Duas pessoas jogando jogo de dança Dance Central 2

Os 5 melhores jogos de dança para videogame em 2021

Esses jogos de dança para videogame são uma excelente alternativa para se exercitar e se divertir sem se estressar com quantas calorias perdeu

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Nem todo mundo é fã de exercício físico, então usar apps de ginástica podem ter o mesmo efeito de ser obrigado a frequentar uma academia. Apesar de essencial para uma boa saúde, a abordagem errada pode acabar com qualquer motivação. É aí que os jogos de dança para videogame podem fazer a diferença.

Não é à toa que os jogos de dança para videogame ganharam tanto destaque entre os usuários. Além de permitirem cantar, dançar e até mesmo tocar instrumentos durante as partidas, os títulos funcionam uma saída para quem deseja se exercitar. E o melhor de tudo: sem sair de casa.

Dito isso, não podíamos ficar sem recomendar alguns dos principais jogos de dança para videogame em 2021. Disponíveis nas plataformas da Microsoft, Sony e Nintendo, você poderá aproveitá-las independente de qual é o seu videogame preferido. Inclusive, a maioria dos games que vamos mostrar aqui são jogos ideais para dois jogadores, caso tenha outro fã de dança em casa.

Agora, levante dessa cadeira gamer e comece a anotar quais são os principais jogos de dança para videogame da atualidade!

1. Just Dance 2021

Print do game Just Dance
Just Dance 2021 é um dos jogos mais procurados pelos entusiastas de jogos de dança (Imagem: Ubisoft/Divulgação)

É impossível falar sobre jogos de dança sem citar Just Dance 2021. A franquia, que se consagrou nos controles por movimento com Wiimote do Wii e o Kinect do Xbox 360, é a principal referência no gênero. Na edição e 2021, o usuário pode se divertir ao som de grandes hits internacionais, incluindo títulos de Dua Lipa, Doja Cat e Harry Styles. Apesar das versões anteriores não contarem com músicas nacionais, Just Dance 2021 traz uma novidade especial para os brasileiros. Graças a uma parceria entre a Ubisoft e a gravadora Som Livre, os players podem curtir uma canção da cantora Lexa, intitulada como "Só Depois do Carnaval".

Diferente de outros jogos de dança, a franquia apresenta um serviço de assinatura mensal, chamado Just Dance Unlimited, que permite expandir o catálogo para cerca de 600 músicas. Just Dance 2021 está disponível para Nintendo Switch, Google Stadia, Xbox One e Xbox Series, além do PS4 e PS5. Vale lembrar que o Just Dance 2022 tem previsão de lançamento para 4 de novembro e também estará disponível para essas plataformas.

Vale lembrar também que a franquia conta com um serviço de assinatura mensal chamado Just Dance Unlimited, que expande o catálogo para cerca de 600 músicas, muitas delas presentes nas edições anteriores.

2. Dance Central 3

Dois personagens de Dance Central 3 dançando
Dance Central 3 está entre os jogos de dança "antigos" que valem a pena adquirir (Imagem: Microsoft/Divulgação)

O jogo tem a mesma pegada de Just Dance e foi seu principal concorrente na disputa pelo título de melhor jogo de dança para videogame. Ele também trazia personagens carismáticos fazendo as coreografias, mas com aspecto mais realista em relação aos bonecos do seu rival, sempre bastante coloridos e estilizados.

Fugindo da jogabilidade óbvia de outros jogos de dança, Dance Central 3 traz o modo de história para o usuário. Sim, isso mesmo! A terceira sequência da saga oferece personagens com nomes, falas próprias e até mesmo uma organização maléfica. Isso tudo sem abrir mão dos passos realistas e acelerados. Dos mesmos criadores de Rock Band, o título foi lançado em 2012 mas segue entre os melhores jogos de Xbox 360 do momento.

Apesar das mudanças, vale lembrar que o último jogo de dança exclusivo da Microsoft é bem parecido com Just Dance. Ele também traz personagens carismáticos fazendo as coreografias, mas com aspecto mais realista em relação aos bonecos do seu rival, sempre bastante coloridos e estilizados. Quanto ao seu catálogo, ele também conta com grandes sucessos da época e músicas clássicas que atendem todas as idades.

3. Zumba Burn it Up!

Personagens de Zumba Burn it Up! dançando
Zumba Burn it Up! é um dos jogos de dança com foco em ritmos latinos (Fonte: Zumba/Divulgação)

Se você é um verdadeiro fã de canais de dança, pode apostar nesse título sem medo. Unindo dança e atividade física em um pacote só, o Zumba Burn it Up! promete trazer coregrafias dignas de vídeos das telinhas. Ao contrário dos jogos de dança anteriores, os hits de artistas famosos não são representados por covers, mas adaptados para a Zumba. Com pessoas reais na tela e poucos efeitos psicodélicos, como em Just Dance, o game traz uma vibe "aulão de dança"

Justamente por isso, o título permite escolher a intensidade das coreografias e outras funcionalidades de acordo com o local você está. Tudo isso graças à portabilidade do Nintendo Switch, que pode ser usado em qualquer lugar. Mas, vale lembrar que o game não possui um catálogo tão grande, com apenas 30 canções que incluem hits populares no mundo inteiro. Por outro lado, é possível jogá-lo com até quatro pessoas - sendo ideal para quem busca jogos multiplayer.

4. Persona 4: Dancing All Night

Personagem de Persona 4: Dancing All Night
Persona 4: Dancing All Night é um dos jogos de dança inspirados em RPG (Foto: Atlus/Divulgação)

Para quem curte RPGs japoneses, Persona 4: Dancing All Night está entre os jogos de dança que devem ser explorados. Inspirado na franquia de Shin Megami Tensei, traz um modo história que prossegue aos acontecimentos mostrados no título lançado para PlayStation 2 e PlayStation 4.

Todo o enredo é traçado através das múltiplas escolhas de diálogo e algumas decisões que mudam um pouco os acontecimentos. A parte da dança, por sua vez, surge como a única forma possível de se livrar dos inimigos. Mas, vale lembrar que o jogo apresenta o elenco central de Yu Narukami e seu Investigation Team - o que pode não ser tão interessante para quem não acompanha a saga. Persona 4: Dancing All Night está disponível para PlayStation 4 e PlayStation Vita.

5. The Metronomicon: Slay the Dance Floor

Gameplay de The Metronomicon: Slay the Dance Floor
Apesar de estar entre os jogos de dança antigos, The Metronomicon: Slay the Dance Floor ainda faz sucesso entre os gamers (Foto: Akupara Games/Divulgação)

Já pensou em trazer uma boa dose de ação para os jogos de dança? Essa é a proposta de The Metronomicon: Slay the Dance Floor. Embora seja considerado um jogo indie de 2016, ele tem todo o necessário para garantir a sua diversão. No game, é possível acompanhar a história de oito heróis, considerados mestres no "combate com ritmo".

Como na maioria dos jogos de RPG, o objetivo desse game é salvar o mundo de uma horda de monstros dançarinos, derrotando-os com o seu gingado. Além da história principal, o game também conta com multiplayer local, personagens e passos de dança desbloqueáveis e um modo infinito.