Logo Zoom
Logo Zoom

Os jogos de Lego sempre são citados como títulos de destaque. A franquia que não é nada enxuta está sempre apostando em novos temas e ainda mantém latente sua capacidade de se reinventar e surpreender sem abrir mão de uma fórmula de sucesso.

São tantos games lançados que, por vezes, é quase impossível escolher um como favorito. Aliás, vamos combinar que ninguem precisa escolher um, concorda? Até porque as temáticas são bem variadas, passeando pelo universo da Marvel, DC Comics, Harry Potter, Star Wars e muito mais.

Como selecionamos os jogos de Lego?

Diante de tantas opções, nada mais justo do que conhecer os jogos de Lego que deverão manter um posto de destaque em 2022. Para essa lista, consideramos os jogos mais bem pontuados no agregador de notas Metacritic, além da analise pessoal dessa redatora que vos fala e também uma média de avaliações de outros jogadores na internet.

1. Lego City Undercover

Ao consultar o Metacritic, logo percebemos que City Undercorver mantém a maior nota entre os jogos de Lego. Isso pode ser resultado de uma soma de fatores como, por exemplo, ser um título como uma história totalmente original.

O enredo gira em torno de Chase McCain, um policial disfarçado que precisará recapturar o grande vilão Rex Fury – até porque ele consegue fugir da cadeia. Isso faz com que o jogador tenha a oportunidade de contar com vários disfarces e ainda encarar situações inusitadas como lidar com a Máfia Chinesa, Italiana e fazendeiros que não abrem mão de uma boa dose de loucura.

Provavelmente um dos jogos de Lego que melhor trabalha a linha narrativa do humor comum para a franquia!

2. Lego Star Wars: The Force Awakens

Outro título que se encontra com boa pontuação no Metatric entre os jogos Lego é Star Wars: The Force Awakens. Particularmente eu ainda não tive a oportunidade de jogar esse título, mas ele está entre as minhas aquisições próximas. Vários motivos fazem com que ele esteja nesta lista.

Para começar, o enredo segue a linha de acontecimentos do Despertar da Força, entretanto, sempre com a veia do humor que marca os jogos da franquia. O jogador ainda pode seguir os passos de Rey, Finn e Poe enquanto estabelecem a luta contra a Primeira Ordem.

Além disso, o espaço para inovações aqui não foi em nada ignorado. Um bom exemplo disso é que seu começo surpreende, já que tudo começa pelo episódio 6 (O Retorno de Jedi).

Além disso, é possível vivenciarmos os momentos finais do filme que, inclusive, servem como um importante prólogo para a saga seguinte. Por fim, temos a inclusão de novos conteúdos relacionados ao filme, como personagens extras e missões paralelas. Sem dúvidas é um título que faz bonito – são 200 personagens, uma boa gama de missões e bons elementos de controle e quebra-cabeças.

3. Lego Marvel Super Heroes 2

Vou direto ao ponto que eu mais amo nesse jogo: a música! Me peguei várias vezes parando a sequência do game só para apreciar a trilha que remete aos heróis da Marvel e a batalha pelas Joias do Infinito.

A variedade de situações ofertadas pelo game e a fórmula de sucesso única dos jogos de Lego deixam claro porque esse é um título que conquistou os fãs. Portanto, nem é preciso dizer que você deverá dedicar boas horas para resolver os enigmas e obter a coleção completa de personagens.

Mas, se for para dar um ponto de atenção para o título seria em relação ao free play. O mundo nem sempre possui uma boa sinalização, o que nos faz ficar um pouco perdidos para seguir adiante.

Em dados momentos, isso pode até ser um pouco cansativo, mas nada que a perseverança não resolva. Uma boa pedida para quem se apaixonou pelo título anterior (que, aliás, vamos abordar mais adiante).

4. Lego DC Super Vilões

Entrando no universo DC, mas com foco naqueles que são exaltados desde sempre: os vilões. Sim! Aqui, eles são os grandes protagonistas e rendem um enredo bem interessante e recheado de humor. No titulo, temos a oportunidade de nos deparar com o Coringa, Arlequina e tantos outros.

Um dos pontos altos em Lego DC Super Vilões é a possibilidade de customizarmos o nosso próprio vilão, além de desbravar um mundo aberto com inúmeras missões e elementos secretos. Embora não existam muitas novidades e comparação a outros jogos de Lego da franquia, o nível de excelência não pode ser descartado.

5. Lego Batman 3: Beyond Gotham

Dá para falar sim que, entre os jogos de Lego, Batman 3: Beyond Gotham é bom! Entretanto, quem teve a oportunidade de jogar Batman 2 e Lego Marvel poderá sentir um pouco de falta da liberdade proposta, já que o volume 3 dispõe de algumas restrições. O fato é que o enredo é menos forte, embora seja capaz de nos prender por longas horas no decorrer da campanha.

É possível jogar tanto com o Batman como o Robin no modo história e, em alguns momentos, com o Lanterna Verde e o Caçador de Marte. Um dos pontos de maior destaque aqui é a possibilidade de retornar a diferentes checkpoints no modo livre, o que facilita muito para encontrar todos os elementos escondidos.

Há uma boa gama de missões, incluindo até mesmo algumas não sinalizadas. Além disso, o jogador pode desbravar locais como a Sala da Justiça e da Perdição e liberar personagens obscuros. Por fim, cada personagem conta com habilidades diferentes, mantendo a mesma linha do título anterior.

6. Lego Harry Potter Collection

Não dá para falar dos jogos de Lego sem considerar Harry Potter Collection. Na realidade, esse foi o primeiro título da franquia que eu tive oportunidade de jogar.

A escolha se deu justamente por amar o universo Lego e também de Harry Potter como um todo! Esse é um jogo de Lego para Xbox 360, entretanto, na Live Gold é possível apenas encontrar o episódio 5-7.

Para quem almeja jogar a saga completa, é bom se preparar para muitas horas de jogo! Por incrível que pareça, eu ainda tenho elementos pendentes nesse jogo mesmo depois de tanto tempo – mas, eu assumo que é porque fico intercalando com outros jogos, principalmente porque ir e voltar nas fases pode ser algo cansativo depois de certo tempo!

Há muito a ser desvendado, principalmente porque toda a literatura do bruxo mais amado do mundo foi considerada aqui. Para quem leu os livros, é possível identificar rapidamente as referências. Todos os personagens e casas de Hogwarts têm suas importância. Além disso, no modo livre é possível jogar com os personagens com magia negra para revelar elementos e mistérios, sem contar poder visitar o Beco Diagonal e a loja mágica dos irmãos Weasley.

Lego Harry Potter Collection está disponível para: Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch. Porém, a coletânea não está disponível no Xbox 360, te obrigando a pegar cada episódio separadamente.

7. Lego Marvel’s Avengers

Embora a saga Marvel já tenha outros títulos no universo Lego, eu preciso defender esse daqui! Até porque eu comecei a jogar recentemente, então estou naquela fase de ficar horas indo e voltando nas fases para obter os elementos! O título lançado em 2016 permite uma mudança bem legal de chave em relação aos gráficos quando comparado a outros games de sucesso da franquia.

Os cenários são bonitos e com riqueza de detalhes e o jogo possui dublagem para o português. Embora o título remeta aos Vingadores, o enredo explora outra aventuras, como os eventos do Capitão América, o Soldado Invernal, Thor, Mundo Sombrio e Homem de Ferro 3.

A lista de personagens a serem resgatados é uma das maiores da franquia Lego, bem como a função de cada um deles ao jogar no modo livre. Assim como outros títulos, é bom se preparar para ir e voltar em boa parte das fases para encontrar as peças e ainda resgatar um simpático Stan Lee em perigo!

Um ponto legal, principalmente para quem já jogou Batman 2 e 3 ou Harry Potter Collection, por exemplo, é que obter um bom aporte de moedas é relativamente mais fácil – leia bem o “relativamente”, porque nem sempre será fácil realizar as compras necessárias!

Por fim, é bom ter em mente que o objetivo do jogo é realmente se aproximar muito do universo cinematográfico. Portanto, não crie expectativas em relação aos quadrinhos.

8. Lego The Hobbit

Outro título que pessoalmente não joguei. Queria? Muito! Mas não está entre os primeiros que cogito adquirir da franquia de jogos de Lego. Não que o título não mereça todos os créditos, principalmente por seguir o enredo da aventura do Bilbo Bolseiro e sua grande jornada pela Terra Média.

A história do game aborda os dois primeiros filmes da trilogia, portanto, o começo da jornada do personagem. E, é aí que pode morar a primeira questão: porque não abordar os três episódios? Mesmo com muitas promessas de que a produtora poderia lançar a sequência com o terceiro filme isso, infelizmente, não aconteceu – culpa da senhora Warner que cancelou o DLC para Lego.

Mas, há muitos pontos positivos aqui, como a ideia de reproduzir a sensação de estarmos realmente em uma jornada. Isso é algo que difere o título de outros da franquia que sempre apostam muito mais na ação. A quantidade de personagens envolvidos é algo que pode assustar em um primeiro momento, mas isso nem pode ser apontado como um problema. Afinal, outros jogos da franquia deixaram claro que essa é uma realidade crescente.

9. Lego The Movie Videogame

Eu quero começar deixando claro que eu não concordo com a nota estabelecida para Lego The Movie Videogame no Metatric! Ele tá aqui no finalzinho da lista e não é por minha escolha – que isso fique bem claro!

Aliás, dá para dizer que quase tudo é incrível nesse jogo, inclusive a fidelidade do enredo da animação – claro, sem esquecer o conteúdo adicional. Aliás, é uma boa assistir o longo antes de jogar.

O enredo do jogo não entrega grandes surpresas, justamente por conta da fidelidade em relação ao longa. Entretanto, essa é uma visão particular, já que também pode ser algo legal para quem curtiu a animação nos cinemas. Um dos pontos mais legais do título é a presença de outros personagens da franquia, com destaque para o Batman, que ajuda a compor toda a narrativa bem humorada.

Aqui, há tudo que os fãs da franquia dos jogos de Lego gostam: mapas abertos, ecossistemas diferentes, elementos e cenários para construir e missões e uma boa gama de personagens!

10. Lego Jurassic World

Lego Jurassic World é inspirado no roteiro dos três filmes clássicos da franquia, além de incluir também Jurassic Word. A cereja do bolo aqui são, sem dúvidas, os dinossauros que ajudam a dar ainda mais ritmo para a história. Além disso, os cenários e segredos escondidos em um mapa aberto permitem uma boa gama de possibilidades e horas de jogo.

Tanto a ilha Nublar como Sorna possuem riqueza de detalhes e remetem muito bem a ambientação dos filmes. Para quem é fã, o modo história aposta na recriação de cenas icônicas. Um bom exemplo disso ocorre em O Mundo Perdido, com o trailer pendurado no penhasco.

Cada fase possui uma premiação chamada “Verdadeiro Sobrevivente”, que é concedida para quem consegue acumular uma boa quantidade de blocos. Isso sem contar os diferentes quebra-cabeças e boa quantidade de personagens e desafios - com destaque, é claro, para os dinossauros.

Vem aí! Lego: The Skywalker Saga

A promessa de que Lego: The Skywalker Saga seria lançado em 2021 deu uma boa animada para os fãs da franquia. Entretanto, após vários desencontros e mudanças de dadas, finalmente, parece que está confirmado. O título poderá chegar ao público em abril de 2022 para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch e PC.

Segundo as informações disponibilizadas, o título terá mais de 300 personagens jogáveis, que virão dos episódios I ao IX. Ou seja, um jogo amplo e repleto de lutas icônicas da franquia. Além disso, o jogador poderá conferir mais de 100 veículos e ainda 23 planetas para serem explorados.

Se você chegou até aqui, certamente vai gostar de outros conteúdos que aumentem as possibilidade para você se aventurar no universo dos jogos e entretenimento.