Zoom indica em Console de Video Game

Os consoles antigos ainda têm vez

Porque videogame velho também faz imagem boa.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A infância e a adolescência de muita gente são marcadas pelos videogames antigos. Bons eram os momentos de reunião de amigos para uma partida de Atari, Super Nintendo, Mega Drive ou Master System. Sonic, Alex Kidd, Mario e Donkey Kong são ícones da cultura popular justamente por conta de seus inesquecíveis games do passado. Com a velocidade da tecnologia atual e com lançamentos cada vez mais rápidos de games de última geração, é surpreendente que Mega Drive e Master System ainda estejam à venda. É um testamento à qualidade dos jogos antigos.

Lembra do videogame Mega Drive?

Na década de 80, a SEGA era uma grande empresa, fabricante de grandes consoles. Ela foi reorganizada no começo dos anos 2000 e não fabrica mais seus próprios consoles, mas continua produzindo bons jogos. O Genesis foi um console lançado pela companhia japonesa no passado e fez um estrondoso sucesso lá fora. Foi lançado no Brasil no começo da década de 90 com o nome bacana de Mega Drive. "Mega", para os mais íntimos.

O aparelho de 16 bits (a quantidade de bits era uma referência à sua capacidade de processamento) tinha uma excelente base de jogos. Os gráficos eram revolucionários para a época. Sonic foi sempre um sucesso aqui no Brasil, bem como Mortal Kombat e Super Monaco GP. A Tec Toy até hoje distribui exclusivamente o Mega Drive no Brasil. Ela trocou os cartuchos passados e sua pesada constituição por uma versão mais leve e com mais de 100 jogos incluídos na memória interna. A Tec Toy disponibiliza o Mega Drive com um pacote musical, o console Mega Drive 4: Guitar Idol, que inclui até uma guitarra como acessório. No melhor estilo do jogo musical de sucesso Guitar Hero.

O videogame Master System também continua a venda

O Master System era o grande competidor do NES, um sistema similar, desenvolvido pela Nintendo. O "Master" foi o antecessor do Mega Drive. Lançado na década de 80 pela SEGA, no exterior, tinha 8 bits, assim como seu concorrente. O Master, porém, tinha uma cartela exclusiva de jogos, a maioria desenvolvida pela própria SEGA. Também lançado no Brasil pela Tec Toy, foi um sucesso espetacular de vendas. A Tec Toy continua fabricando o Master.

Hoje ele tem um design diferente e contém 131 jogos memorizados, incluindo Alex Kidd in the Miracle World, Golden Axe e Sonic. O console Master System Evolution é como ele é chamado e vem com 132 jogos. A versão portátil foi condensada em apenas um joystick e carrega 30 jogos.

Playstation 2

Hoje só se fala no console PS3, mas quem reinou durante muito tempo na década passada foi o console Playstation 2. A Sony consolidaria sua recente entrada no mercado de games com um console robusto e potente, capaz de rodar gráficos incríveis e com um catálogo de jogos invejável.

Não dá para falar em PS2 sem citar títulos inesquecíveis, como God of War 1 e 2, Shadow of the Colossus, Call of Duty, Resident Evil 4 e a série Gran Theft Auto. Só depois de muito tempo a Sony resolveu distribuir o console oficialmente no Brasil. Hoje, seu preço é bem acessível.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em console de video game