Zoom indica em Console de Video Game

Microsoft Xbox 360 ou Nintendo Wii: qual o melhor console?

Gráficos, sensor de movimentos... descubra quem sai na frente entre Xbox 360 e Nintendo Wii.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O Wii e o Xbox 360 são videogames bastante diferentes. O primeiro, um modelo de videogame Nintendo, inovou ao utilizar um controle com sensor de movimentos e focar em um público casual e familiar. O segundo, da Microsoft, preferiu investir em conectividade online e conteúdo digital, apresentando uma gama extensa de recursos online e de jogos, vídeos e músicas para baixar e comprar. Qual deles será o melhor para você?

 

Xbox 360

Nintendo Wii

Gráficos

Catálogo de jogos

Conectividade

Conteúdo digital

Multiplayer Online

Controle e Acessórios

Gráficos

O Xbox 360 é capaz de reproduzir gráficos mais detalhados, é mais veloz e tem suporte a discos rígidos externos. O Wii, por sua vez, tem uma capacidade técnica próxima a de seu antecessor, o GameCube, sendo equiparável ao primeiro Xbox ou ao Playstation 2, e apenas aceita cartões de memória SD de até 32 GB. Diferentemente do concorrente, não é capaz de produzir imagens em alta definição. Resumindo, o trunfo do Xbox 360 são os gráficos detalhados, já o Wii aposta no sensor de movimentos, deixando a definição um pouco de lado.

Catálogo de jogos

O Wii tem um catálogo de games numericamente superior. Mas nem sempre mais é melhor: com o sucesso do Wii, não faltaram empresas apostando no público casual, com lançamentos com qualidade um pouco menor, embora haja muitos atrativos entre eles. O foco está em títulos para a família toda, com suporte ao controle Wii Remote, que detecta movimentos dos jogadores.

Mas, se você quer jogar obras mais adultas ou complexas no estilo tradicional, o Xbox 360 tem muito mais a oferecer. Sim, o Kinect também abriu espaço para jogos casuais, mas ainda tem como principal alvo o público tradicional formado por jovens e adultos. Outro detalhe: ambos os consoles são retrocompatíveis. O Xbox 360, um modelo de videogame Microsoft, roda games do primeiro Xbox, enquanto que o Wii aceita do GameCube.

Conectividade

O Xbox 360 aceita cabo ethernet, mas, para acessar redes Wi-Fi, é preciso adquirir um acessório extra. No Nintendo Wii, ocorre exatamente o contrário: ele já vem capacitado para detectar internet sem fio, é um videogame com Wi-Fi, mas se você quiser usar um cabo vai ter que comprar um acessório.

Conteúdo digital

Ambos os videogames distribuem conteúdo pela internet. No Xbox 360, porém, a gama de conteúdo é muito maior e mais diversa, em parte porque o console pode armazenar mais arquivos em seu disco rígido. O Wii aceita apenas cartões de memória de até 32 GB e, por conta disso, a Nintendo impôs o limite de 50MB para o tamanho dos arquivos, o que acaba tornando os games muito curtos ou simples.

A Xbox Live, acessada pelo Xbox 360, vende inclusive títulos lançados previamente no formato tradicional em mídia física, entre outros lançamentos exclusivos. Fora isso, a Microsoft distribui vídeos com notícias e trailers (algo presente também no Wii, mas em menor quantidade), assim como músicas e filmes.

Multiplayer online

Para jogar online, o Xbox 360 exige a assinatura de uma conta Premium (Gold) paga. No Wii, não existe qualquer custo adicional, mas a experiência é inferior. Além de não haver muitos títulos com modos multiplayer online, é impossível criar perfis ou adicionar amigos em uma lista, funções essenciais no console da Microsoft e que facilitam na hora de combinar partidas online ou saber quais jogos seus colegas estão jogando. Faz falta ainda um sistema de conquistas no Wii.

Controle e acessórios

A gama de controles no Xbox 360 é muito diferente da disponível para Wii. O produto da Microsoft oferece apenas duas opções de controle: o tradicional joystick incluído na embalagem ou o Kinect, câmera que enxerga o jogador e detecta seus movimentos.

Escolha o seu videogame

O Wii, por sua vez, oferece várias alternativas: o Wii Remote, sensível a movimentos, é a principal. Nele, você pode conectar um Nunchuk, que vem com uma alavanca analógica, mais dois botões, e também pode detectar movimentos do jogador. Outra opção é usar o Classic Controller, bastante parecido com o Dual Shock da linha Playstation e ideal para jogar games do jeito tradicional.

Existe ainda o controle de GameCube, necessário em todos os jogos para esse console e aceito em alguns títulos para Wii. Sem falar no volante Wii Wheel. Na verdade, o Wii é uma plataforma pensada para jogar sem joystick, apenas com a movimentação do corpo, enquanto o Xbox 360 pensou no Kinect tempos depois do seu lançamento.

Conclusão

Quem deseja experimentar novos tipos de games, ou aqueles que não gostam de jogar no estilo tradicional com joysticks, encontrará no Wii uma melhor opção. Mas, se você prefere um bom controle de botões e quer experimentar jogos adultos e complexos, além de ter acesso a conteúdo digital, o Xbox 360 é uma boa pedida.

Fique atento, no entanto, ao fato de que um console não substitui o outro: não são muitos os títulos em comum, e cada console possui suas vantagens e desvantagens. Um verdadeiro fanático por videogame conseguirá tirar proveito de ambos.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em console de video game