O que significa Free Fire? Quem criou o Free Fire? Veja curiosidades

Saiba tudo sobre o que significa Free Fire, quem desenvolveu o game de sucesso, como ele foi criado e mais

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Free Fire é um dos jogos Battle Royale mais populares do mercado atualmente, especialmente no Brasil, onde é um dos jogos mais baixados para celular. Separamos algumas das principais perguntas que jogadores têm sobre o game, como o que significa a palavra Free Fire, quem o criou e como.

Se tiver qualquer dúvida sobre como baixar e jogar, confira nossa matéria sobre o assunto e veja também alguns de nossas dicas para mandar bem no jogo.

Personagem atira em outro no game Free Fire
Free Fire é um dos jogos Battle Royale mais populares do mercado, principalmente no Brasil (Reprodução: Pocket Gamer)

Uma grande vantagem de Free Fire é que ele não exige muito do celular (confira os requisitos mínimos) e roda em uma grande quantidade de modelos. Para usuários que puderem gastar um pouco mais, uma boa quantidade de memória RAM e processador Snapdragon podem oferecer uma experiência mais estável, além de permitir jogar a versão Free Fire Max com mais detalhes. Não esqueça também de investir em um bom headset para ouvir os outros jogadores.

Melhores celulares para jogar Free Fire (confira a lista completa)

Melhores cadernos de Free Fire para estudar (confira a lista completa)

Melhores headsets gamer baratos (confira a lista completa)

Vale ressaltar que é possível também jogar Free Fire em um notebook com o uso de emuladores como o BlueStacks, o que garante acesso ao teclado e mouse no jogo. Para rodar o game través de um emulador, no entanto, o notebook precisa de um pouco de potência. Confira nossa lista recomendada e veja também adesivos do game para personalizar seu notebook.

Melhores notebooks pra jogar Free Fire (confira a lista completa)

O que significa Free Fire?

O nome do jogo, "Free Fire", vem de um termo em inglês utilizado pelas forças armadas dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã quando soldados americanos foram enviados para lutar em 1965. Por enfrentarem forças de guerrilha, não havia identificação formal dos inimigos, por isso certas zonas foram consideradas de "Free Fire", onde era liberado atirar.

O que significa Free Fire em português

A tradução em português da expressão "Free Fire" significa "Fogo Livre", liberando os competidores do jogo para atirar como se todos ao seu redor fossem possíveis alvos. O nome completo do game ainda inclui a palavra "Battlegrounds", a qual significa "Campos de batalha". Traduzindo todo o nome do jogo ficaria algo como "Campos de Batalha de Fogo Livre".

Dois personagens em cenário do Free Fire, um deles segurando uma arma
O nome Free Fire, em português "Fogo Livre", vem dos campos de batalha do mundo real (Reprodução: Pocket Gamer)

O que significa GF no Free Fire

Uma expressão bem menos séria em Free Fire é a sigla GF, que envolve conversas de conteúdo adulto ou sexual entre os participantes, normalmente usadas como uma forma de desconcentrar os adversários. Vale ressaltar que linguagem imprópria é passível de denúncia no game e pode causar o banimento do usuário.

Quem criou o Free Fire?

Ao se perguntar quem inventou o Free Fire, muitos jogadores ficam surpresos com a resposta de que é um pequeno estúdio vietnamita, a 111dots Studio. Quando o estúdio lançou uma beta do jogo em 2017 atraiu a atenção de Forrest Li, dono da Garena, que decidiu investir no game e adquiriu o estúdio, atualmente parte de sua empresa.

Forrest Li dono da Garena encostado na parede com logo da empresa
Forrest Li da Garena acreditou no potencial de Free Fire e do 111dots Studio (Reprodução: Livik)

Quem criou o gênero Battle Royale?

O gênero Battle Royale foi criado por Brendan Greene, conhecido pelo apelido PlayerUnknown e criador do jogo PUBG. Brendan se inspirou por filmes como Battle Royale e Jogos Vorazes para criar o modo pela primeira vez no jogo de zumbis H1Z1.

Após o sucesso, ele fundou sua própria empresa para lançar PlayerUnknown's Battlegrounds, ou PUBG, o que por sua vez inspirou a criação de Free Fire.

Como Free Fire foi criado?

Enquanto alguns dos jogos Battle Royale mais populares utilizam a Unreal Engine 4, como Fortnite e PlayerUnknown's Battlegrounds, Free Fire utiliza a Unity, mais conhecida para jogos menores e independentes.

A escolha da Unity é curiosa, mas permite que o jogo não exija muitos recursos para rodar, assim se tornando um sucesso maior em países onde o público tem celulares mais simples, como o Brasil e a Índia.

Personagem em cenário de Free Fire
Free Fire foi criado através da engine Unity ao invés da Unreal Engine 4 utilizada nos principais Battle Royale (Reprodução: Pocket Gamer)

Por muitos anos, o Brasil foi o mercado onde Free Fire era mais popular, tanto em sua versão para Android quanto iPhone, segundo o site de consultoria mobile Sensor Tower. Porém, recentemente, a versão do jogo para Android começou a se tornar mais popular na Índia do que no Brasil.

A demanda por jogos Battle Royale tem crescido no mercado indiano, o que levou também à criação de uma versão de PUBG Mobile para o país.

Quem é o embaixador do Free Fire?

Os embaixadores de Free Fire são celebridades, artistas e influenciadores que representam o Free Fire em propagandas e eventos, além de muitas vezes emprestarem seus visuais para personagens jogáveis no game.

Sempre há novos embaixadores sendo anunciados, então não há apenas um embaixador principal. Entre alguns dos nomes tivemos o jogador de futebol Cristiano Ronaldo, o cantor MC Guimê e o DJ Alok.

Cristiano Ronaldo como personagem de Free Fire
O jogador de futebol Cristiano Ronaldo é um dos embaixados de Free Fire e está também presente no game (Reprodução: Gamer Guru)

Quando Free Fire foi lançado?

A primeira versão de Free Fire, ainda como uma beta no Vietnã, foi lançada em novembro de 2017. Após a compra do game pela Garena, uma versão internacional foi rapidamente produzida e lançada em 4 de dezembro de 2017. Já em janeiro de 2018 o game figurava entre os mais baixados em 22 países, entre eles Brasil e Índia.

Como conseguir Diamantes e códigos em Free Fire?

Assim como muitos jogos gratuitos, Free Fire ganha dinheiro com a venda de itens dentro do jogo e de uma moeda virtual, os Diamantes. Tenha cuidado com sites que prometem itens e diamantes grátis, pois muitos podem ser golpes para roubar dados e causar outros tipos de danos.

Ensinamos em nossas matérias formas seguras para ganhar Diamantes em Free Fire e também como conseguir códigos em Free Fire.