Melhores jogos competitivos em 2021: 19 games eletrizantes

Esses jogos competitivos possuem cenários e torneios que podem te divertir muito ou até mesmo se tornar sua profissão

Filipe SallesEditor(a)

Publicado e atualizado 15 min. de leitura.

Compartilhe:

Jogos competitivos são uma das categorias mais populares de games, graças à explosão dos eSports ao longo da última década. Uma de suas vantagens é que, em maioria, costumam ser jogos fáceis de instalar e jogar, além de gratuitos. Para ter ideia, alguns dos notebooks baratos que recomendamos aqui no Zoom podem facilmente rodar estes games.

Claro que, quanto melhor o computador, melhor a performance nesses jogos. Aliados a alguns acessórios como os headsets gamers que indicamos, então, suas sessões de jogo ficam ainda melhores. Mas o melhor de tudo é que os jogos competitivos hoje também estão disponíveis nos celulares.

Títulos como Free Fire, por exemplo, estão disponíveis apenas nos smartphones e são imensamente populares. Tanto que não faltam produtos com o tema do jogo, como modelos de cadernos do Free Fire.

Dica: sabia que Free Fire roda em quase todo tipo de celular? Sendo assim, não tenha medo de escolher alguns dos celulares para jogar Free Fire que recomendamos aqui no Zoom!

Isso significa que, independentemente da sua plataforma, sempre existem opções de jogos competitivos para se divertir com os seus amigos ou até mesmo almejar uma carreira dentro dos eSports. Sendo assim, veja o que são jogos competitivos a seguir e nossa lista completa com muitos exemplos!

O que são jogos competitivos?

Jogos competitivos exigem muitos reflexos, concentração e precisão de seus jogadores (Fonte: Shutterstock/Parilov)
Jogos competitivos exigem muitos reflexos, concentração e precisão de seus jogadores (Fonte: Shutterstock/Parilov)

Há cerca de 15 anos atrás, não existia uma intenção das produtoras em criar jogos competitivos. Muitos acabavam se tornando quase que por acidente. Tanto que alguns dos maiores jogos competitivos de PC que figuram nessa lista tem sua origem em modificações de outros games.

Por exemplo, foi em uma modificação para Warcraft III, um dos melhores jogos de guerra de todos os tempos, que surgiram os MOBAs, por meio do primeiro Dota. Já Counter-Strike, fenômeno nas LAN Houses nos anos 2000, foi uma modificação de Half-Life, um dos jogos de tiro mais importantes da história.

Isso porque não mencionamos os jogos de luta, uma das primeiras categorias de games a serem adaptados para o cenário competitivo. Uma das cenas mais impactantes dos eSports, por exemplo, é o EVO Moment #37, que mostrou uma vitória aparentemente impossível de Daigo Umehara (Ken) contra Justin Wong (Chun Li) em Street Fighter III.

Hoje, muitos jogos competitivos já são feitos com a intenção de criar uma comunidade competitiva, com torneios já sendo anunciados desde o lançamento do game. Tanto que são games dentro dessa categoria que disputam o título de jogo mais jogado no mundo em 2020.

Entre games que foram criados com a intenção de se construir uma comunidade competitiva ou acidentes bem-vindos, confira a seguir os melhores jogos competitivos em 2021!

19. eFootball PES 2021: Season Update

O mesmo game da versão 2020, o eFootball PES 2021: Season Update é uma atualização de times em relação ao game passado. Com bastante foco no seu modo online e licenças oficiais dos principais times, você pode simplesmente pegar o jogo e já começar a jogar pela internet, sem nenhum empecilho.

Por ser bastante popular, não é difícil encontrar tutoriais na internet ensinando como jogar melhor o game. Além da própria comunidade, que te permite conhecer outros jogadores facilmente. Outro detalhe importante é que a Konami, produtora do título, também sedia seus próprios campeonatos de futebol online.

eFootball PES 2021: Season Update está disponível no PC, PS4 e Xbox One, além de fazer parte do catálogo do Xbox Game Pass. Conheça mais sobre o serviço de assinatura aqui no Zoom!

18. FIFA 21

Com diferenças sutis em relação ao rival da Konami, o FIFA 21 da EA também conta com grande representação entre os jogos competitivos, principalmente no Brasil. Tanto que existem jogadores de futebol profissionais que largaram o futebol da "vida real" pelo FIFA, como Wendell Lira, que ganhou o prêmio Púskas 2015-2016, dado ao gol mais bonito no mundo.

Logo após receber o prêmio, o jogador anunciou sua aposentadoria do futebol e até hoje compete no futebol virtual em seu canal no YouTube. Além das competições online que te permitem pegar seu time favorito e disputar partidas e campeonatos pela internet, o jogo conta com o modo Ultimate Team.

Nele, você recebe ou pode comprar dinheiro virtual, trocando por pacotes de figurinhas. Com elas, você monta o seu próprio time, podendo participar de desafios offline ou online. Vale mencionar que, se prefere treinar sozinho, pode muito bem jogar com outras pessoas presencialmente ou tentar ser um técnico campeão no modo carreira.

FIFA 21 está disponível para PS4, Nintendo Switch, PC e Xbox One. Nas duas últimas plataformas, você pode aproveitar o game por meio do serviço de assinatura EA Play ou Xbox Game Pass Ultimate. Será que o EA Play vale a pena para jogar FIFA 21? Descubra conosco!

17. Hearthstone

O Hearthstone Grandmasters é uma das principais ligas do cardgame no mundo (Fonte: Blizzard/Divulgação)
O Hearthstone Grandmasters é uma das principais ligas do cardgame no mundo (Fonte: Blizzard/Divulgação)

Mesmo com jogos competitivos de cartas mais estabelecidos como Magic: the Gathering e Pokémon Trading Card Game, foi Hearthstone da Blizzard que se sagrou como o principal card game online. Diferente dos outros, ele foi desenvolvido para ser um game digital, ao invés de um jogo de tabuleiro.

Baseado no universo do MMO World of Warcraft, Hearthstone conta com magias, criaturas e heróis desse universo, mas abordando tudo com bastante humor. Tanto que alguns memes eternizados no game também viraram cartas no jogo. Grátis, você pode completar as missões do game para receber dinheiro virtual e liberar expansões e aventuras.

Alternativamente, você pode comprá-las com dinheiro real e ter acesso a todo o conteúdo. Em plena atividade desde 2016, não faltam guias, canais de YouTube e sites com conteúdo ensinando como jogar de modo competitivo.

Você recebe até mesmo sugestões de baralhos para iniciantes que podem te ajudar a subir de posição nas partidas ranqueadas.

Hearthstone está disponível tanto no PC quanto em celulares e tablets gratuitamente.

16. Dragon Ball FighterZ

Dos criadores da franquia Guilty Gear, Dragon Ball FighterZ foi lançado em 2018 e se tornou o jogo de luta definitivo do anime. Apesar de inspirado em Dragon Ball Z, hoje o game conta com personagens das quatro séries que acompanham a franquia.

Sua jogabilidade lembra bastante a do clássico Marvel vs. Capcom, mas de modo bastante fluído e frenético, o que o torna um dos melhores jogos competitivos do gênero. Apesar de seu modo online contar com problemas estruturais que atrapalham alguns jogadores profissionais, não falta conteúdo para um jogador, de modo que conseguirá aprender alguns truques nesses modos antes de se aventurar a jogar com outros.

Dragon Ball FighterZ está disponível no PC, PS4, Nintendo Switch e Xbox One.

15. Mortal Kombat 11 Ultimate

Fechando o ciclo iniciado pelo reboot da franquia em 2011, Mortal Kombat 11 usou novamente a trama de viagem no tempo para trazer de volta personagens queridos, além das versões antigas de algumas figurinhas carimbadas. Mas esse apelo à nostalgia não foi vazio, trazendo um modo história envolvente e bem amarrado.

Mortal Kombat 11 deixou os fãs tão maravilhados com a história que, recentemente, foi lançada a expansão Aftermath, que continua pouco após o evento do jogo base. O pacote completo do jogo base com a expansão e os personagens adicionais está disponível por meio do Mortal Kombat 11 Ultimate.

Além de ser um dos melhores jogos de luta para jogar sozinho, Mortal Kombat 11: Aftermath possui um cenário competitivo vibrante, por meio do Kombat Klub. Nele, são realizados torneios competitivos, que são transmitidos ao vivo por plataformas como o Twitch. Um dos destaques para o game fica para a personalização de estilos e golpes, que fazem até mesmo personagens iguais parecerem diferentes em uma partida.

Mortal Kombat 11 Ultimate está disponível para PC, Nintendo Switch, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series. Lembrando que, ao comprar as versões para Xbox One e PlayStation 4 do game, você recebe o upgrade gratuito caso compre o PS5 ou Xbox Series.

14. Street Fighter V: Arcade Edition

Depois de muitos anos, finalmente Street Fighter V chegou em sua edição definitiva, chamada aqui de Arcade Edition. Uma das franquias que deu o pontapé no que chamamos de jogos competitivos, ela continua sendo a mais popular entre os games de luta.

A edição Arcade de Street Fighter V traz o conteúdo completo do game, como os personagens, cenários e o modo história, que também era um pacote adicional. Além disso, a comunidade competitiva é super ativa, com torneios online acontecendo a todo o momento. Por outro lado, a estrutura online do game também recebeu algumas críticas, especialmente agora que não é possível sediar torneios presenciais por causa da pandemia.

Street Fighter V: Arcade Edition está disponível para PC e PlayStation 4.

13. Super Smash Bros. Ultimate

Apesar de contar com muitos torneios na década de 1980 e 1990, Nintendo e jogos competitivos nunca foram de andar juntas. Até a chegada de Super Smash Bros. Melee, que mesmo 20 anos após o seu lançamento continua com uma comunidade ativa. Atenta a isso, a Nintendo trouxe ao seu Switch o Super Smash Bros. Ultimate com modos voltados para a competição online.

Ela já havia feito isso no antecessor, Super Smash Bros. for Wii U, mas Ultimate eleva esse patamar por trazer um panteão com 80 personagens jogáveis. Além das figurinhas carimbadas de suas franquias, o jogo também traz ícones de séries criadas fora da casa. Simon Belmont de Castlevania, Cloud de Final Fantasy VII e o próprio Ryu de Street Fighter são bons exemplos disso.

Isso significa que, além de um dos melhores jogos competitivos, Super Smash Bros. Ultimate também é uma ode aos videogames. Claro, por esses detalhes ele não poderia ficar de fora da nossa lista de melhores jogos do Nintendo Switch, que recomendamos dar uma olhada!

12. Splatoon 2

Outra investida da Nintendo em jogos competitivos, Splatoon 2 reformulou totalmente os jogos de tiro. Ao invés de portar armas militares realistas em partidas de mata-mata, aqui as armas são de tinta, os personagens são lulas e polvos animados e o objetivo é pintar mais o mapa que o seu oponente.

Apesar de incomum, a fórmula do game fez bastante sucesso entre os fãs e é bastante jogada até hoje, mesmo que poucas atualizações estejam sendo lançadas atualmente para o game. O motivo: Splatoon 3, que foi anunciado em um Nintendo Direct no dia 17 de fevereiro de 2021. No entanto, o game só chegará às prateleiras em 2022.

Splatoon 2 é exclusivo para o Nintendo Switch, mas será que vale a pena comprar esse console em 2021? Veja em nossa análise!

11. Overwatch

Outro jogo que também deu uma balançada nos estereótipos dos jogos de tiro, Overwatch não chegou a inovar, mas trazer uma fórmula que até então estava meio esquecida: jogos de tiro por equipes com personagens especiais. Ao invés do padrão "militar genérico", aqui cada personagem possui seus próprios armamentos e habilidades especiais.

O segredo está em encontrar a sincronia entre os diferentes personagens na equipe, com o objetivo de vencer as partidas. Cada estágio do game tem seus próprios objetivos, como levar um objeto do ponto A para um ponto B, dominar determinadas posições no mapa ou simplesmente derrotar o time adversário.

Lançado em 2016, Overwatch e receberá uma sequência que ainda está nas fases iniciais de desenvolvimento. O jogo está disponível para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One.

10. Valorant

Misturando as armas realistas de jogos como Counter-Strike com personagens carismáticos e com habilidades especiais de maneira parecida a Overwatch, temos Valorant, o jogo de tiro grátis para PC da Riot Games. Por ter grande expertise em jogos competitivos por conta de League of Legends, o game de tiro grátis já nasceu com bastante exposição e torneios online desde o primeiro dia.

Nas partidas, cada jogador forma equipes com os personagens do game, devendo disputar contra outra equipe em mapas e modos de jogo que envolvem o clássico mata-mata ou a disputa por pontos específicos. Assim como em Counter-Strike, os jogadores possuem apenas um vida por rodada, devendo esperar a próxima caso sejam derrotados.

9. Call of Duty

Uma exceção nessa lista, é difícil enquadrar um jogo de Call of Duty entre os jogos competitivos. Isso porque praticamente todos os CODs recentes podem figurar aqui, ao mesmo tempo em que os games passados da franquia também estavam nessa categoria.

Nesse caso, podemos incluir tanto o recém-lançado Call of Duty Black Ops: Cold War quanto o battle royale gratuito Call of Duty: Warzone e a versão mobile COD Mobile. O último é um dos mais robustos, exigindo no mínimo um dos melhores celulares dessa lista.

Já Cold War e Warzone estão disponíveis tanto para PC quanto para os consoles da geração atual e passada. Call of Duty Black Ops: Cold War usa a abordagem clássica da franquia, com disputas entre equipes em modos como mata-mata e controle de território.

Já Warzone segue o gênero battle royale, competindo com PUBG e Fortnite, por exemplo. COD Mobile segue o mesmo caminho, mas possui mecânicas e comunidades próprias.

8. PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG)

Mais conhecido pela sigla PUBG, PlayerUnknown's Battlegrounds foi o responsável por tornar o gênero battle royale em um fenômeno. Tanto que o Fortnite original, um jogo pago que já havia lançado antes, ganhou seu modo battle royale grátis por conta do sucesso de PUBG. O restante da história vocês já conhecem, com Fortnite assumindo o primeiro lugar do pódio como o campeão do gênero.

Por ser um dos primeiros, PlayerUnknown's Battlegrounds não conta com mecânicas como construção de fortes ou o Gulag que traz jogadores derrotados de volta em Call of Duty Warzone, sendo considerado mais "raiz". Ou seja, o foco aqui está na disputa pela supremacia, dominando o mapa e sendo o único sobrevivente.

PUBG está disponível para PC e Xbox One. No console da Microsoft, o jogo está disponível no catálogo do Xbox Game Pass Ultimate.

7. Fortnite

Fortnite Battle Royale é um dos jogos competitivos mais versáteis, podendo ser jogado em computadores, videogames e celulares (Fonte: Shutterstock/Rokas Tenys)
Fortnite Battle Royale é um dos jogos competitivos mais versáteis, podendo ser jogado em computadores, videogames e celulares (Fonte: Shutterstock/Rokas Tenys)

Campeão indiscutível de popularidade, Fortnite pode não ter inovado no quesito battle royale, mas foi um dos primeiros jogos a contar com shows de artistas ao vivo e virtualmente, por exemplo. Além disso, os eventos da temporada 2 balançam o jogo de diversas formas, com presença de personagens de franquias grandes como Marvel e Star Wars.

Embora Fortnite seja mais conhecido pelo seu apelo popular, ele também conta com uma cena competitiva, com comunidades e times se enfrentando em torneios online ao redor do mundo. O fato de ser um jogo grátis e poder ser jogado no PC, consoles e também no celular ajudam muito o jogo a se tornar cada vez mais popular.

6. Starcraft II

Starcraft II está em seu 11° ano, mas é extremamente popular na Coreia do Sul (Fonte: Blizzard/Divulgação)
Starcraft II está em seu 11° ano, mas é extremamente popular na Coreia do Sul (Fonte: Blizzard/Divulgação)

Apesar de não ser tão popular no Brasil, você sabia que Starcraft II é um sucesso absoluto na Coreia do Sul, considerado o berço dos eSports e jogos competitivos? Além do país, o game também tem uma base bem forte de jogadores americanos e europeus, que participam de torneios periódicos, mesmo que o game seja de 2010.

Tal sucesso vem da herança deixada pelo primeiro Starcraft, que já lançava jogadores profissionais antes dos eSports se tornarem uma palavra rotineira. O jogo de estratégia em tempo real (RTS) faz com que os jogadores criem uma base do zero, sendo responsáveis por desenvolver seus exércitos e vencer seus inimigos, que começam o game nas mesmas condições.

Não deixe que o termo "jogo de estratégia" faça você pensar que estamos falando sobre um jogo lento e muito pensado. Starcraft II é um game que exige bastante agilidade nos comandos e pensamento estratégico, de modo a otimizar e aproveitar ao máximo os recursos que tem à disposição, ao mesmo tempo que tenta usá-los para sobrepujar seus adversários.

Starcraft II é exclusivo para PC e conta com período de testes gratuito em sua página oficial.

5. Dota 2

Como mencionamos no início do artigo, a origem dos MOBAs vem de uma modificação de Warcraft III chamada Defense of the Ancients, que passou a ser conhecido como Dota. Acidentalmente, todo um gênero de jogos competitivos foi criado a partir dali.

Tanto que Dota 2 é um jogo por conta própria e um dos MOBAs mais jogados, rivalizando diretamente com League of Legends. Nesse estilo de jogo, duas equipes de cinco jogadores cada são formados. Cada um escolhe um personagem com habilidades e funções distintas na equipe.

A partir daí, esses jogadores passam a ter dois objetivos: destruir a base inimiga, ao mesmo tempo em que protegem a sua. Além das habilidades individuais, jogos como Dota 2 também exigem bastante comunicação e sinergia entre as equipes, uma receita que costuma fazer sucesso nos jogos competitivos.

Dota 2 é grátis para jogar e está disponível exclusivamente no PC. Recentemente, foi anunciado que o game terá uma série animada na Netflix chamada Dota: Dragon's Blood. A série chega ao catálogo do serviço no dia 25 de março de 2021 e expande o universo do jogo além das partidas multiplayer.

Confira algumas ofertas de notebooks com placas de vídeo dedicada que vão te possibilitar jogar Dota 2 sem problemas!

4. League of Legends

League of Legends teve impacto tão grande que seus campeonatos chegaram a aparecer na TV aberta (Fonte: Shutterstock/Turu23)
League of Legends teve impacto tão grande que seus campeonatos chegaram a aparecer na TV aberta (Fonte: Shutterstock/Turu23)

É impossível mencionar Dota 2 em uma lista de jogos competitivos sem citar seu rival direto, o League of Legends. Apesar de Dota já ter uma base considerável de jogadores, foi o famoso "LoLzinho" que fez o gênero explodir e fazer até mesmo com que campeonatos como o CBLOL fosse parar na televisão.

League of Legends segue a mesma estrutura de Dota, mas trazendo alguns personagens e mapas diferentes. Você pode jogar gratuitamente, usando dinheiro apenas se quiser e comprar "skins", que nada mais são que roupagens cosméticas para os personagens. Esse também é um fator que faz o jogo ser extremamente popular.

Outro ponto interessante é que o jogo foi desenvolvido com a intenção de possibilitar jogadores com todo tipo de computador. Sendo assim, até mesmo notebooks com processador Core i3, não recomendados para jogos, são capazes de rodar League of Legends sem problemas.

Uma versão mobile do jogo chamada League of Legends: Wild Rift entrará em fase de testes públicos no dia 29 de março de 2021.

3. CS:GO

Counter-Strike sempre foi um dos jogos competitivos mais queridos entre os fãs brasileiros, e CS:GO não é diferente (Fonte: Valve/Divulgação)
Counter-Strike sempre foi um dos jogos competitivos mais queridos entre os fãs brasileiros, e CS:GO não é diferente (Fonte: Valve/Divulgação)

Sigla para Counter-Strike: Global Offensive, essa edição é a que vem sendo jogada nos últimos anos. Sua estrutura permanece semelhante a do clássico: dois times se enfrentam, assumindo o papel de heróis ou vilões. Os objetivos de cada mapa adicionam variedade às partidas.

Além disso, você pode receber versões das armas em visuais alternativos, permitindo personalizar o seu personagem. O jogo também tem uma forte base de jogadores brasileiros, tanto amadores quanto profissionais. CS:GO é exclusivo para computadores.

2. PUBG Mobile

Versão mobile do bem-sucedido PlayerUnknown's Battlegrounds, PUBG Mobile possui a mesma estrutura do original. Só que ele adaptado para receber menos jogadores, o que tornaria o jogo no celular difícil de rodar.

Outra diferença crucial entre essa versão e o original é que PUBG Mobile é gratuito, cobrando apenas por itens cosméticos que não alteram suas habilidades. De resto, a estrutura é bem parecida: aterrisse de paraquedas em uma ilha, encontre armas, itens e armaduras e seja o último a sobreviver.

PUBG Mobile é otimizado para telas de toque, mas separa seus jogadores de acordo com o equipamento que escolhem usar. Por exemplo, se você tem um controle Bluetooth pareado com o celular, você só jogará com outras pessoas que também estão usando um controle. Se está acessando o jogo no computador por um emulador de Android, seus concorrentes estarão na mesma situação que você.

Com uma comunidade bastante ativa e torneios online constante, PUBG Mobile também merece um lugar entre os jogos competitivos dessa lista. O game está disponível tanto no Android quanto no iPhone e iPad.

Leia também:

1. Free Fire

Free Fire é um dos jogos <em>competitivos </em>mobile mais jogados no mundo e o mais popular no Brasil (Fonte: Garena/Divulgação)
Free Fire é um dos jogos <em>competitivos </em>mobile mais jogados no mundo e o mais popular no Brasil (Fonte: Garena/Divulgação)

Free Fire pode não ser o jogo mais jogado no mundo em 2020, mas certamente foi o mais jogado no Brasil. O battle royale exclusivo para celulares tem como características as poucas exigências em relação ao desempenho, mas apresentando um jogo que funciona e diverte. O suficiente para que uma comunidade se forme ao redor dele.

Tanto que já há campeonatos oficiais do jogo acontecendo de forma online aqui no Brasil e, antes mesmo da pandemia, alguns eventos presenciais. O game para smartphones também abriu mais portas a jogadores profissionais que não tinham acesso a computadores para aproveitar outros jogos do tipo, se tornando o mais acessível entre os jogos competitivos atualmente.

Free Fire está disponível no Android e no iPhone.

Leia também aqui no Zoom: