Personagem Steve de Minecraft com armadura e espada de diamante montado em um cavalo com aldeões e um golem de ferro ao fundo

Minecraft: download grátis é legal? Como baixar e jogar o game

Explicamos tudo sobre versões gratuitas de Minecraft: download grátis não oficial, versão educativa e recomendamos produtos para melhorar sua experiência

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Devido à popularidade de Minecraft, "download grátis" é um dos termos mais buscados pelo popular jogo de blocos. É preciso ressaltar que trata-se de um jogo pago e não há realmente formas legais de fazer download do Minecraft sem pagar. Quando usuários procuram por esses termos, às vezes ficam vulneráveis a golpes de sites mal-intencionados.

Iremos explicar um pouco mais sobre Minecraft e algumas versões do jogo que são de fato gratuitas, mas que não são como o jogo principal. Também recomendaremos alguns produtos para melhorar sua experiência em Minecraft.

Personagem Steve de Minecraft com uma picareta de diamante em meio a um campo com algumas árvores, dois porcos, uma galinha e um lobo do jogo.
Minecraft: download grátis pode oferecer riscos e deve ser evitado já que trata-se de um jogo pago (Reprodução: Minecraft.net)

Minecraft: download grátis e riscos

É possível encontrar supostas versões grátis de Minecraft para computador e para smartphones Android. Tratam-se de versões piratas, ilegais, cujo código foi alterado para funcionarem como se fossem versões legalizadas. Esses arquivos costumam ter extensão .exe para PC e .apk para smartphones.

O risco nesse caso é que não há garantias de que a única alteração feita no código é para torná-los jogáveis. Usuários mal-intencionados podem contaminar os arquivos com vírus e os utilizarem para roubar dados, causar danos ou afetar a performance dos eletrônicos.

Evite ao máximo instalar arquivos de procedência duvidosa em seu computador ou smartphone para evitar dores de cabeça.

Um inimigo Pillager humanoide de Minecraft montado na besta quadrúpede Ravage enquanto ergue uma bandeira cercado por um exército de outros pillagers que o apoiam
Procurar por "Minecraft download grátis" pode levar o usuário a sites maliciosos que prometem uma versão gratuita do jogo para contaminar seu PC ou smartphone (Reprodução: Wallpaper Cave)

Formas oficiais de fazer download do Minecraft

Minecraft é um jogo bastante famoso e possui versões para várias plataformas, cada uma com sua própria forma de ser comprada. Em consoles como Xbox, PlayStation e Nintendo Switch basta acessar as lojas oficiais dos videogames para adquiri-lo. Na versão de Minecraft para celular basta fazer o mesmo na Google Play Store para Android e na App Store para iPhone e iPad.

Quatro páginas de Minecraft nas lojas próprias do Xbox, PlayStation, Switch e Android
Minecraft está disponível para comprar e fazer download nas principais lojas do Xbox, PlayStation, Switch, Android e mais (Reprodução: Redação)

Para PC, no entanto, há duas versões diferentes do game. Iremos explicar como comprar as duas mais abaixo e também como escolher entre elas.

A Windows 10 Edition é a versão "Bedrock" que conecta-se a todas as outras nos consoles e smartphones para multiplayer, esta pode ser adquirida na Windows Store. Já a Java Edition, que é a edição primordial de onde saíram as outras, precisa ser adquirida no site oficial https://www.minecraft.net/. Porém, vale ressaltar que essa versão não se conecta às outras.

Após adquirir Minecraft, confira nosso tutorial para jogar em multiplayer com um amigo e também as nossas matérias para obter e criar recusos no jogo, como pedra lisa, cerca, concreto, vidro, poção, sela, livros e mais.

Para jogadores no PC, vale a pena investir em alguns acessórios para melhorar sua experiência, como um bom monitor, headset, mouse gamer e um bom mouse pad. Como Minecraft costuma demandar muitas horas em frente à tela, é recomendado que o usuário configure bem seu monitor para não cansar seus olhos e que tenha uma cadeira gamer para manter uma boa postura.

Como comprar Minecraft: Windows 10 Edition

Passo 1. Abra o Menu iniciar, clique na Microsoft Store e use a função "Pesquisar" na loja.

 Captura de tela do menu iniciar do Windows 10 e página inicial da loja Microsoft Store com setas que apontam para a loja e para a função pesquisar
Abra a Microsoft Store em seu computador e utilize a função "Pesquisar" da loja (Reprodução: Redação)

Passo 2. Procure por Minecraft e encontre a versão Minecraft para Windows 10. Há outras versões que acompanham itens extras e moeda virtual, mas não confunda-o com Minecraft Dungeons, que é outro jogo.

Tela de busca da loja Microsoft Store após procurar o termo Minecraft, com Minecraft Dungeons entre os resultados
Procure por Minecraft na loja e encontre a versão para Windows 10 do jogo, sem confundi-lo com Minecraft Dungeons (Reprodução: Redação)

Passo 3. Basta clicar em comprar para finalizar a compra e poder baixar Minecraft em seu PC.

Página de Minecraft na Microsoft Store com imagem de topo com personagens do jogo e botão para comprar
Clique em comprar para adquirir Minecraft para seu PC e jogar com seus amigos (Reprodução: Redação)

Como comprar Minecraft: Java Edition

Passo 1. Acesse o site oficial https://www.minecraft.net/ e clique em "Obter o Minecraft".

https://www.minecraft.net/

Site oficial de Minecraft com uma imagem de um campo aberto no jogo enquanto os protagonistas Steve e Alex olham para o horizonte com um botão para compra do lado esquerdo
No site oficial de Minecraft clique em "Obter o Minecraft" para iniciar o processo de compra do jogo (Reprodução: Redação)

Passo 2. Selecione "Computador" como sua plataforma e depois escolha qual seu sistema operacional: PC/Windows, Mac ou Linux.

Ícones de seleção de plataforma no site oficial de Minecraft com uma seta apontando para computador com ícones de seleção de sistema operacional embaixo com Windows, Mac e Linux entre opções
Selecione o Computador como a plataforma na qual deseja comprar o Minecraft e escolha seu sistema operacional (Reprodução: Redação)

Passo 3. Quando forem oferecidas as das diferentes versões de Minecraft, selecione a Minecraft: Java Edition.

Duas imagens de seleção de Minecraft no centro da tela com Minecraft: Java Edition à esquerda e Minecraft: Windows 10 Edition à direita
Na escolha de seleção de versões, selcione a Minecraft: Java Edition à esquerda (Reprodução: Redação)

Passo 4. Por fim, clique em "Comprar Minecraft" para inserir dados de pagamento e efetuar a compra. Vale avisar que o valor cobrado no site oficial é em dólares americanos e pode variar segundo a cotação.

Página do jogo Minecraft: Java Edition com descrição, um botão para comprar o jogo e preço em dólares americanos
Clique em "Comprar Minecraft" para inserir seus dados de pagamento e obter o jogo, mas fique atento ao preço em dólares americanos (Reprodução: Redação)

Versões de Minecraft com download grátis

Existem duas versões gratuitas de Minecraft atualmente, mas nenhuma delas é o jogo original ao qual estamos acostumados. A primeira delas é o "Minecraft Classic", uma edição comemorativa de 10 anos que foi lançada em 2019 e pode ser jogada diretamente no navegador. Esta versão é extremamente simples, sem monstros e outros elementos de jogabilidade, apenas a possibilidade de colocar blocos, porém possui multiplayer.

Campo aberto do jogo Minecraft em sua versão Classic, criado em blocos de terra e grama com algumas árvores à direita
Minecraft Classic nos lembra como o popular jogo de blocos era há mais de uma década (Reprodução: Redação)

A segunda versão é Minecraft: Education Edition, a qual é usada em salas de aula para ensinar sobre vários assuntos, porém ela só é gratuita para professores, que precisam se cadastrar para recebê-la, e seus alunos. O foco desta versão é no aprendizado, sem elementos avançados de jogabilidade, porém com a presença de certos itens exclusivos para ensinar ciências.

Um personagem de Minecraft vestido de professor ao lado de uma grande tabela periódica construída de blocos
Minecraft: Education Edition é uma versão diferente do game voltada para ensinar em sala de aula (Reprodução: Minecraft Education)