Logo Zoom
Logo Zoom

Jogos de espada se destacam por um aspecto principal: emoção! É certo que diversos games são capazes de te emocionar e fazer pular da cadeira, não importando o estilo. Porém, travar lâminas contra um oponente ou rasgar a carne de uma criatura lendária é um prazer que os grandes fãs de jogos de espada sempre vão sentir.

Mesmo nesse nicho, os games podem assumir diversos gêneros! Podem ser jogos de aventura baseados na exploração ou jogos violentos de ação e guerra. Ou até mesmo os mais clássicos jogos de fliperama no estilo de combate um contra um. Se você se interessa por qualquer game desse tipo, confira nossa lista, onde destacamos os melhores jogos de espada deste ano.

Abaixo citamos games disponíveis nos principais consoles, mas eles podem ter valores muito altos. Se for o caso, nós também temos uma lista com os melhores videogames baratos do mercado!

1. Ghost of Tsushima

Ghost of Tsushima é considerado por muitos o melhor entre os jogos de espada, pela sua história cativante e ambientação realista (Divulgação/Ghost of Tsushima)

Falando sobre jogos de espada, um dos mais aclamados é Ghost of Tsushima, um exclusivo do PS4 e PS5. Ambientado num Japão feudal, o game conta a saga de bravura do samurai Jin Sakai.

Jogado a partir de uma perspectiva em terceira pessoa, Ghost of Tsushima traz muita variedade de dinâmicas na jogatina. O jogo é de ação e aventura baseada na cultura samurai. Porém, o game também traz elementos de stealth, um mundo completamente aberto para exploração e a liberdade de tomada de decisões durante a gameplay.

Como se espera de jogos de espada, nesse game é possível usar as famosas katanas japonesas. Porém, não para por aí. Ghost of Tsushima conta com uma enorme variedade de armas, como as populares kunais e até o arco e flecha. Além disso, também traz habilidade e equipamentos como armaduras, que melhoram a sua experiência.

Falando sobre design, o jogo cumpre com excelência o objetivo de passar a experiência do Japão feudal. Com uma fotografia impressionante e ambientes muito detalhados, você consegue incorporar perfeitamente o personagem de Jin Sakai. Se coloque na pele do último samurai e lute contra as invasões mongóis à ilha de Tsushima para vingar e libertar o país.

Interessado por jogos de PS5? Confira conosco tudo sobre Playstation 5!

2. Sekiro: Shadows Die Twice

Sekiro se destaca entre os jogos de espada pela sua temática samurai, inimigos diversos e dificuldade acima do padrão (Divulgação/ Sekiro: Shadows Die Twice)

Sekiro: Shadows Die Twice é outro game baseado na cultura samurai e um dos melhores jogos de espada. Portador de dois prêmios em 2019 (melhor jogo do ano e melhor jogo de ação/aventura), Sekiro está disponível para Xbox One, PlayStation 4, PC e Google Stadia.

O game, desenvolvido pela From Software, apresenta mapa aberto. Também traz inimigos diversos, missões furtivas e uma jogabilidade diversa, a partir de novas habilidades e melhorias. Mas o destaque da jogabilidade fica pela capacidade de reviver. Essa habilidade tem circunstâncias especiais e influencia diretamente na história.

Por se tratar de um jogo samurai, sua espada é uma katana, como esperado. Porém, o inesperado está no nível de violência. Sekiro: Shadows Die Twice se passa no violento Japão da era Sengoku e a violência não é apenas gráfica. Cada inimigo possui uma mecânica diferente, mas todos estão preparados para matar o protagonista várias e várias vezes.

O que chama a atenção nesse game e o faz ser comparado com a franquia Souls é a sua dificuldade. A frustração da derrota e o alívio e prazer de uma vitória sofrida é o que torna o jogo tão emocionante. Acompanhe Sekiro em sua difícil missão de salvar Kuro, enquanto enfrenta diversos perigos e adversários nesse jogo extremamente violento em terceira pessoa.

3. Assassin's Creed: Valhalla

Assassin’s Creed: Valhalla é um dos poucos jogos de espada de fato da franquia e inova em vários recursos, como a possibilidade de escolher uma personagem feminina (Divulgação/Ubisoft)

Entrando na franquia dos assassinos, um dos jogos de espada que se destaca é Assassin's Creed: Valhalla. Desenvolvido pela Ubisoft, o game se passa na Idade Média, por volta de 870 a 880, e possui temática viking. Ele está disponível para PC, Google Stadia, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.

O jogo inova ao apresentar ao jogador a escolha do gênero de seu personagem principal. Isto é, Eivor pode assumir a aparência feminina ou masculina, de acordo com o desejo do usuário. Porém, o game não inova muito no seu sistema RPG de evolução, que segue o mesmo padrão de seu antecessor, Assassin's Creed: Odyssey, o que é uma escolha segura.

O combate permite a utilização de armas diversas, incluindo lâminas. Esse jogo é recheado de batalhas e inimigos interessantes, o que é de se esperar, pois se passa em um contexto de guerra. O mais interessante é que o jogador possui grande influência no desenvolver do game, com suas escolhas realmente determinando quais rumos a história seguirá.

Controle Eivor em sua evolução, batalhas, gerenciamento do clã e alianças para liderar sua tribo na invasão e conquista do oeste da Inglaterra nesse jogo de mundo aberto.

4. The Legend of Zelda: Breath of the Wild

Um dos melhores jogos de espada, Breath of the Wild faz parte da famosa franquia Zelda, da Nintendo (Divulgação/ Zelda: Breath of the Wild)

Um dos jogos de espada que nós sugerimos vem de uma das séries mais bem sucedidas da Nintendo. The Legend of Zelda: Breath of the Wild é um game aclamadíssimo, com alguns fãs defendendo o título como um dos melhores da década. Acompanhe Link em sua grande aventura num mundo aberto extremamente vasto, rico e vivo.

O jogo, exclusivo para Nintendo Switch e Wii U, possui gráficos únicos e não enche o usuário de instruções. Justamente porque a proposta principal é convidar o jogador a conhecer de forma livre o grande reino de Hyrule. O título incentiva uma jogabilidade não-linear e é recheado de mecânicas de exploração diversas.

O game integra até mesmo sistemas físicos e químicos que permitem ao usuário lidar com puzzles e dificuldades de maneiras distintas e criativas. Breath of the Wild se consagra como um dos melhores jogos de espada pela sua versatilidade e mundo envolvente.

Acompanhe Link, que surgiu sem memórias em uma Hyrule em ruínas. Viaje pelo mundo recuperando as memórias, recupere a lendária espada mestra e se prepare para enfrentar o clássico vilão Ganon e enfim restaurar a paz.

5. Fire Emblem: Three Houses

Fire Emblem: Three Houses é um dos jogos de espada que mais inova, trazendo conceitos de JRPGs, mecânica de combate diferenciada e uma trama política intrigante (Divulgação/ Fire Emblem: Three Houses)

Nossa próxima sugestão foge um pouco do padrão de jogos de espada. Fire Emblem: Three Houses é um game de RPG de estratégia publicado pela Nintendo em 2019. Com disponibilidade para Nintendo Switch, o jogo possui mecânicas diferenciadas como combate por turnos e referências às clássicas visual novels.

O continente de Fódlan, comandado pela Igreja de Seiros, está ameaçado por uma guerra iminente. A Academia de Oficiais é um estabelecimento de elite que prepara jovens para a batalha, ensinando sobre armas e magia. Essa Academia, porém, é dividia por três casas distintas, onde cabe ao jogador escolher qual casa irá auxiliar.

Nós entramos na pele de Byleth, um mercenário, que pode ser um personagem feminino ou masculino, à sua escolha. Seremos convidados a tutorar uma das casas da Academia e guiá-los através de uma série de batalhas. A jogabilidade se destaca bem nesse contexto, pois alterna perfeitamente entre batalhas por turnos e elementos de simulação social e gestão de tempo.

Podendo recrutar personagens, evoluir guerreiros e melhorar relações, abrigando conceitos de jogos de espada ao mesmo tempo que explora diálogos e desenvolve seus NPCs. Em Fire Emblem: Three Houses, não somos apenas guerreiros numa viciante intriga política, somos também humanos em um mundo vivo.

6. Samurai Shodown

Relembre a nostalgia de Samurai Shodown nessa versão atualizada de um dos maiores clássicos jogos de espada (Divulgação/Samurai Shodown)

Em 1993, Samurai Shodown conquistou o mundo inteiro e garantiu sua posição como um dos mais conhecidos jogos de espada. Porém, após uma década desde o último lançamento, em 2019, o jogo retornou com gráficos atualizados e jogabilidade mais sofisticada. Ele está disponível para PS4, Xbox One, Switch, Stadia, Xbox Series X /S, PC e até em fliperamas.

Com o peso de um legado nas costas, a desenvolvedora SNK entrega batalhas tão intensas e épicas quanto antes. Garantindo até uma indicação ao prêmio de melhor jogo de luta em 2019. A história se passa no período de isolamento do Japão, o Sakoku, pouco antes da história do primeiro jogo. Num geral, o game está rejuvenescido, mas se mantém fiel às suas essências.

Diferente de muitos jogos de luta nesse estilo, Samurai Shodown apresenta um combate um tanto mais estratégico. O que combina muito com a temática samurai e a luta com katanas. O jogo estimula a atenção para escolher o melhor momento de ataque, e não uma simples pancadaria desenfreada e frenética.

O jogo apresenta outros modos além da luta padrão, mas no final, tudo se resume ao combate de um contra um. O que é bom também, afinal, essa é a proposta principal do jogo. Teste Samurai Shodown e se divirta enquanto conhece personagens com habilidades diferentes e explora a melhor forma de eliminar seus inimigos com sua katana!

Para os saudosistas que sentem saudade dos analógicos do fliperama, temos uma sugestão: Jogue no computador, mas usando um dos melhores controles de videogame para PC!

7. Soul Calibur VI

Geralt, de The Witcher, é um convidado especial no jogo de espadas Soul Calibur IV (Divulgação/ Soul Calibur VI)

O Soul Calibur VI também foge dos padrões de jogos de espada. Isso pois ele segue a ideia de lutas um contra um, como Samurai Shodown. Lançado para PS4, Xbox One e PC, essa versão da franquia traz combates mais simples e personagens mais carismáticos, além de novas mecânicas para as lutas.

Praticamente todos os personagens usam armas brancas, como bastões e espadas, fugindo do padrão de luta corporal. O jogo não prejudica iniciantes, trazendo sequências fáceis de decorar e um sistema de contra ataque fácil de aprender. Seu grande destaque, com certeza, é a história e personalização.

No modo História, é possível conhecer melhor os personagens do jogo e passar por altas emoções. Mas o brilho do jogo está na capacidade de personalizar seu personagem como desejar, alterando desde as armas à raça de seu lutador (é possível jogar como demônios, mortos-vivos, entre outros).

O jogo peca um pouco em alguns detalhes do cenário, como as texturas e a falta de dinamismo. Porém, continua sendo uma das melhores recomendações de jogos de espada para aqueles que gostam de personalizar personagens e construir a sua própria história.

8. Dynasty Warriors 9

Dynasty Warriors 9 é um dos jogos de espada que mais foca em movimentos épicos e combates contra hordas de inimigos (Divulgação/ Dynasty Warriors 9)

Dentre os jogos de espada famosos, destacamos o Dynasty Warriors 9. Desenvolvido pela Omega Force, esse título é um dos mais ambiciosos da franquia, inovando com um recurso inédito: o mundo aberto. O jogo está disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC.

O mundo de Dynasty Warriors 9 é enorme e repleto de interações e missões secundárias. Foram inclusas diversas mecânicas como pesca,  coleta de recursos e até caça de tesouros. Todavia, o jogo peca um pouco no seu polimento final, pois algumas regiões parecem incompletas, como se o jogador vagasse por um campo aberto sem nada em volta.

A história se baseia no clássico chinês Romance dos Três Reinos, que nessa mídia é dividido em 13 capítulos. Ela começa durante a Rebelião dos Turbantes Amarelos vai até a Queda de Shu. Já a história de seus personagens dura até que eles deixem de ser importantes ou cheguem em sua morte histórica.

O combate foi reajustado e teve adições como o sistema de contra-ataque. As batalhas escalam de forma impressionante, até te fazendo esquecer da falta de relevância e impacto das missões secundárias. É um jogo com alguns problemas, mas que não deixa de ser divertido. Com certeza, é uma adição e tanto à franquia.

Com uma campanha um pouco longa, precisamos cuidar da ergonomia para passar muitas horas jogando, certo? Confira aqui nossas sugestões de cadeiras gamer baratas em 2022!

9. Dark Souls III

Dark Souls III é um dos jogos de espada mais voltados para a temática medieval, com guerreiros de armadura, castelos e dragões (Divulgação/ Dark Souls III)

A franquia de gênero RPG Souls é extremamente conhecida pelo seu nível de dificuldade. Dark Souls III não decepciona nisso e traz adições que o consagram como um dos melhores jogos de espada. O game está disponível para PC, PS4 e Xbox One.

O game em terceira pessoa repete muitas características boas de seus antecessores. O jogador possui muita disponibilidade em relação a armas, não precisando se ater unicamente às lâminas. É incentivada novamente a estratégia de desvio por rolagem e ainda é difícil de superar seus inimigos. Mas afinal, o que diferencia essa versão das anteriores?

O dinamismo. Algumas ações, como balançar armas ou andar para trás, estão mais rápidas e fluídas que em Dark Souls II. Esse destaque pode não parecer nada demais para leigos, mas para jogadores veteranos, é uma grande diferença. As habilidades especiais das armas também temperam o jogo, tornando a batalha um tanto mais estratégica.

Outros destaques são os cenários e designs que estão mais belos e opressivos do que nunca. O jogador consegue sentir na pele que o ambiente é perigoso. Além disso, a curva de dificuldade é um pouco mais justa, com batalhas adequadas, mas ainda difíceis. O jogo se mostra mais “paciente” para educar os jogadores, mas ao mesmo tempo, pune erros de forma rigorosa.

É uma das franquias mais aclamadas no meio de jogos de espada e isso não é à toa. Desafiador e frustrante, mas ao mesmo tempo, empolgante e recompensador. É um ótimo game e, mesmo sabendo da dificuldade, vale a pena dar uma chance para o Dark Souls III.

10. The Legend of Zelda: Link's Awakening

A franquia Zelda se destaca por jogos de espada com aventura, e The Legend of Zelda: Link's Awakening tem suas bases definidas nessa temática (Divulgação/ The Legend of Zelda: Link's Awakening)

Nossa última sugestão da lista de jogos de espada é Zelda novamente, mas um pouco diferente. The Legend of Zelda: Link's Awakening é uma recriação atualizada do clássico de 1993, lançado originalmente para o Game Boy.

O game aposta num estilo de arte “retrô moderno”, mas mantém a jogabilidade clássica de visão de cima pra baixo. A história se passa na Ilha Koholint, onde Link chega após seu navio ser atingido por uma tempestade. Assim como outros jogos da franquia, é muito marcado pela exploração e desafios quebra-cabeça.

Não apenas espadas, use muito mais. Descubra masmorras e itens que vão lhe ajudar a superar seus desafios. Ao fim, o objetivo é encontrar oito instrumentos musicais mágicos para conseguir fugir desse novo ambiente. Tudo isso ao som de uma trilha impecável que, junta a identidade visual única, traz uma experiência extremamente agradável.

Falando em trilha sonora, confira conosco quais são os melhores headsets gamers atuais!

Mesmo longe de Hyrule, a Nintendo acerta muito na ambientação e criaturas, conseguindo extrair ao máximo a essência da aventura que consagra a franquia Zelda no universo dos jogos até hoje.