Nintendo Switch OLED: tudo o que sabemos da nova versão do console

Analisamos o novo Nintendo Switch OLED Model e listamos todas as novidades do modelo

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

A Nintendo anunciou um novo modelo de seu console híbrido Nintendo Switch em 6 de julho de 2021, chamado de "Nintendo Switch OLED Model". A principal novidade desde modelo é uma tela maior e OLED, mas ele conta ainda com outras pequenas melhorias.

O Nintendo Switch OLED Model está planejado para 8 de outubro nos Estados Unidos por US$ 349,99, mesma data do novo Metroid Dread. O valor seria por volta de R$ 1.828 na cotação atual, sem considerar impostos. No Brasil, ele será lançado em 2022, ainda sem preço determinado.

Estrutura para conectar o Nintendo Switch OLED à TV ao lado do console na versão portátil, com fundo preto e anúncio de vendas a partir do dia 8 de outubro.
O Nintendo Switch OLED Model chegará em outubro nos Estados Unidos com uma nova tela OLED e mais (Reprodução: Nintendo)

Se você ainda está em dúvida sobre qual console comprar, confira nossa análise que leva em consideração as principais plataformas da nova geração, como Switch, PlayStation 5 e Xbox Series X/S. No entanto, se já está decidido pelo videogame da Nintendo, veja a seguir se vale a pena esperar pelo Nintendo Switch OLED.

O que é o Nintendo Switch OLED Model?

A principal novidade desde novo modelo do console está em sua tela. Uma nova tela OLED de 7 polegadas substitui a tela original de 6,2 polegadas do modelo padrão do Nintendo Switch. No entanto, não foi feita nenhuma mudança significativa no hardware do console; ele ainda roda os mesmos jogos com a mesma performance.

Este não é o "Switch Pro" que surgiu em rumores na internet, os quais indicavam que o novo console seria capaz de rodar jogos com um melhor desempenho e alcançar resoluções de até 4K. Este modelo é capaz de alcançar resoluções de 1280x720p em modo portátil e 1080p na doca, assim como o modelo padrão já disponível.

Nintendo Switch, Nintendo Switch OLED e Nintendo Switch Lite em fundo vermelho.
O Nintendo Switch OLED é capaz de rodar os mesmos jogos dos outros modelos, sem melhorias (Reprodução: Nintendo)

Ficha técnica do Nintendo Switch OLED

  • Processador: Processador Nvidia Tegra personalizado
  • Placa de vídeo: Processador Nvidia Tegra personalizado
  • Resolução: 1280x720 (Modo portátil), 1080p (na doca)
  • Armazenamento: 64 GB
  • Memória RAM: 4 GB
  • Controles: 2 Joy-Con
  • Conectividade: USB, USB-C, HDMI, Fone de ouvido, LAN (na doca), Wi-Fi 5 GHz
  • Serviço Online: Nintendo Switch Online
  • Dimensões: 10,16 x 24,13 cm x 1,39 cm
  • Peso: 322 gramas
  • Tela: 7 Polegadas OLED
  • Bateria: até 9 horas
  • Tempo de recarga: até 3 horas

Desempenho

O novo Nintendo Switch OLED possui o mesmo hardware do modelo padrão, com o mesmo processador, sem qualquer ganho em desempenho. Ele é compatível com todos os jogos disponíveis para o console atualmente no mercado, porém, não irá oferecer qualquer ganho em resolução ou taxa de quadros.

Nintendo Switch OLED em mãos, com jogo na tela.
O Nintendo Switch OLED Model oferece os mesmos games, sem melhorias, mas com a vantagem de uma bela tela OLED de 7 polegadas (Reprodução: Nintendo)

Separamos aqui alguns dos melhores jogos do Nintendo Switch e Nintendo Switch OLED para jogadores que ainda não conhecem bem o acervo do console e especificamente alguns dos melhores jogos de Mario no console.

Quais as novidades do Nintendo Switch OLED?

O armazenamento interno do console foi aumentado de 32 GB para 64 GB. O armazenamento é expansível com o uso de Micro SDs, mas, diferente dos 32GB do modelo padrão, 64GB pode ser o suficiente para muitos usuários. O também console ganhou novas saídas de som em sua base para emitir áudio mais claro em modo portátil ou apoiado na mesa.

A tela do Nintendo Switch OLED é realmente o carro-chefe do console. Telas OLED apresentam cores muito mais vivas que parecem saltar para fora do aparelho. Trata-se de uma grande evolução em relação à tela LCD do modelo comum.

Para sentir a diferença, o usuário precisa conhecer por conta própria uma tela OLED. Ela pode ser vista em televisões, monitores ou até no antigo portátil PS Vita da Sony.

Nintendo Switch OLED na estrutura que o conecta à TV em primeiro plano, com televisão rodando os jogos em segundo plano.
A nova doca do Nintendo Switch OLED Model é praticamente igual a do Nintendo Switch padrão, mas com entrada para cabo de rede (Reprodução: Nintendo)

A doca onde o Nintendo Switch OLED se conecta é praticamente igual à do modelo padrão e será até possível conectar o antigo modelo na nova doca para enviar imagens para TV normalmente. A única diferença é que esta nova doca possui uma saída LAN para cabo de rede, o que permite conexão com menor atraso para downloads mais rápidos e maior competitividade em jogos online. Para jogar online, é preciso pagar o serviço Nintendo Switch Online.

Um detalhe menor é que o estande do Nintendo Swich OLED também foi melhorado. O estande do Nintendo Switch original para colocá-lo em mesas parece um pouco frágil e não muito firme. O novo estande é maior e mais firme, cobrindo toda a extensão do console, além de poder ser ajustado em diferentes ângulos.

Os Joy-Cons são os mesmos?

Sim, os controles Joy-Cons são exatamente os mesmos, com suas capacidades de controle de movimento, rumble e mais. A única diferença é que eles vêm na cor branca. É possível conectar outros Joy-Cons no Nintendo Switch OLED e conectar os Joy-Cons do Nintendo Switch OLED no modelo padrão.

Nintendo Switch OLED no centro, com jogo na tela e duas mãos segurando os controles enquanto jogam.
O Nintendo Switch OLED Model traz os mesmos controles Joy-Con do console, então provavelmente será afetado pelos problemas de "drift" (Reprodução: Nintendo)

A Nintendo não comentou se foi consertado o problema conhecido como "drift", no qual os analógicos dos Joy-Cons apresentam problemas com o tempo e começam a apontar em alguma direção mesmo quando parados. A empresa conserta sem custo em suas assistências técnicas os Joy-Cons de usuários que tenham esse problema, inclusive no Brasil.

Temos um review completo do controle do Nintendo Switch por aqui.

Conclusão

O Nintendo Switch OLED Model é como um modelo de luxo do Nintendo Switch padrão, cujas principais diferenças são uma bela tela OLED, maior que a do modelo padrão, e 64GB de armazenamento que permite carregar mais jogos. Este luxo vem com um preço mais alto que apenas compensa se o usuário puder gastar sem se preocupar.

Nintendo Switch OLED com uso portátil, jogo na tela e duas mãos segurando o console.
O novo Nintendo OLED Model será lançado na mesma data que o game Metroid Dread (Reprodução: Nintendo)

Muito do tempo que se passa no Switch é usado jogando com ele conectado na TV, onde a tela OLED não será um diferencial, enquanto a falta de armazenamento extra pode ser suplantada por um cartão Micro SD. Para a maioria dos jogadores, o modelo atual do Nintendo Switch pode ser uma alternativa boa o bastante e mais barata que o Nintendo Switch OLED Model.