Produtos e novidades em Console de Video Game

Nintendo Switch: vale a pena trocar por um Xbox ou Playstation?

Poder de processamento, portabilidade e biblioteca de jogos: analisamos o Nintendo Switch

Nintendo Switch
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A concorrência entre Nintendo, Sony e Microsoft garante que os gamers tenham sempre opções de consoles.

Muitas vezes é difícil decidir qual deles atende às suas necessidades e expectativas, então nós aqui do Zoom vamos te ajudar!

Poder de processamento

A primeira coisa que é importante a ser notada ao comparar os três consoles da atual geração é que, assim como seus antecessores, o Wii e o Wii U, o Nintendo Switch tem como foco as experiências diferenciadas de jogo e não o poder gráfico ou compatibilidade total para títulos multiplataforma.

Isso quer dizer que muitos jogos que são lançados para os três aparelhos têm desempenho inferior no console da Nintendo.

Isso pode ser notado claramente em jogos como Mortal Kombat 11, que, ao ser comparado com suas versões para PlayStation 4, Xbox One e PC se aproxima mais de um PC rodando com configurações em baixa resolução.

Portátil e completo

Por outro lado, há coisas que só o Switch oferece. O grande destaque é a natureza híbrida do aparelho, igualmente um portátil e console de mesa, possibilitando que o jogador continue a jogatina que iniciou na TV sem grandes complicações.

A experiência é totalmente nova, já que além de ter uma tela portátil, os controles se destacam e podem ser usados em modos multijogador sem necessidade de uma televisão, efetivamente criando algo que nenhum console da concorrência oferece.

Jogos exclusivos

Além disso, um dos grandes atrativos de qualquer console Nintendo são os exclusivos da gigante japonesa.

De Mario a Zelda, passando por Donkey Kong, Metroid, Kirby e Pokémon, a lista de títulos que só podem ser jogados no Switch é grande, e chama muito mais atenção que os multiplataformas.

Muitos dos títulos também têm a preocupação de serem apropriados para todas as idades, o que torna a Nintendo, tradicionalmente, uma boa pedida para famílias e crianças.

Problemas

Há várias questões específicas do mercado brasileiro que acabam se tornando problemáticas na aquisição do Nintendo Switch em comparação com os concorrentes.

Os jogos são mais caros e dificilmente passam por quedas de preço: enquanto The Legend of Zelda: Breath of the Wild, lançado para Switch em 2017 custa cerca de R$ 290, Red Dead Redemption para PS4, lançado no fim de 2018, pode ser encontrado por volta de R$ 140.

Isso ocorre pelo fato da Nintendo não produzir os jogos no Brasil e nem ter uma representante de vendas oficial no nosso país, obrigando que todos os produtos sejam importados. Isso não afeta tanto o valor do console, que é bastante próximo dos concorrentes.

Conclusão

A pergunta mais importante, portanto, é: o que você espera do seu console de videogames? Uma plataforma com poder de processamento e que traz sempre gráficos incríveis e que tenha acesso às melhores versões possíveis dos títulos multiplataforma? Talvez um PS4 ou XBO seja uma melhor pedida.

Se você procura um videogame que te permita jogar em qualquer lugar e a performance não seja tão importante assim, o Switch é mais indicado.

De uma maneira ou de outra, se você já tem um PS4 ou XBO, substituir o aparelho por um Switch pode não ser a melhor escolha. São experiências diferentes e que podem até se complementar - se a escolha não for entre um ou outro, é melhor ter ambos.

Compare os preços do Nintendo Switch, Xbox e PlayStation:

 

 

 

 

 

 

Quer ler mais sobre games? Chega mais e conheça a nossa página dedicada ao assunto!

Conheça o nosso canal no YouTube:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em console de video game