Logo Buscapé
Logo Buscapé

Os jogos de RPG sempre arrastam uma legião de fãs e, no decorrer da última década, os lançamentos deixaram claro que esse é um dos nichos mais fortes no universo dos games. Desde os títulos mais tradicionais até àqueles que apostam em uma temática grandiosa, o resultado é sempre mesmo: fãs assíduos.

Por isso, é importante começarmos por um primeiro desabafo antes de dar sequência a essa lista: selecionar 20 jogos não é e nem nunca será uma tarefa fácil, viu! Isso independe se estamos falando dos melhores jogos de RPG classificados como tradicionais (como Final Fantasy) ou até mesmo títulos de tiro que passaram a se inspirar nesta categoria. Dito isso, confira nossa seleção para maratonar sem limites no decorrer de 2022!

1. Divinity: Original Sin II

Após um tempo como exclusivo entre os jogos de PC, Divinity: Original Sin II se tornou um dos melhores jogos de RPG também para consoles. Seu enredo é visto por muitos como desafiante e a ideia central é que o jogador seja um Sourcerer, ou seja, uma espécie de feiticeiro capaz de controlar a energia vital do mundo aberto do game – mais precisamente, Rivellon. Para exemplificar melhor, a temática até mesmo lembra um pouco da Força de Star Wars.

Sete deuses presentes nesse mundo escolheram um Divino, onde doaram parte de seus poderes para que essa pessoa fosse capaz de manter uma barreira na fronteira entre Rivellon e Void – um local habitado por criaturas para lá de sombrias e monstruosas. Só que esse Divino morreu, e você será o próximo a receber os poderes de Divindade.

As possibilidades são inesgotáveis na hora de criar seu personagem, além de ser possível criar personagens neutros. Além disso, a campanha do game é bastante extensa e conta ainda com um bom sistema de combate. O jogo está disponível para PC, PS4 e também Xbox One, além dos consoles da geração atual por retrocompatibilidade.

Divinity: Original Sin II é um dos jogos de RPG de sucesso e possui a dose certa de aventura e desafios (Foto: Reprodução / Nintendo)

2. Mass Effect: Legendary Edition

O que dizer desse que é um dos melhores jogos de RPG dos últimos tempos? Para começar, Mass Effect: Legendary Edition foca totalmente nas aventuras do comandante Shepard que pode ser tanto um homem como uma mulher. Ou seja, o personagem é uma figura em branco e cabe ao jogador mudar isso com todos os recursos de customização. Tudo que envolve o personagem é orientado pelas escolhas do jogador, inclusive, incluindo o passado e o futuro.

Tudo o que você faz em um jogo acaba sendo transferido para o próximo, portanto, várias aventuras em uma só – uma jornada enorme! A temática envolve a resolução de uma conspiração, o que quer dizer que teremos que lidar com alienígenas de um alto escalão. Será necessário ainda impedir o retorno os Reapers, uma raça mecânica que quer assimilar todas as formas de vida sintéticas em máquinas! Esse é um dos melhoresjogos de RPG para PC, PS4 e Xbox One, contando com mais de 50 horas de gameplay.

Mass Effect: Legendary Edition é um dos jogos de RPG para PC e demais consoles com um enredo desafiador (Foto: Reprodução / PlayStation Store)

3. The Elder Scrolls V: Skyrim Special Edition

Aqui, é importante lembrar que estamos falando de um título lançado inicialmente em 2011. Mas, mesmo depois de tanto tempo, ele é ainda é aclamado como um dos melhores jogos de RPG da última década!

Isso justifica o fato dele ter recebido diferentes versões e ser compatível com várias plataformas. Aliás, é possível jogar The Elder Scrolls V: Skyrim Special Edition no Xbox One, Xbox Series, PS3, PS4, Nintendo Switch, PC e, curiosamente, também na Alexa.

O contexto do jogo torna possível vivenciar toda uma atmosfera medieval e ainda criar seus próprios personagens para desbravar o mapa aberto. Além disso, é possível jogar tanto na terceira como na primeira pessoa e interagir com praticamente todos os outros personagens. Mas, prepare-se: dá para ficar mais de 100 horas imerso nesse jogo!

The Elder Scrolls V: Skyrim Special Edition é um dos jogos de RPG disponíveis para os principais consoles do mercado (Foto: Reprodução / PlayStation Store)

4. Persona 5

Persona 5 é outro entre os jogos de RPG favoritos de muitos fãs do segmento. Ele é um título que envolve bastante complexidade e conta com uma narrativa repleta de detalhes surpreendentes. Aliás, algumas de suas nuances e até mesmo sistemas podem assustar inicialmente, principalmente para quem é estreante no universo da franquia. Quem protagoniza o enredo é um grupo de adolescentes, que age de forma a instigar diferentes mudanças sociais e ainda lidar com a quebra de paradigmas.

Tudo começa depois de um incidente com alguns policiais. Joker, um dos protagonistas, é enviado para o Japão para passar pela condicional e frequentar um novo colégio sob uma tutela. Nesse ambiente, ele descobre novas amizades e também poderes – ele e seus novos amigos conseguem acessar o Metaverso (mas não aquele que aparece no noticiário!) e se deparar com os reais desejos das pessoas.

Lá eles invocam personas e passam a usar seus poderes para “roubar corações” de pessoas ruins – a ideia é que elas sejam purificadas e se arrependam de seus atos. Complexo? Imagina, né? O título está disponível para PS3 e PS4.

Persona 5 é um dos jogos de RPG mais complexos e com uma narrativa rica em detalhes (Foto: Reprodução / PlayStation Store)

5. The Witcher III: Wild Hunt

Para começar, não tem como fazer uma lista dos jogos de RPG mais aclamados sem mencionar The Witcher III: Wild Hunt. Como já é meio óbvio, o título é inspirado nos livros da saga – aliás, a Netflix também entregou tudo ao lançar uma série da franquia.

O enredo foca na busca pela crianças que compõe uma profecia, sendo necessário fazer de tudo para que esse enorme poder não fique sob o domínio das mãos erradas. Geralt, o protagonista, precisa focar em tarefas distribuídas pelos continentes e ainda tomar decisões que podem afetar o caminho de outras pessoas. E, se pudermos dizer que há uma moral da história nos jogos RPG, esse título é um bom exemplo: lide com as consequências de suas ações!

The Witcher III: Wild Hunt é um dos jogos de RPG de maior sucesso (Foto: Reprodução / PlayStation Store)

6. Fire Emblem: Three Houses

Esse não é um dos jogos de RPG online liberado para diferentes plataformas, ou seja, ele é disponibilizado de forma exclusiva apenas para o Nintendo Switch. O enredo aborda vários pontos interessantes, começando pela extinção do “triangulo de armas”. Aliás, para quem já tem familiaridade com o game original, esse ‘triângulo’ permitia que tanto as armas como as magias tivem uma dinâmica semelhante ao jogo de pedra, papel e tesoura.

O relacionamento entre os personagens é outro grande foco nesta versão, algo que foi ainda mais aprimorado. Embora esse não seja um jogo que investe muito na ação e sim em jogos por turnos, o enredo em si já é um atrativo e tanto. Por isso, é muito justo afirmar que esse é um dos melhores jogos RPG dos últimos tempos.

Fire Emblem: Three Houses é um dos jogos RPG exclusivos para Nintendo Switch (Foto: Reprodução / Nintendo)

7. Yakuza: Like A Dragon

Se é clássico que você quer, é isso que terá com Yakuza: Like A Dragon. Certamente, um dos jogos de RPG que passou por grandes reformulações. Aliás, a apresentação de um novo protagonista é um ponto relevante em comparação aos títulos anteriores da franquia: Ichiban Kasuga é o nome dele!

Ainda na juventude, ele acabou assumindo a culpa de um crime que não cometeu. Mas, por que ele fez isso? Lealdade ao seu clã. Só que, após alguns anos ele descobre que na verdade foi traído e sua maior ambição é entender o motivo disso. Outra diferença dessa versão é que o enredo se dá no distrito Isezaki Ijincho – que é, inclusive, baseado no verdadeiro distrito Isezakicho de Yokohama no Japão.

Yakuza: Like A Dragon é um dos jogos de RPG tradicionais em turnos (Foto: Reprodução / Xbox)

8. Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age

Um dos jogos de RPG que colocou o Japão no radar como um dos desenvolvedores mais importantes desse nicho. Aliás, não é a toa que a saga chegou em sua décima primeira edição e mantém nomes de peso. A maior novidade aqui é a retomada às suas raízes, após a décima edição ter se tornado um RPG online.

Aqui, você irá se deparar com um herói criteriosamente escolhido por forças divinas, focar em buscar aliados e, claro, explorar um mundo aberto para derrotar forças ruins que querem dominar tudo. Toda a experiência é ainda mais enriquecida pelos desenhos do criador de Dragon Ball, Akira Toriyama.

Outro destaque fica por conta das batalhas por turnos e até mesmo um enredo previsível, mas sempre aclamado. Prepare-se para mais de 100 horas de jogo, caso queira explorar o mundo por completo.

Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age é um dos jogos de RPG online e para outras plataformas mais saudosistas (Foto: Reprodução / PlayStation Store)

9. Fallout 4

Eis que você dará start no começo do fim do mundo! Bem suave, não é não? Fallout 4 é um dos jogos de RPG de sucesso justamente porque ele confronta com o nosso fascínio quase inexplicável pelo final dos tempos. Por outro lado, esse enredo passa por algumas distorções e resultar em algo, como podemos dizer – agridoce, talvez? Tudo mantém a narrativa em um mundo devastado após a guerra nuclear, seguindo a linha dos títulos anteriores.

Após 200 anos de congelamento em um abrigo subterrâneo, o jogador deverá despertar para uma nova versão de um mundo desolado, além de circunstâncias insanas. Você será o único sobrevivente do abrigo e retorna à superfície pronto para marcar uma nova era pós-apocalíptica.

A novidade no volume 4 é o sistema de diálogos, sendo mais restritivo e linear que jogos passados da série. Esse é um dos melhores jogos de RPG para PC, PS4 e também Xbox One.

Fallout 4 é um dos jogos de RPG que aborda uma era pós-apocalipse (Foto: Reprodução / PlayStation Store)

10. Dragon Age: Inquisition

Um dos enredos mais engenhosos, além de um escopo atraente. Essa é uma das maneiras de definir esse que é um dos jogos de RPG para PC (e demais plataformas) mais bem avaliados dos últimos anos. Isso permite entender porque ele é um game escolhido para manter sua transição entre as gerações de consoles – PS3 para PS4 ou Xbox 360 e Xbox One, sendo também acessível na geração atual por conta da retrocompatibilidade.

Com um personagem criado pelo jogador, você poderá soltar a imaginação na personalização e se transformar em um Escolhido. A ideia é fazer com que o jogador seja uma espécie de inquisidor, com a responsabilidade de criar sua ordem e manter uma base central para as operações. É dessa base que será possível cumprir com as missões por Thedas, o continente do jogo.

Os combates são em tempo real e é necessário tomar decisões rápidas. Portanto, para quem busca bons jogos de RPG online, vale à pena se aventurar nesse enredo.

Entre os jogos de RPG online, Dragon Age: Inquisition garante boas horas de combate em tempo real (Foto: Reprodução / PlayStation Store)

11. Bloodborne

Esse é um dos jogos de RPG mais interessantes para quem quer confrontar um tema cheio de tabus: a morte! A ideia aqui é explorar o medo que nós temos em morrer e todo o desconhecido que há nesse contexto. O jogo conta com um nível de dificuldade considerado elevado e permite uma jogabilidade dinâmica e bastante exigente.

Aliás, a atmosfera do local é uma versão bem mais mórbida da Era Vitoriana e remete até mesmo à influência da Peste Negra. No contexto, o jogador precisa entender o que fazer. Mas tudo que o jogo entrega são orientações breves gravadas pelo chão do Sonho do Caçador.

Não espere um tutorial, mapas ou grandes orientações – a ideia aqui é você realmente se virar para entender o destino do personagem. O jogo é disponibilizado para PS4.

Bloodborne ganha destaque como um dos jogos de RPG mais difíceis e complexos (Foto: Reprodução / PlayStation Store)

12. Demon's Souls

Sangrento, cruel, bárbaro e surpreendente! Se você busca essas características entre os jogos de RPG, então não precisa pensar duas vezes em se aventurar em Demon's Souls. Aliás, para muitos fãs, a Bluepoint foi muito assertiva nas escolhas para esse remake do clássico de 2009. Quem já sentiu o gostinho de Dark Souls, Bloodborne ou Sekiro certamente vai perceber as raízes de cada um deles nesse título.

O sistema de customização aqui merece muitos pontos, uma vez que foi todo repaginado para uma experiência bem mais intuitiva e imersiva. Além disso, poucos jogos exploram tão bem todo o potencial do PS5 e isso merece ser mencionado com toda a certeza. O jogo é extremamente rápido e a necessidade de carregamentos é quase inexistente. Prepare-se para vivenciar cerca de 40 horas de jogo

Demon's Souls é um dos jogos de RPG que melhor explora o potencial do PS5 (Foto: Reprodução / PlayStation Store)

13. Xenoblade Chronicles 2

Outro entre os jogos de RPG exclusivos para Nintendo Switch e que certamente agradará os fãs que gostam dos clássicos. Seu protagonista que atende pelo nome de Rex, é um jovem que dedica sua energia na busca de um tesouro. Vale mencionar que esse tal tesouro está guardado no corpo de um titã que atende pelo nome de Gramps. Tudo começa quando Rex aceita um trabalho e é traído por seus parceiros durante a missão – esses ‘”parceiros” tornam-se vilões.

Com a traição, Rex acaba sendo abatido durante o combate e resolve viajar para um lugar utópico. Lá, ele é nomeado guardião da personagem Pyra, que lhe dá o poder da Blade como troca. O objetivo dos dois passa a ser seguir para Elysium, um local situado em uma árvore sagrada. No mais, esse é um dos jogos de RPG que mantém todos os típicos clichês dessa categoria.

A história por sua vez, possui muitos detalhes e é uma boa oportunidade para os jogadores saudosistas. Vale mencionar que, apesar da estrutura de RPG japonês, seu combate é em tempo real, não em turnos, como acontece em Dragon Quest e Yakuza: Like A Dragon.

Xenoblade Chronicles 2 é um dos jogos de RPG mais expansivos da Nintendo (Foto: Reprodução / Nintendo)

14. Final Fantasy VII Remake: Intergrade

Esse é um dos jogos de RPG que praticamente dispensa apresentações! Em Final Fantasy VII Remake: Intergrade, temos uma versão otimizada e expandida do aclamado e premiado Final Fantasy VII Remake. O jogador ainda conta com o a escolha do protagonista Yuffie para compor uma nova história e todas as melhorias propostas para esse título.

Toda a história original é contada aqui, mas com muitas melhorias em comparação à versão anterior. No total, é possível se aventurar em cerca de 40 horas de jogo. A dica é: jogue! É difícil falar mais do título sem acabar entregando uma lista de spoilers!

Final Fantasy VII Remake: Intergrade é um dos jogos de RPG mais aclamado de todos os tempos (Foto: Reprodução / PlayStation Store)

15. Dark Souls III

Você morreu. Muitos fãs de jogos de RPG definem dessa maneira o título Dark Souls III. Aliás, é justamente sua complexidade a grande responsável por definir nada mais, nada menos do que um gênero – os famosos Soulslike. Se você não está familiarizado com o termo, ele diz respeito a jogos com mecânicas semelhantes a esse game.Isso se define pelo enredo que não fica explicito e é necessário que o jogador descubra por conta própria. Além disso, uma de suas características é a ausência de mapas, o que faz com que o jogador precise entender qual o real objetivo da sua trajetória.

Lançado em março de 2016 pela From Software, o game conta com uma história cíclica, portanto, todos os jogos possuem exatamente o mesmo formato. Há apenas algumas alterações em cenários, chefes e também nos NPC’s.

Entretanto, o volume três permite botar um ponto final no ciclo da chama, deixando claro que será o último jogo da franquia. Tudo se passa na cidade onde residem os Lordes das Cinzas – eles são os famosos herdeiros das tais chamas. Mas, após um dado momento, os lideres acabam fugindo e é necessário conseguir recolher a alma e cinza de cada um para que eles retornem para seus respectivos tronos.

Dark Souls III deu origem a uma nova segmentação para os jogos de RPG (Foto: Reprodução / PlayStation Store)

16. Final Fantasy XIV Online: Complete Edition

Dá para dizer com tranquilidade que esse é um dos jogos de RPG online que mais vale a pena jogar! São milhões de jogadores que embarcam no universo do título. Aliás, essa versão conseguiu até mesmo reverter o fracasso da sua primeira versão, permitindo que ele se tornasse um dos mais famosos do segmento.

Isso tanto é verdade que, no primeiro semestre de 2021, o jogo passou a ostentar o recorde de 47.545 jogadores simultâneos – superando o líder World of Warcraft.

Além disso, esse é dos jogos de RPG para PC gratuitos e que recebe conteúdos adicionais com uma boa frequência. No entanto, os jogadores precisam arcar com uma mensalidade para permanecerem ativos no servidor – gratuito, mas nem tanto! A diferença é que na versão free o jogador pode conferir uma boa parcela do enredo e decidir se quer ou não se tornar um assinante.

É bom lembrar que Final Fantasy XIV possui uma imensa gama de classes e estilos de jogo. Portanto, há liberdade para customizar os guerreiros. Outro ponto é que cada classe conta com missões, profissões e habilidades. Embora tenha sido um desafio, título está disponível também para PS4 e ainda conta com suporte multiplataforma. No final de 2021, o jogo foi atualizado para PS5.

A interface de Final Fantasy XIV é um diferencial entre os jogos de RPG (Foto: Reprodução / PlayStation Store)

17. Pokémon Sword e Shield

Os jogos de RPG da série Pokémon não apostam tanto em inovação, mas sempre agradam os fãs que querem aproveitar todas as aventuras exclusivas para Nintendo Switch. O apelo em ambos os títulos segue uma linha mais nostálgica, com gráficos bonitos e boa jogabilidade. Os dois são ambientados em Galar, que é uma região nova para a série. Além disso, o cenário busca inspiração em diferentes partes do mundo – é o caso do Reino Unido e uma parte da Europa Ocidental.

O contexto, como é de se esperar, é que o jogador torne-se um treinador de Pokémon nestes locais – e, claro, ser o grande campeão da Liga. Embora a novidade não seja uma realidade aqui, não há como negar que a fórmula funciona muito bem há mais de duas décadas.

Pokémon Sword e Shield são jogos de RPG clássicos com dinâmicas de sucesso (Foto: Reprodução / Nintendo)

18. Shin Megami Tensei V

Esse é um dos jogos de RPG que permitiu uma soma interessante para a série da Atlus. A experiência rica em detalhes é um atrativo e que agrada bastante entre os títulos exclusivos para Nintendo Switch. O jogo mantém o foco em uma área vasta para explorar e foca bastante no protagonista.

Novamente, o jogador terá em suas mãos o futuro do mundo, em uma atmosfera tensa e bem opressiva. O start se dá com Jouin, o protagonista, impedido de pegar o trem com destino à sua casa. Isso faz com que ele tenha que buscar um de seus amigos que acabou saindo da estação e se envolveu um incidente surpreendente.

Depois de um terremoto de grandes proporções, resultando em uma Tóquio devastada, o personagem ainda precisa encarar demônios. Porém, ele consegue sobreviver pelo aparecimento do misterioso Proto-fiend Aogami. A união dos dois resulta em uma nova criatura chamada Nahobino, e seu poder ajudará o jogador a sobreviver durante a trama.

Shin Megami Tensei V é um dos jogos de RPG exclusivos para Nintendo Switch (Foto: Reprodução / Nintendo)

19. Diablo III: Eternal Collection

Diablo III: Eternal Collection está na lista de jogos de RPG que realmente vale a pena jogar. Um dos pontos que permite justificar isso está diretamente relacionado a um termo que os jogadores estão familiarizados: portabilidade. O fato de poder jogar esse título em qualquer momento é quase que um presente!

Essa possibilidade se deu com a sua versão para o Nintendo Switch. Embora disponível para outros consoles, como PS4 e Xbox One, seu formato compacto não deixa em nada a desejar – embora, obviamente, com um downgrade gráfico.

Já o enredo mantém o combate mau x bom, sem contar com reviravoltas marcantes. Compete ao jogador decidir o quanto deseja se aprofundar na história e, para isso, será preciso conversar com outros personagens ou investigar ficheiros de áudio. Além disso, o status de ser um dos jogos de RPG para PC e demais plataformas líder em loots segue inquebrável. Constantemente temos acesso a novos itens no decorrer dos quatro tempos e, quanto mais jogamos, maior a dificuldade e a qualidade desses itens.

Diablo III: Eternal Collection é um dos jogos de RPG para PC e outras plataformas que oferece um enredo atraente e polido (Foto: Reprodução / PlayStation Store)

20. The Outer Worlds

Para fechar a lista dos melhores jogos de RPG para se aventurar em 2022 temos The Outer Worlds. Aqui, é importante mencionar que o título é inspirado na famosa série Fallout e, curiosamente, tornou-se uma referência ainda melhor. Esse é um jogo focado na primeira pessoa, mesclando sua dinâmica com jogos de tiro.

Na história, o jogador ingressa em um grupo especializado que partiu da Terra com o objetivo de criar a colônia Bonança. Porém, a nave passa por uma terrível pane no caminho para a colônia, ficando à deriva.

Toda a tripulação passa a permanecer congelada em capsulas (ou casulos) – algo necessário para sobreviver a uma viagem como essa. Eis que surge um cientista maluco que não apenas salva a estação como também confirma que “Bonança” está em grande perigo.

O humor é uma das grandes características desse game e permite ações livres por parte do jogador. Dá até para você optar por ser o vilão no final das contas! Além de ser um jogo de RPG para PC, ele também está disponível para PS4, Xbox One e possui retrocompatibilidade com o Xbox Series, além de marcar presença também no Nintendo Switch.

The Outer Worlds é considerado um dos jogos de RPG mais divertidos e inusitados (Foto: Reprodução / PlayStation Store)
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!