Nintendo Switch usado? Riscos e cuidados na hora de comprar barato

Videogame da Nintendo chegou a custar R$ 4 mil no Brasil em 2020 por conta do aumento de buscas e falta de estoque.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

O Nintendo Switch é um dos consoles mais procurados no mundo desde o lançamento em 2017. Em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, o videogame ficou ainda mais desejado no período de isolamento social. Por conta do aumento nas buscas e falta de estoque nas lojas, o preço do Switch disparou, chegando a cerca de R$ 4 mil.

Uma das soluções para comprar um Nintendo Switch barato é buscar um console usado. Vale lembrar, no entanto, que é preciso estar ciente dos riscos e tomar cuidados para não cair em ciladas. Para ajudar você, nós aqui do Zoom separamos dicas para você ficar atento na hora de comprar um Switch usado. Fique por dentro, nas linhas a seguir.

Leia também: Melhores jogos de Nintendo Switch em 2020: 10 games para o console

Veja os riscos e cuidados ao comprar um Nintendo Switch usado. (Foto: Divulgação/Nintendo)
Veja os riscos e cuidados ao comprar um Nintendo Switch usado. (Foto: Divulgação/Nintendo)

Riscos ao comprar um Nintendo Switch usado

Os Joy-Cons do Nintendo Switch são frágeis e podem sofrer de defeitos internos, como o efeito "drift". (Foto: Divulgação/Nintendo)
Os Joy-Cons do Nintendo Switch são frágeis e podem sofrer de defeitos internos, como o efeito "drift". (Foto: Divulgação/Nintendo)

Em primeiro lugar há o problema da garantia, uma vez que ela já pode estar vencida quando você comprar o seu aparelho. Ou seja, se ele der problema, você vai precisar arcar com a manutenção.

Mesmo que à primeira vista o Nintendo Switch esteja perfeito, questione sobre a possibilidade de defeitos “invisíveis” no hardwares, como por exemplo o efeito "drift" nos Joy-Cons. Este é um problema nos controles destacáveis, que às vezes podem detectar movimentos mesmo quando estão fora de uso.

Outro problema inerente a um produto usado é o estado de conservação. Com o tempo, os controles do seu “não tão novo assim” Nintendo Switch vão apresentar problemas devido ao uso. Saber o estado de conservação do console é fundamental.

Há ainda mais uma preocupação antes de comprar o seu vídeo game usado. Quando o Nintendo Switch é desbloqueado, ele pode ser banido da eShop para sempre. Por isso, assegure-se de que seu aparelho não tenha sido modificado pelo dono anterior.

Cuidados na hora da compra

Não economize perguntas na hora de negociar o Nintendo Switch. (Foto: Divulgação/Nintendo)
Não economize perguntas na hora de negociar o Nintendo Switch. (Foto: Divulgação/Nintendo)

A melhor forma de evitar os problemas acima é questionar bastante o vendedor. Não tenha medo ou vergonha de fazer todas as perguntas que julgar necessárias antes da compra.

Além disso, busque comprar de uma fonte confiável em sites de revenda. Verifique o cadastro do vendedor, peça mais fotos e pague sempre por plataformas seguras, como o Mercado Pago, por exemplo.

Outro ponto bem importante para garantir a segurança da sua compra: desconfie de produtos muito baratos. Muitos golpistas aproveitam que o custo baixo atrai compradores e armam a cilada em cima de quem quer uma grande economia. Fique esperto!

Nintendo Switch Lite é uma boa alternativa?

Nintendo Switch Lite é uma opção mais barata, mas com menos recursos. (Foto: Reprodução/Nintendo)
Nintendo Switch Lite é uma opção mais barata, mas com menos recursos. (Foto: Reprodução/Nintendo)

Por falar no preço, você pode optar por um Nintendo Switch Lite em vez do modelo padrão. Ele é bem mais barato, mas tem algumas limitações em relação ao seu “irmão” mais parrudo.

A versão Lite, por exemplo, não pode ser conectada à TV e também não é compatível com toda a biblioteca de jogos do Switch. No entanto, mesmo com as limitações, pode ser uma boa escolha para quem curte, por exemplo, jogar sozinho deitado na cama.

Quer saber mais sobre as diferenças? Leia a matéria aqui do Zoom que compara as duas versões do Nintendo Switch. Confira também as ofertas com os melhores preços do console, caso queira comprar um novo!

Confira as promoções do Nintendo Switch aqui no Zoom:

Confira o canal do Zoom no YouTube!

Leia também: