Melhor jogo de luta em 2021; veja ranking

Lista com jogo de luta e jogo de luta de espada para jogar em 2021

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Jogo de luta é o gênero favorito de vários gamers. Existem grandes campeonatos e temos franquias que estão no mercado por cerca de 30 anos, passando por cinco gerações de consoles. Street Fighter, Mortal Kombat, Tekken, cada um tem um preferido, mas a verdade é que todos podem ser divertidos. Há quem relaxe durante uma partida, mas o mais normal é que a rivalidade floresça e a vontade de vencer se sobressaia.

Jogo de luta de espada é um subgênero bastante aclamado entre os fãs desse tipo de jogo. Soulcalibur e Samurai Shodown são os principais nomes quando se pensa em jogos de luta com armas. Para você conhecer um pouco mais sobre jogo de luta ou escolher aquele jogo para se divertir com os amigos, preparamos essa lista com os títulos mais famosos e aclamados.

Street Fighter V

Street Fighter é um dos jogos de luta mais famosos do mundo (Divulgação/Street Fighter)
Street Fighter é um dos jogos de luta mais famosos do mundo (Divulgação/Street Fighter)

Street Fighter é um dos títulos mais famosos quando se fala em jogo de luta. A franquia está no mercado há mais de 30 anos com personagens icônicos, como Ryu, Ken, Akuma e, é claro, o brasileiro Blanka. Mais uma personagem dos trópicos foi adicionada ao time de Street Fighter V: a brasileira Laura.

O jogo teve comandos repaginados para agradar tanto aos fãs de longa data quanto ao público que não está acostumado com jogo de luta. O modo multiplayer deve garantir diversão tanto no modo local (jogadores dividindo o mesmo console) quanto no online. O game está disponível para Playstation 4 e PC.

Prós

  • Jogabilidade acessível
  • Gráficos bonitos e diferenciados

Contras

  • Poucas opções de cenários

Mortal Kombat 11

Mortal Kombat é um jogo de luta de sucesso (Divulgação/Mortal Kombat)
Mortal Kombat é um jogo de luta de sucesso (Divulgação/Mortal Kombat)

A série Mortal Kombat é famosa desde o seu lançamento em 1992 por trazer gráficos realistas, boa jogabilidade e a visceralidade dos fatalities. No mais recente game da franquia não é diferente. Mortal Kombat 11 traz gameplay que é referência em jogo de luta com um enredo melhorado e o modo Kripta, que os fãs pediam para voltar. Foram atendidos!

O jogo traz ainda um sistema de personalização de personagem para você criar um lutador do seu jeito. Os movimentos de luta agradam desde os novatos até os jogadores mais exigentes porque é adaptável. O jogador pode moldar a jogabilidade ao seu gosto. Mortal Kombat 11 está disponível para Xbox One, PS4, PC e Nintendo Switch.

Prós

  • Personalização
  • Personagens balanceados
  • Golpe especial simplificado

Contras

  • A violência gráfica pode ser considerada excessiva por alguns jogadores

Soulcalibur VI

Soulcalibur é um tradicional jogo de espadas (Divulgação/Bandai)
Soulcalibur é um tradicional jogo de espadas (Divulgação/Bandai)

Quando se fala em jogos de luta de espada o primeiro nome que vem à cabeça é Soulcalibur. O tradicional jogo de luta da Bandai Namco é uma mistura do estilo tradicional de jogo de luta (só quem espada) com um modo RPG. A história do jogo e como ela é apresentada ao jogador sempre foi uma referência na franquia, mas em Soulcalibur VI ela pode ser um pouco maçante devido a quantidade de diálogo entre os personagens.

O jogo tem um modo de criação de personagem bastante personalizável. O jogo tem modos de dificuldade e uma curva de aprendizado interessante, contemplando desde o jogo casual até o hard core. Soulcalibur VI está disponível para Xbox, PS4 e PC.

Prós

  • Jogabilidade acessível
  • Personagens com combates diferenciados
  • Adição de novas mecânicas de combate

Contras

  • A narrativa é apresentada de forma cansativa

Samurai Shodown

Samurai Shodown é um bom game para quem gosta de luta de espadas(Divulgação/Samurai Shodown)
Samurai Shodown é um bom game para quem gosta de luta de espadas(Divulgação/Samurai Shodown)

Se você gosta de jogo de luta de espada, as opções não acabam em Soulcalibur. Samurai Shodown é um aclamado jogo do estilo que ganhou uma versão nova em 2019 depois de mais de dez anos do último lançamento. Diferente de Mortal Kombat ou Tekken, Samurai Shodown não é focado em combos longos e complicados que exigem tempo e treino para aprender. Isso não quer dizer que o jogo seja simples, porque ele exige de uma boa estratégia de combate.

O jogo é convidativo para aqueles jogadores casuais e exige paciência para esperar o momento certo para dar um golpe e achar a brecha perfeita na guarda do adversário. Esse é um dos grandes segredos de Samurai Shodown. Está interessado em um bom jogo de luta de espada? Samurai Shodown está disponível para PS4 e Xbox One.

Prós

  • Gameplay acessível
  • Estratégias de luta

Contras

  • Não tem bom balanceamento entre os tipos de personagens

Injustice 2

A franquia Injustice traz os heróis e vilões da DC Comics (Divulgação/Injustice)
A franquia Injustice traz os heróis e vilões da DC Comics (Divulgação/Injustice)

Você ama os personagens da DC Comics e gostaria de vê-los em um jogo de luta? Não se preocupe, esse jogo já existe. Injustice 2 é o título da Warner Bros que coloca os heróis e os vilões da DC para lutar. A jogabilidade lembra a de Mortal Kombat, mas com uma cara própria. É o tipo de jogo que alguém que quer apenas se divertir consegue jogar, mas para se dar bem é importante saber os golpes e combos.

Injustice 2 conta com um modo história interessante e aproveita os personagens da DC em seu enredo. Os golpes especiais têm animações que deixam a luta muito mais divertida. O loot é inovador em jogo de luta. Quanto mais jogar, mais chance de conseguir as Caixas e Maternas e com elas novos uniformes para os personagens e benefícios que aumentam ataque, defesa, vida e XP. Essa é uma forma interessante de deixar seu personagem mais forte para um combate online. Injustice 2 está disponível para PS4, Xbox One e PC.

Prós

  • Personagens equilibrados
  • Modo online competitivo

Contras

  • Jogabilidade é menos acessível para iniciantes

Tekken 7

Tekken é uma franquia querida pelos fãs (Divulgação/Tekken)
Tekken é uma franquia querida pelos fãs (Divulgação/Tekken)

A franquia Tekken acompanha algumas gerações de consoles e é a preferida de muitos amantes de jogo de luta. Tekken 7 representa uma evolução na série, com excelentes gráficos e jogabilidade ainda mais aprimorada. O título é um convite para quem gosta de jogo de luta com a complexidade de acertar um combo longo.

Contudo, o game não deixou de fora os jogadores casuais e oferece o assistente de luta em que é possível executar combos com apenas um botão. A criação de personagem oferece uma grande gama de opções para que o jogador personalize ao seu gosto

A história envolve mais uma vez a rixa entre os personagens da família Mishima e conta com um convidado emprestado de Street Fighter: o Akuma. Há o modo Batalha por Tesouros, semelhante ao sistema de loot descrito em Injustice 2, onde é possível adquirir itens para personalizar o personagem.

O modo online é convidativo para quem gosta de competir e algumas mecânicas como as Rage Arts, Rage Drives e Power Drives são habilitadas com o jogador está com pouca vida e podem ajudar a dar uma reviravolta na partida. Tekken 7 está disponível para PC, PS4 e Xbox One

Prós

  • Assistente de luta (execução de combos com apenas um botão)
  • Jogabilidade customizável para iniciantes
  • Personalização com bastante opção

Contras

  • Poucos modos single player

Super Smash Bros Ultimate

Super Smash Bros traz os personagens mais amados da Nintendo (Divulgação/Nintendo)
Super Smash Bros traz os personagens mais amados da Nintendo (Divulgação/Nintendo)

É claro que não iríamos deixar os amantes da Nintendo na mão. Super Smash Bros está presente em todas as gerações da marca desde o Nintendo 64 trazendo personagens de outras franquias além dos personagens dos mais diferentes jogos da própria Nintendo!

Em Super Smash Bros Ultimate para Nintendo Switch não é diferente. O jogo é um verdadeiro panteão de lutadores que tem desde o Kirby, passando por inúmeros Pokémons até o Snake, protagonista de Metal Gear Solid.

Quem gosta de jogo de luta de espada vai encontrar alguns personagens que podem atender seu gosto. Super Smash Bros é diferente de todos os jogos que falamos até agora, já que o objetivo não é esgotar a barra de vida do adversário. No jogo de luta da Nintendo, sua missão é jogar o rival para fora da tela ou fazer com que ele caia da plataforma.

Há uma porcentagem abaixo do ícone do personagem na tela que aumenta conforme ele for levando golpes. Quanto maior a porcentagem, maior a chance do lutador ser arremessado para fora da tela com um golpe. A diversão é garantida no multiplayer local, porque uma partida pode contar com até oito jogadores ao mesmo tempo.

A jogabilidade não poderia ser mais simples. Até quem mesmo nunca jogou um jogo de luta consegue se divertir com Super Smash Bros Ultimate. Mas não se engane, o jogo pode ser bem complexo para quem sabe aproveitar de todas as mecânicas, cenários e itens. O título está disponível exclusivamente para Nintendo Switch.

Prós

  • Grande número de personagens
  • Jogabilidade simples
  • Personagens balanceados
  • Multiplayer local com até 8 pessoas

Contras

  • Baixa latência para jogar online

Leia também: