Logo Zoom
Logo Zoom

O PlayStation Portátil, ou PSP, é um portátil lançado em 2004 no Japão e em 2005 no resto do mundo que trazia uma experiência de jogos semelhante a do PlayStation 2, um pouco antes do lançamento do PlayStation 3 em 2006. Diferente da maioria dos portáteis que usavam cartuchos para seus games, os jogos de PSP eram em discos chamados UMD.

Apesar de não ter vencido seu concorrente direto, o Nintendo DS, o PSP foi um dos melhores consoles portáteis em sua época e teve bastante sucesso, com 80 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo, se tornando o portátil mais vendido não fabricado pela Nintendo.

O PSP ainda é uma ótima opção para jogadores, apesar de um pouco antigo, devido ao seu grande acervo de jogos de qualidade. Confira 12 dos melhores jogos de PSP entre seus títulos mais marcantes e divertidos.

O PlayStation Portátil, ou PSP, foi um dos primeiros portáteis a trazer uma experiência de console para a palma da mão (Reprodução: Engin Akyurt da Pexels)

1. Crisis Core: Final Fantasy VII

Este RPG de ação considerado um dos melhores jogos para PSP complementa a história de Final Fantasy 7 ao mostrar as aventuras de Zack, um soldado da força de elite Soldier cujas memórias foram compartilhadas com o protagonista Cloud do jogo original. Além de apresentar uma profunda narrativa o game traz um sistema de missões que incentiva jogadores a se tornarem cada vez mais fortes, mesmo que seu destino final já esteja traçado.

Crisis Core: Final Fantasy 7 é um dos melhores jogos do PSP e complementa a história do clássico RPG (Reprodução: MobyGames)

2. God of War: Ghost of Sparta

O segundo game da franquia God of War no PSP expandiu tudo que o primeiro jogo, Chains of Olympus, já havia feito certo, com uma jogabilidade perfeitamente transporta dos games originais do PlayStation 2 e uma nova história original. Em Ghost of Sparta, um dos melhores jogos de PSP, jogadores entram no papel do Deus da Guerra, Kratos, em uma jornada pelo mundo dos mortos dominado por Thanatos para resgatar seu irmão Deimos.

God of War: Ghost of Sparta foi o melhor game da franquia God of War no PSP (Reprodução: MobyGames)

3. God of War: Chains of Olympus

Uma das maiores surpresas entre os jogos de PSP foi o trabalho da desenvolvedora Ready at Dawn com God of War: Chains of Olympus. O game consegue captar toda a essência de God of War 1 e 2 do PlayStation 2 com seu prazeroso e violento combate em três dimensões, combos, diferentes armas, história épica e batalhas contras criaturas gigantes. Na história, Kratos precisa enfrentar Morpheus que planeja colocar todo o mundo dos homens e os deuses do Olimpo em um sono profundo.

God of War: Chains of Olympus impressionou no PSP ao trazer uma experiência tão prazerosa quanto a dos games do PlayStation 2 (Reprodução: MobyGames)

4. Silent Hill Origins

A clássica série de terror Silent Hill teve um prequel no PSP em Silent Hill Origins, um game que se passa nos anos 70 antes mesmo do primeiro título. Jogadores entram no papel do caminhoneiro Travis Grady, o qual se aventura na amaldiçoada cidade enquanto tenta descobrir o paradeiro de uma menina que ele salvou de um incêndio. A jogabilidade é bastante fiel a outros títulos da série em um dos jogos de PSP leves, com a diferença que o próprio controla a transição para a versão macabra da cidade ao se transportar por espelhos.

Silent Hill Origins explorou uma história no passado da cidade de Silent Hill com jogabilidade semelhante aos primeiros jogos da série (Reprodução: MobyGames)

5. GTA: Vice City Stories

A clássica série GTA no portátil da Sony foi um dos maiores feitos técnicos dos jogos de PSP, ao conseguir rodar todo o mundo aberto do jogo do PlayStation 2. GTA: Vice City Stories como parte da série "Stories" utiliza o mesmo mundo de GTA: Vice City, mas foca-se em uma história diferente antes do game principal, com Victor Vance como protagonista enquanto jogadores tentam criar seu próprio império criminoso.

GTA: Vice City Stories foi um dos feitos mais impressionantes entre os jogos de PSP ao permitir que o jogador explorasse um grande mundo aberto como no PS2 (Reprodução: MobyGames)

6. Monster Hunter Freedom Unite

A franquia Monster Hunter, muito conhecida atualmente, começou a ganhar popularidade na época dos jogos para PSP. Em Monster Hunter Freedom Unite, até quatro jogadores podem se unir para enfrentar diversos monstros em grandes caçadas. Ao vencer as criaturas, é possível usar suas partes para criar novas armas e armaduras que permitem ficar ainda mais forte e caçar monstros ainda mais poderosos.

Leia também: PS5 barato existe no Brasil? Veja preços e modelos em 2022

Monster Hunter Freedom Unite foi um dos capítulos de sucesso da popular franquia de caça aos monstros entre os jogos de PSP (Reprodução: MobyGames)

7. Assassin's Creed: Bloodlines

Uma aventura menos conhecida da aclamada série Assassin's Creed é o capítulo Bloodlines do PSP que se passa entre Assassin's Creed 1 e 2. Ele segue a história do assassino Altair após os eventos do primeiro jogo e trazia a jogabilidade pela qual a série ficou conhecida na época, com um mundo aberto e eliminações sorrateiras de inimigos e figuras históricas. Um dos melhores jogos de PSP, impressionava por trazer uma aventura portátil em mundo aberto tão fiel ao original.

Assassin's Creed: Bloodlines também surpreendeu entre os jogos de PSP com uma experiência próxima ao game dos consoles (Reprodução: MobyGames)

8. Metal Gear Solid: Peace Walker

Após os eventos de Metal Gear Solid 3: Snake Eater, jogadores vivem uma nova aventura de Snake até ele finalmente assumir seu novo título como o lendário Big Boss. A jogabilidade do game traz a tradicional eliminação sorrateira de inimigos, mas também um precursor do que seria Metal Gear Solid 5, como desenvolvimento de armas, recrutamento de soldados inimigos e mais. Tudo isso acompanhado com uma bela história contada através de um visual de história em quadrinhos, fazendo deste um dos melhores jogos de PSP.

Metal Gear Solid: Peace Walker é um dos mais impressionantes jogos de PSP, com muito da base que seria Metal Gear Solid 5 no futuro (Reprodução: MobyGames)

9. Kingdom Hearts: Birth by Sleep

Antes dos eventos do primeiro Kingdom Hearts, Birth By Sleep, um dos mais jogados jogos de  introduziu jogadores ao mundo original de Kingdom Hearts, onde personagens da Disney e Final Fantasy ainda habitavam mundos separados. Sob uma nova ameaça de criaturas sombrias chamadas Unversed, o jogador assumia o papel de três guerreiros com keyblades: Terra, Ventus e Aqua, em três campanhas individuais através de mundos baseados nas famosas animações da Disney.

Kingdom Hearts: Birth by Sleep é mais um dos jogos de PSP que trouxeram uma grande experência próxima a suas contrapartes nos consoles (Reprodução: MobyGames)

10. Half-Minute Hero

Um dos títulos mais divertidos entre os jogos de PSP é essa mistura de RPG e quebra-cabeça na qual o jogador precisa salvar o mundo em 30 segundos através de diferentes fases. O truque está em descobrir formas de conseguir mais tempo e itens necessários para vencer as dificuldades de cada fase, tudo com personagens carismáticos e um sistema de batalha automatizado divertido.

Em sua mistura de RPG e quebra-cabeça, Half-Minute Hero é um dos mais originais e divertidos jogos de PSP (Reprodução: MobyGames)

11. LittleBigPlanet

Baseado no primeiro LittleBigPlanet do PlayStation 3, a versão do PSP é um jogo individual que trazia o personagem Sackboy em um game de plataforma no qual jogadores podiam criar suas próprias fases. O game conta com uma campanha tradicional de plataforma na qual Sackboy pode saltar, se movimentar na profundidade do cenário, resolver quebra-cabeças com física e mais. No entanto, o grande chamariz da série é criar seus próprios estágios e jogar fases criadas por outros usuários, sendo um destaque dentre os jogos para PSP.

O clássico game de plataforma LittleBigPlanet ganhou uma versão própria no PSP que manteve sua capacidade de criar fases (Reprodução: MobyGames)

12. Rock Band: Unplugged

A clássica série musical que nos consoles exigia uma série de equipamentos para ser jogada, teve uma ótima versão portátil como outros jogos de PSP, apenas com o uso de botões. A jogabilidade é semelhante a de Guitar Hero, na qual o usuário deve apertar botões coloridos em um certo ritmo, porém para diferentes instrumentos.

O jogo traz quarenta músicas famosas, como "Chop Suey!" do System of a Down, "Carry on Wayward Son" do Kansas, "Livin' on a Prayer" de Bon Jovi, "Mr. Brightside" do The Killers, "Painkiller" do Judas Priest, "Rock Your Socks" do Tenacious D, "Pinball Wizard" do The Who e muitas outras mais.

Rock Band: Unplugged trouxe toda a diversão de um bom game rítmico dos consoles sem o uso de caros acessórios (Reprodução: MobyGames)

13. Lumines II

Outra boa opção de jogo de PSP é o Lumines II, um jogo de puzzle que lembra bastante Tetris. Ele junta a isso interação musical ao longo do jogo, dando uma experiência diferenciada e divertida. É um jogo bastante casual, sobredtudo quando comparado aos outros títulos da lista.

Blocos 2x2 com duas cores vão caindo do topo, e o seu objetivo é agrupar eles de acordo com a cor. Com isso, você vai limpando o tabuleiro e ganhando pontos. O jogo conta ainda com vários modos que deixam a gameplay mais divertida, podendo até mesmo o tornar bem difícil.

O Lumines II é um excelente jogo para PSP que lembra o famoso Tetris (Reprodução/Lumines II)

14. Wipeout Pure

Um jogo para PSP de corrida, o Wipeout Pure tem um aspecto bastante futurista. Muito divertido, se passa quase 200 anos no futuro e os jogadores controlam naves antigravitacionais pertencentes a corporações de corrida. Tem oito dessas corporações no jogo e uma nave para cada.

Claro, cada nave vai ter características diferentes de maneira com que você possa jogar como preferir. Além disso, você pode pegar "power-ups" de ataque e de defesa durante a partida, e o jogo oferece diversos modos.

O Wipeout Pure é uma das melhores opções de jogo de PSP de corrida, com um aspecto futurista (Reprodução/Wipeout Pure)

15. Shin Megami Tensei: Persona 3 Portable

Persona é uma das maiores sagas de todos os tempos, sobre isso não há dúvidas. O Persona 3 teve um remake estendido e com melhorias quando comparado à versão de PlayStation 2, sendo facilmente um dos melhores jogos para PSP.

Agora, o jogador poderá escolher o gênero do personagem, terá acesso a controles simplificados e intuitivos, e varias melhorias de jogabilidade. Pode também escolher de cinco níveis de dificuldade. De maneira geral, o jogo é muito diferente, por mais que siga a mesma história. Ou seja, mesmo se você jogou o original, pode experimentar esse sem medo!

Persona 3 recebeu um remake estendido e se tornou um dos melhores jogos de PSP (Reprodução/Shin Megami Tensei: Persona 3 Portable)