Os melhores jogos de ação e aventura em 2021 para consoles e PC

Lista traz os melhores games de ação e aventura em 2021 para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, Nintendo Switch e PC

Murilo TunholiJornalista especializado em tecnologia e jogos. Formado pelo Centro Universitário IBMR. Atua nas editorias de Informática e Games.

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Os jogos de videogame de ação e aventura estão entre os mais populares para os gamers. A mistura de exploração com combate em tempo real agrada tanto os jogadores mais casuais quanto os amantes de dificuldades altas. Para ajudar você a escolher o próximo desses games para zerar, listamos os melhores jogos de ação e aventura em 2021 nas linhas a seguir.

Nós do Zoom escolhemos cinco jogos multiplataforma que foram lançados em 2020 e receberam muitos elogios do público e da crítica especializada. A lista conta com games disponíveis para PlayStation 4 (PS4), PlayStation 5 (PS5), Xbox One, Xbox Series X/S, Nintendo Switch e PC.

Leia também: Retrospectiva 2020: relembre os melhores jogos e consoles do ano

Conheça o canal do Zoom no YouTube:

Assassin's Creed Valhalla

Disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S e PC

Assassin's Creed Valhalla coloca o jogador na pele de Eivor, viking que pode ser masculino ou feminino (Foto: Divulgação/Ubisoft)
Assassin's Creed Valhalla coloca o jogador na pele de Eivor, viking que pode ser masculino ou feminino (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Assasin's Creed Vahalla é o capítulo mais recente da franquia da franquia da Ubisoft e o primeiro Assassin's Creed a ser lançado para Playstation 5 (PS5) e Xbox Series X/S. O game tem o mesmo sistema de RPG que começou em Origins e continuou em Odyssey, com árvores de habilidade, equipamentos com atributos e escolhas de diálogos em conversas com outros personagens. Entre os pontos mais fortes de Valhalla estão o combate e a exploração, que pode render mais de 100 horas de jogo para encontrar todos os segredos pelo mundo aberto.

Ambientado no começo da Idade Média, especificamente entre os anos 870 e 880, o jogador controla Eivor, viking que pode ser tanto homem como mulher. Para evitar a guerra e a falta de recursos que assolava a Escandinávia — região que abrange Dinamarca, Suécia e Noruega — Eivor parte em busca de novas terras ao sul, na Inglaterra. Os reis ingleses, no entanto, viam os vikings como bárbaros e não estavam dispostos a dividir o território com o povo do norte. Além disso, o enredo também conta com um lado místico que aborda elementos da mitologia nórdica.

The Last of Us Parte 2

Disponível para PS4 e PS5

The Last of Us Parte 2 é o último capítulo da saga de Ellie e um dos jogos de videogame mais premiados da história (Foto: Divulgação/Sony)
The Last of Us Parte 2 é o último capítulo da saga de Ellie e um dos jogos de videogame mais premiados da história (Foto: Divulgação/Sony)

The Last of Us Parte 2 é o capítulo final da série que começou no PlayStation 3 (PS3) em 2013. Lançado em 2020 exclusivamente para PlayStation 4 (PS4), TLOU2 se tornou o game mais premiado da história com cerca de 259 títulos, incluindo o de Jogo do Ano pelo The Game Awards. Com gráficos que impressionam e trilha sonora envolvente, o jogo deixa qualquer um sem fôlego, inclusive por conta do enredo forte e violento.

Cinco anos após os acontecimentos de The Last of Us, Ellie e Joel sobreviveram ao apocalipse causado pelo fungo cordyceps e passaram a viver no pequeno Condado de Jackson. Depois de um evento trágico, a vida de Ellie muda completamente. Em sua jornada por vingança, a personagem precisa enfrentar os traumas físicos e emocionais gerados pelas escolhas que faz pelo caminho.

Esse não só é um dos jogos de videogame mais bem-sucedidos da história como também uma referência em jogos de zumbi. Se quiser conferir mais games desse gênero, que tal dar um pulo na nossa lista sobre os melhores jogos de zumbi?

Confira a review de The Last of Us Parte 2 com nossas opiniões!

Ori and the Will of the Wisps

Disponível para Xbox One, Xbox Series X/S, Nintendo Switch e PC

Ori and the Will of the Wisps é um jogo de plataforma com belos gráficos e enredo profundo (Foto: Divulgação/Microsoft)
Ori and the Will of the Wisps é um jogo de plataforma com belos gráficos e enredo profundo (Foto: Divulgação/Microsoft)

Ori and the Will of the Wisps foi um dos jogos de videogame mais aclamados pela crítica em 2020. O game da Moon Studios tem visual de tirar o fôlego, narrativa envolvente e oferece dificuldade na medida certa tanto para iniciantes quanto para veteranos em games de plataforma. Por enquanto, o título só está disponível para Xbox One, Xbox Series X/S, Nintendo Switch e PC.

No game, o jogador controla Ori, um pequeno espírito que precisa reunir a coruja Ku com sua família enquanto salva a floresta de Niwen de uma crise. O enredo se passa logo após o final do primeiro jogo, Ori and the Blind Forest, por isso vale a pena conferir o título anterior antes de começar em Will of the Wisps.

Ghost of Tsushima

Disponível para PS4 e PS5

Ghost of Tsushima conta a história de Jin Sakai, um samurai que luta pela liberdade do Japão no período das invasões pelo Império Mongol (Foto: Divulgação/Sony)
Ghost of Tsushima conta a história de Jin Sakai, um samurai que luta pela liberdade do Japão no período das invasões pelo Império Mongol (Foto: Divulgação/Sony)

Ghost of Tsushima foi um dos últimos jogos de videogame a chegar exclusivamente para PlayStation 4 (PS4) em 2020 e recebeu diversos elogios de jogadores e crítica especializada. Assim como em outros games de aventura em mundo aberto, o foco é a exploração, mas o combate não deixa a desejar. Ao enfrentar inimigos o jogador pode escolher dois estilos: samurai, no qual desafia adversários para um duelo com honra, ou fantasma, em que a furtividade é a arma mais forte.

Inspirado em eventos históricos reais, Ghost of Tsushima se passa no Japão, em 1274, período da primeira invasão pelo Império Mongol. O protagonista Jin Sakai foi o único sobrevivente entre 80 samurais de Tsushima que tentaram impedir um dos ataques mongóis. Após perceber que a código de honra dos samurais não ajudaria na vitória, Jin assumiu o estilo "Fantasma" para lutar na guerra pela liberdade do Japão.

Hades

Disponível para Nintendo Switch e PC

Hades é um jogo de ação no estilo roguelike com enredo bem trabalhado (Foto: Divulgação/Supergiant Games)
Hades é um jogo de ação no estilo roguelike com enredo bem trabalhado (Foto: Divulgação/Supergiant Games)

Hades é um jogo no estilo roguelike desenvolvido pela Supergiant Games, estúdio independente responsável por diversos jogos de videogame aclamados pelo público, como Pyre, Transistor e Bastion. Assim como em outros jogos de videogame que compartilham a mesma gameplay, o jogador deve passar por masmorras geradas aleatoriamente enquanto enfrenta inimigos em combate de ação hack 'n slash. Sempre que você falha, pode tentar chegar ao final das fases novamente com novos armas e poderes.

O enredo conta a história do filho do deus grego Hades, Zagreus, que deseja escapar do Submundo e das garras de seu pai. Durante as inúmeras tentativas de alcançar a liberdade, o protagonista recebe ajuda de outros Olimpianos, como Zeus, Atena e Poseidon, assim como outras divindades do mundo inferior, como Tânatos e Perséfone.

Leia também: