Melhores jogos MMORPG 2021: entre em universos massivos dos games

Os jogos MMORPG são os mais populares e garantem uma jogabilidade prolongada e experiência de mundos abertos.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 9 min. de leitura.

Compartilhe:

Entretenimento de qualidade nunca é demais e, nesse sentido, os jogos MMORPG podem ser uma boa pedida, sabia? Além de serem títulos muito populares, eles são considerados alguns dos mais lucrativos da indústria dos games.

Até mesmo porque boa parte desses games é devidamente criada para uma jogabilidade prolongada. Isso se dá principalmente pelas recorrentes atualizações, o que garante uma maior fidelização dos jogadores. Mas, se você não está muito por dentro desse universo, vamos lhe ajudar! Entenda a seguir o que é MMORPG e quais os jogos de destaque em 2021.

Antes de seguir adiante, como estamos falando de jogos online, é muito importante que você priorize uma internet de qualidade. Mas, isso não significa apenas investir em pacotes de dados extremamente robustos e, sim em roteadores que melhores sua experiência de conexão.

O que é MMORPG?

Os jogadores assumem o papel de um personagem e exploram um mundo aberto (Fonte: Shutterstock)
Os jogadores assumem o papel de um personagem e exploram um mundo aberto (Fonte: Shutterstock)

Para começar, MMORPG é uma sigla para “Massively Multiplayer Online Role-Playing Game”, que e em português quer dizer “Jogo de Representação de Papéis Online, Multijogador em Massa”. Essa sigla foi usada ainda em 1997 pelo criador de Ultimate Online, Richard Garriot. Vale mencionar que, até hoje, esse é um dos títulos mais aclamados do gênero.

De forma semelhante ao RPGs offline, os jogadores assumem o papel de um personagem que pertença ao mundo virtual. Em grande parte dos jogos, esse personagem costuma ser medieval ou até mesmo um mágico – aqui, cabe ao jogador ter controle sobre todas as suas funções, o que envolve até mesmo interações diretas com outros personagens e a vivência em combate, por exemplo.

Jogos de MMORPG exigem atualizações constantes

Os jogos MMORPG dependem de constantes atualizações, principalmente porque envolvem bastante atividade. E, isso não diz respeito somente aos servidores físicos para garantir que o jogo se mantenha online, mas também a conteúdos que são lançados com frequência.

Por isso, é comum que grande parte dos títulos exija a cobrança de uma mensalidade, bem como transações menores para aquisição de itens que pertençam ao jogo/personagens. E, isso ajuda a entender porque esse é um segmento tão lucrativo, com capacidade de arrecadação de bilhões de dólares anualmente.

The Elder Scrolls Online

The Elder Scrolls Online é um dos melhores jogos de MMORPG. (Fonte: Microsoft)
The Elder Scrolls Online é um dos melhores jogos de MMORPG. (Fonte: Microsoft)

Nada mais justo do que começar a seleção dos melhores MMORPG com The Elder Scrolls Online. Essa é, sem a menor sombra de dúvidas uma das franquias mais bem sucedidas do segmento. Um ponto interessante é que grande parte dos eventos possuem conexão com a história dos títulos single player. Entretanto, habilidade, cenários, NPC’s e outros possuem semelhantes marcantes com a série.

No game, o jogador pode recorrer a 10 raças e ainda seis classes, e o gameplay é dividido entre quests primárias e secundárias. Isso sem contar a possibilidade em explorar um mundo aberto rico em atrativos.

  • The Elder Scrolls Online é disponibilizado para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Google Stadia.

World of Warcraft

World of Warcraft apresenta um universo bastante atrativo e conta com constantes expansões. (Fonte: Microsoft)
World of Warcraft apresenta um universo bastante atrativo e conta com constantes expansões. (Fonte: Microsoft)

Para muitos, esse é o MMORPG mais importante e que contribui para a história de sucesso do segmento. World of Warcraft é composto por um universo bastante atrativo e com recursos que ajudam a tornar o título realmente envolvente. Embora tenha sido lançado em 2004, ele constantemente recebe expansões, sem contar novos enredos, classes, áreas para exploração, habilidades e itens.

Em comparação a outros títulos de jogos MMORPG, ele é imbatível no sentindo de oferecer um conteúdo vasto e sempre tão atual. Prova disso são seus mais de 24 mil quests, 3 mil conquistas possíveis e muitos modos de PVP, por exemplo.

  • World of Warcraft é disponibilizado para PC.

Final Fantasy 14: A Realm Reborn

Final Fantasy 14: A Realm Reborn é uma renovação para a saga. (Fonte: Reprodução)
Final Fantasy 14: A Realm Reborn é uma renovação para a saga. (Fonte: Reprodução)

Já Final Fantasy 14 é uma versão renovada do jogo original. “Realm Reborn”. Inclusive, não poderia ser um nome mais apropriado para esse jogo de MMORPG. Isso porque ele foi feito totalmente do zero, o que dá pra perceber assim que o jogador ingressa em seu universo. Isso inclui desde o enredo até o sistema de jogo, personagens e funções.

A evolução dos personagens é uma das maiores marcas registradas, que depende da realização de várias missões e superação de níveis avançados. E, diferente do título anterior, os níveis de experiência se fazem presentes, o que garante uma progressão bem mais natural e interessante.

  • Final Fantasy 14: A Realm Reborn é disponibilizado para PS3 e PC.

Star Wars: The Old Republic

Star Wars: The Old Republic é um jogo MMORPG para PC fraco e gratuito. (Fonte: Divulgação)
Star Wars: The Old Republic é um jogo MMORPG para PC fraco e gratuito. (Fonte: Divulgação)

Quando de trata de Star Wars, uma coisa é certa: fãs assíduos nunca faltam! E, com Star Wars: The Old Republic isso não poderia ser diferente. Aliás, “que a força esteja com você” na hora de desbravar um mundo aberto, ainda mais se você for um “jovem padawan” – os recursos são quase inesgotáveis!

Para começar a jogar esse MMORPG, é necessário selecionar um membro da República Galáctica ou, se preferir, do Império Sith. Aqui, a trajetória do jogador dependerá de suas tomadas de decisão no decorrer da saga. Você ainda pode personalizar seu personagem e nem mesmo lidar com limitações para ataques de longe. A boa notícia é que esse é um MMORPG para PC fraco, sem contar que é gratuito!

  • Star Wars: The Old Republic é disponibilizado para PC.

Aproveite que vai jogar no PC e saiba como aprimorar sua experiência! Nós já reunimos os melhores headsets gamer e também avaliamos os 10 melhores teclados para jogar!

Destiny 2

Em Destiny 2 os personagens contam com sistema de progressão e uma série de ooutros recursos. (Fonte: Divulgação)
Em Destiny 2 os personagens contam com sistema de progressão e uma série de ooutros recursos. (Fonte: Divulgação)

A melhor maneira de definir Destiny 2 é “aprimoramento”. Isso fica evidente ainda nos primeiros segundos de jogo, onde o aperfeiçoamento em relação ao primeiro título é enfatizado. Vale mencionar que não há qualquer risco de repetição e o jogador vivencia uma proposta ainda mais imersiva pelo mundo. Além disso, os personagens secundários ganham maior destaque e possuem importância para compor o universo do game.

E, não se preocupe, porque o segundo jogo ainda aposta no pacote de atrativos do primeiro com missões patrulhadas, assaltos cooperativos, batalhas online, customização dos personagens, equipamentos e armas, e muito mais. Os personagens ainda possuem um sistema de progressão, o que também ocorre com suas armas e demais equipamentos. É um jogo viciante e que estimula o jogador a continuar mesmo depois de finalizar suas missões.

  • Destiny 2 é disponibilizado para PlayStation 4, Xbox One e PC.

Black Desert Online

Black Desert Online conta com gráficos incríveis e uma linha de combate diferenciada. (Fonte: Xbox)
Black Desert Online conta com gráficos incríveis e uma linha de combate diferenciada. (Fonte: Xbox)

Aqui, vamos começar com uma ressalva: esse é um MMORPG considerado injustiçado! Pouco se fala sobre o título, e isso precisa mudar. O fato é que é um jogo com gráficos realmente incríveis e que ainda adota uma linha de combate até mesmo inovadora se levarmos em conta seu gênero. O jogador deve priorizar suas habilidades de forma manual, algo semelhante a outros jogos de tiro.

No entanto, vale mencionar que essa dinâmica garante uma dimensão que nem sempre é comum em jogos do segmento RPG. O entretenimento também é garantido com horas empenhadas em diferentes atividades, como pesca, cuidados com a casa, comércio e outros. Outro destaque é o chamado Black Desert que permite combates com montarias. Um menu completo para uma jogabilidade surpreendente.

  • Black Desert Online é disponibilizado para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X

Para não perder nenhum detalhes dos gráfico desse jogo, que tal conferir os melhores monitores gamers mais baratos?

Monster Hunter World

Monster Hunter World é um jogo imersivo e bastante amplo. (Fonte: Playstation)
Monster Hunter World é um jogo imersivo e bastante amplo. (Fonte: Playstation)

Caçadores, um novo mundo e toda a interatividade comum a um jogo de MMORPG. Monster Hunter World não decepciona e conta com combates e missões diversificadas, garantindo um jogo imersivo e amplo. Para os combates, os jogadores podem usufruir de 14 armas, e cada uma permite uma série de melhorias e combinações de golpes.

Os mapas são cheios de vida e os monstros pelo caminho contam com inteligência artificial, o que torna o desafio ainda maior. Há também várias maneiras de jogar online, tanto de forma solitária como interagindo com a comunidade. Esse é um game continuamente expansivo e que não permite tédio. Por isso, não se surpreenda de precisar empenhar horas e mais horas de jogo!

  • Monster Hunter World é disponibilizado para PlayStation 4, Xbox One e PC

DC Universe Online

Em DC Universe Online o jogador experimenta a mesma atmosfera dos quadrinhos. (Fonte: Divulgação)
Em DC Universe Online o jogador experimenta a mesma atmosfera dos quadrinhos. (Fonte: Divulgação)

Quem é fã de Marvel pode torcer um pouco o nariz para produtos da DC, mas, deixando as diferenças de lado, DC Universe Online foi e ainda é um dos lançamentos mais importantes dos últimos anos. O enredo aposta na simplicidade. Tudo começa com o retorno do vilão Lex Luthor do futuro, que tem em mãos uma mensagem destinada aos heróis: deter Brainiac e seu plano de invadir a Terra. Para que isso seja possível, novos heróis precisarão ser treinados.

A história não foge em nada dos roteiros dos quadrinhos e, por ser um jogo MMORPG, é muito fácil sair da trama original até que a missão seja cumprida. Isso garante uma enorme vida útil ao game e liberdade para o jogador em muitos sentidos. Assim como outros títulos do segmento, o sistema de evolução de habilidades é uma marca registrada, além de conquistas de mais pontos em determinados níveis.

  • DC Universe Online é disponibilizado para PlayStation 3, Playstation 4, PC e Xbox One

Runescape

Runescape possui gráficos tridimensionais e um visual lúdico. (Fonte: Divulgação)
Runescape possui gráficos tridimensionais e um visual lúdico. (Fonte: Divulgação)

Runescape conta com gráficos tridimensionais e aposta ainda em um visual lúdico que pode ser comparado até mesmo ao Legend of Zelda: The Wind Waker. Por apostar em polígonos coloridos, esse é um jogo que não apresenta maiores dificuldades para ser carregado. É um jogo não apenas bem leve como também dinâmico.

O jogador assume o controle de um personagem que, inicialmente, fica em uma vila. Além disso, o contexto envolve exploração e descobertas para que o a história passe por todos os desdobramentos. É possível se aventurar em algumas atividades extras como, por exemplo, pesca ou até mesmo forjar itens. Uma boa pedida para quem gosta de histórias imersivas com pitadas de mistério e suspense!

  • Runescape é disponibilizado para PC.

Guild Wars 2

Guild Wars 2 é o jogo mais famoso da trilogia. (Fonte: Divulgação)
Guild Wars 2 é o jogo mais famoso da trilogia. (Fonte: Divulgação)

Quem está imerso no vasto universo de MMORPG online certamente já esparrou em Guild Wars 2. Esse é um dos jogos mais famosos da trilogia e conta com gráficos ricos em detalhes, mesmo tendo sido lançado em 2012. Prova disso é que ele não deixa em nada a desejar quando comparado aos títulos mais recentes do gênero.

O maior diferencial aqui é a sua comunidade ativa, o que garante um entretenimento intuitivo e bastante orgânico. Ele ainda conta com sistema de guildas, quests, PVP e PVE, além de ser gratuito.

  • Guild Wars 2 Online é disponibilizado para PC.

Depois de 10 opções de jogos, que tal mais um pouco? Lembre-se que entretenimento nunca é demais!