.

Comemoração a anões de jardim

Use uma catapulta para lançar anões de jardim e espalhar flores pela grama (Fonte: Google Doodle)
Use uma catapulta para lançar anões de jardim e espalhar flores pela grama (Fonte: Google Doodle)

Os anões de jardim são parte de uma antiga tradição na Alemanha. Os antigos mitos afirmam que eles protegem jardins e trazem boa sorte aos moradores. Por isso que, em 2018, escolheram fazer um dos jogos conhecidos do Google Doodle para celebrar os anões de jardim perto do “Dia do Jardim”, uma data comemorativa na Alemanha.

Nesse jogo, seu objetivo é deixar o jardim mais florido com ajuda dos anões de jardim. Para isso, você precisa arremessá-los o mais longe possível. O jogo funciona com um único controle: o toque/clique na tela. Toque uma vez para começar o movimento da catapulta. Toque uma segunda vez para soltar o anão de jardim.

Aqui é importante ter reflexo e estratégia para soltar na hora certa para ir o mais longe possível. Se demorar muito a catapulta perde energia e o anão de jardim cai no chão. Depois de lançado, você pode ajudar o anão de jardim ganhar mais impulso para ir mais longe.

Os cogumelos ajudam como se fossem uma cama elástica e fazendo os anões de jardim pularem e voltarem para o ar. Dá para pular nas nuvens também, se for alto o bastante. Você ainda pode escolher um anão de jardim diferente que tem suas próprias características. O jogo registra sua melhor jogada, então você pode tentar várias vezes para se desafiar a bater seu próprio recorde.

Divirta-se arremessando anões de jardim neste Google Doodle.