Melhores jogos grátis de 2020: 10 games para baixar e jogar online

Veja lista com os melhores jogos gratuitos para PC, PS4, Xbox One, Nintendo Switch e celulares

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Está procurando jogos grátis para se divertir? Há diversas opções de games para baixar nos PCs, consoles e celulares com download gratuito e que ainda permitem jogatina online com amigos. League of Legends, Fortnite e Free Fire, por exemplo, são alguns dos títulos que mais bombaram entre os gamer em 2020.

Neste artigo, o Zoom reuniu os melhores jogos que estão de graça para baixar no computador, PS4, Xbox One, Nintendo Switch ou nos smartphones Android e iPhone (iOS). Confira, a seguir, a lista com todos os títulos e saiba onde baixar.

Leia também: Como limpar notebook, mouse e teclado para evitar contágio por coronavírus

Call of Duty: Warzone

Call of Duty: Warzone, da Infinty Ward. (Foto: Divulgação/Activision Blizzard)
Call of Duty: Warzone, da Infinty Ward. (Foto: Divulgação/Activision Blizzard)

A famosa série de jogos Call of Duty também resolveu entrar para o mundo dos games battle royale e lançou o Call of Duty: Warzone em 10 de março. O jogo é permanentemente gratuito e reúne até 150 jogadores em uma mesma partida.

O game possui diferentes modos de jogo: o próprio Battle Royale, onde o jogador e mais dois companheiros precisam sobreviver até o final da partida, e o modo Saque (plunder) em que as equipes disputam para ver quem acumula mais dinheiro até o fim da partida.

Onde jogar: PlayStation 4, Xbox One e PC (Battle.net).

League of Legends (LoL)

League of Legends, da Riot Games. (Foto: Divulgação/Riot Games)
League of Legends, da Riot Games. (Foto: Divulgação/Riot Games)

Muito conhecido também como LoL, o jogo é um dos maiores sucessos dentro desse universo, com torneios milionários e milhões de jogadores espalhados pelo mundo. Foi lançado em 2009 pela Riot Games e é baseado no estilo MOBA, onde duas equipes se enfrentam com o objetivo de destruir a base adversária.

Cada jogador escolhe seu campeão (são mais de 140 opções) com possui habilidades e itens específicos que podem ser usados em prol da estratégia da equipe. Nunca é tarde para se aventurar em um MOBA, e o League of Legends possui uma curva de aprendizado rápido que motiva o player a continuar jogando.

Onde jogar: PC.

Fortnite

Fortnite, da Epic Games. (Foto: Divulgação/Epic Games)
Fortnite, da Epic Games. (Foto: Divulgação/Epic Games)

O jogo é um dos battle royale mais populares, justamente por ser gratuito e divertido. O game lembra bastante o PlayerUnknown’s Battleground (PUBG), mas com uma mecânica inovadora de construção.

São 100 jogadores por partida e além de ter que matar os outros players para sobreviver, você pode coletar materiais e construir casas, bases ou até fortalezas para te ajudar a ser o último a ficar vivo e vencer a partida. Fornite possui modos em equipes e individual.

Onde jogar: PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC (Epic Games Store), iOS e Android.

Apex Legends

Apex Legends, da Respawn Entertainment. (Foto: Divulgação/Electronic Arts)
Apex Legends, da Respawn Entertainment. (Foto: Divulgação/Electronic Arts)

Desenvolvido pela Respawn (a mesma de Titanfall) e distribuído pela EA, o battle royale veio para trazer uma proposta diferente dentro do cenário que já tem Fortnite e PUBG consolidados. Apex deixou um pouco de lado a fórmula da individualidade, tradicional em outros batlle royale e apostou em um modo tático com equipes de três jogadores.

São 60 jogadores divididos em 20 equipes. Embora o objetivo ainda seja o mesmo: sobreviver até ser a última equipe restante. O título também empresta características dos MOBAs, com certas habilidades para cada personagem, sendo algumas mais focada no ataque, outras em suporte e por aí vai. Se você gosta de battle royale e MOBA, o Apex Legends pode ser a sua melhor opção.

Onde jogar: PlayStation 4, Xbox One e PC (Origin).

Hearthstone

Hearthstone, da Blizzard. (Foto: Divulgação/Blizzard)
Hearthstone, da Blizzard. (Foto: Divulgação/Blizzard)

O jogo de cartas da Blizzard é bastante cultuado pelo mundo e conta com grandes campeonatos. O título reuniu os heróis do clássico Warcraft em um divertido card game. Ao mesmo tempo que é simples de jogar e aprender, o jogo demanda um pensamento estratégico bastante complexo.

Cada jogada é importante para conquistar a vitória e a dificuldade vai aumentando assim que você vai aprendendo e evoluindo. Existe um grande número de heróis para jogar e desbloquear. Ganha quem tira toda a energia do adversário e, para isso, existem cartas de lacaios, magias e armadilhas.

Onde jogar: PC (Battle.net), iOS e Android.

Counter Strike: Global Offensive (CS:GO)

Counter Strike: Global Offensive (CS:GO), da Valve. (Foto: Divulgação/Valve)
Counter Strike: Global Offensive (CS:GO), da Valve. (Foto: Divulgação/Valve)

Um clássico desde o começo dos anos 2000, a Valve dá uma nova cara para o Counter Strike com o Global Offensive. O CS que foi muito popular nas lan houses, agora é gratuito para os entusiasta de um bom FPS (jogos de tiro em primeira pessoa).

O título é uma boa pedida para aqueles que gostam de trabalho em equipe, reflexo rápido e muita habilidade. A Valve apostou nos mapas clássicos do Counter Strike 1.6 e continua separando os jogadores em duas equipes: terroristas e contra-terroristas. Existem alguns objetivos como implantar uma bomba (ou impedir) e resgatar reféns, embora na prática ganha a equipe que mata mais.

Onde jogar: PC (Steam).

Warframe

Warframe, da Digital Extremes. (Foto: Reprodução/Steam)
Warframe, da Digital Extremes. (Foto: Reprodução/Steam)

Para você que gosta de um bom jogo de tiro, temos mais uma opção. Desenvolvido pela Digital Express, o jogo te coloca no papel dos ninjas Tenno em uma guerra contra os Grinner, alienígenas que são clones humanos militarizados. Você ainda terá que lutar contra um grupo corporativo e vítimas de um vírus mortal.

Contra tantos inimigos, o player conta com os Warframes, armaduras que te dão habilidades especiais. O jogo também te dá a oportunidade de escolher entre jogar online ou offline, com experiências diferentes para cada opção. Enquanto no modo online o foco fica na ação e nos tiroteios, o modo online é voltado para o uso da estratégia e da inteligência para combater os inimigos e vencer.

Onde jogar: PC (Steam), PlayStation 4 e Nintendo Switch.

Dauntless

Dauntless, da Phoenix Labs. (Foto: Divulgação/Epic Games)
Dauntless, da Phoenix Labs. (Foto: Divulgação/Epic Games)

O título pode ser uma boa pedida pra quem está procurando um RPG de ação para jogar durante o isolamento. Desenvolvido pela Phoenix Labs, Dauntless foi lançado inicialmente para computador e depois foi disponibilizado para PlayStation4 e Xbox One.

As batalhas são em modo cooperativo para até quatro jogadores e conta com elementos clássicos dos RPGs. O jogador terá que caçar Behemoths, bestas gigantes que lembram os monstros de Monster Hunter, para adquirir itens, forjar armas e armaduras para evoluir e melhorar o seu personagem.

Onde jogar: PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC (Epic Games Store).

Free Fire Battlegrounds

Free Fire, da Garena. (Divulgação/Garena)
Free Fire, da Garena. (Divulgação/Garena)

O battle royale que é febre nos celulares. Desenvolvido pela Garena e disponível para iOS e Android, o Free Fire é uma excelente opção para quem quer passar o tempo jogando, mas não tem consoles ou um computador disponível, além da possibilidade de poder jogar em qualquer lugar (mas agora é para jogar em casa, ok?).

Semelhante ao PlayerUnkown’s Battlegrounds e Fortnite, você precisa sobreviver em uma ilha com 50 pessoas. É possível escolher onde descer devido ao seu paraquedas, dirigir veículos e utilizar itens que vão te auxiliar a ficar vivo ou enfrentar os inimigos. Com um emulador, é possível jogar Free Fire no PC, mas a diversão é maior sabendo que está jogando um battle royale em seu smartphone.

Onde jogar: iOS, Android e PC (com emulador).

Pokémon GO

Pokémon GO, da Niantic. (Foto: Reprodução/Shutterstock)
Pokémon GO, da Niantic. (Foto: Reprodução/Shutterstock)

O jogo teve seu hype mundial e depois deu uma esfriada, mas ainda dá pra ser um grande treinador Pokémon, mesmo sem poder sair de casa. Pokémon Go trouxe uma proposta inovadora de espalhar os monstrinhos pelo mundo real e você ter que sair para caçá-los com o celular. Você consegue vê-los pela tela do seu smartphone e a captura é feita jogando pokébolas neles. Existem também os ginásios, onde é possível colocar os seus pokémons para batalhar.

Embora o jogo tenho servido de incentivo para sair de casa, a Niantic, desenvolvedora do game, disponibilizou itens (incensos) com 99% de desconto para atrair os pokémons até você, motivando os jogadores que ainda querem caçar a ficarem em casa nessa quarentena.

Outras medidas da empresa ainda precisam que o jogador saia de casa, mas houve mudanças para evitar aglomerações. Para chocar os ovos, agora é requerido a metade da distância necessária originalmente. Eventos especiais dentro do jogo também foram adiados para impedir a reunião de um grande número de pessoas.

Onde jogar: iOS e Android

Leia também: