PlayStation 5: 10 coisas que você precisa fazer depois de comprar

Saiba desde onde colocar o PS5 até como configurar o console da Sony para as jogatinas

Murilo TunholiJornalista especializado em tecnologia e jogos. Formado pelo Centro Universitário IBMR. Atua nas editorias de Informática e Games.

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

O PlayStation 5 (PS5) foi lançado em 19 de novembro de 2020 e, desde então, se tornou um dos videogames mais desejados pelos brasileiros. Por ser um console totalmente novo, é comum ficar confuso na hora de instalar, configurar e comprar os jogos no aparelho.

Para te ajudar com os primeiros passos, nós do Zoom reunimos as dez coisas mais importantes que você precisa fazer depois de comprar um PS5. Confira as dicas nas linhas a seguir.

Leia também: Melhores jogos de PS4 em 2020: veja games de ação, RPG e FPS para se divertir

Ainda não comprou um PS5? Assista ao nosso vídeo e saiba tudo sobre o console:

Quer saber mais sobre games? Veja outros artigos aqui no Zoom!

1. Encontre um lugar amplo para o PS5

O PS5 é espaçoso e precisa de um lugar com boa circulação de ar. (Foto: Shutterstock/Alex Van Aken)
O PS5 é espaçoso e precisa de um lugar com boa circulação de ar. (Foto: Shutterstock/Alex Van Aken)

Antes de tudo, você vai precisar posicionar o seu novo PlayStation 5 em um móvel ou mesa. O videogame é o maior console fabricado até hoje, e supera até mesmo os primeiros Xbox One e o PS3 "fat". Com 39 cm de altura, 10,4 cm de largura e 26 cm de profundidade, o PS5 precisa ser colocado em um lugar bem espaçoso para garantir um bom fluxo de ar dentro do aparelho e evitar superaquecimento.

Para tentar ajudar nessa tarefa, a Sony inclui um suporte na caixa que permite posicionar o PS5 deitado ou em pé. As duas posições são ideais, já que a ventoinha que refrigera o aparelho fica no meio e as saídas de ar na traseira. Então não há risco de errar aqui.

Vale lembrar que, se você tem a versão do PS5 com leitor de mídias, o disco precisa ser inserido no drive com o lado impresso virado para o centro do aparelho. Ou seja, se o console estiver deitado, o Blu-Ray entra com a imagem para cima. Caso esteja em pé, é só girar o disco em 90 graus no sentido anti-horário e inserir o jogo com a impressão virada para a esquerda.

2. Conecte o PS5 na entrada HDMI 2.1 da TV

Para aproveitar todo o poder gráfico do PS5 é preciso ter uma TV nova com HDMI 2.1. (Foto: Shutterstock/Mohsen Vaziri)
Para aproveitar todo o poder gráfico do PS5 é preciso ter uma TV nova com HDMI 2.1. (Foto: Shutterstock/Mohsen Vaziri)

O PlayStation 5 é um console com bastante poder gráfico. Além de alcançar resolução de até 4K, o aparelho é capaz de exibir imagens mais fluidas em até 120 quadros por segundo (qps). Para efeito de comparação, os filmes tradicionais mostram 24 qps, enquanto o PS4 chegava ao máximo de 60 qps.

Não é obrigatório, mas para aproveitar todo o desempenho do PS5, você vai precisar de uma TV que tenha entrada HDMI 2.1, como as Q70T e Q80T, da Samsung, ou as Nano86 e CX, da LG. Essa interface é a única, até o momento, que suporta frequências nativas de até 120Hz, necessária para mostrar os 120 quadros por segundo em 4K. Caso você não tenha uma televisão como essas, ainda poderá jogar no PS5, mas terá apenas 60 qps.

Se você tem uma TV com suporte ao HDMI 2.1 em casa, use o cabo que já vem na caixa do PS5 e conecte o console na porta correta. Dependendo do modelo, o tipo da interface estará escrito perto da entrada referente.

3. Crie uma conta PlayStation

A conta PlayStation é obrigatória para comprar jogos e assinar a PlayStation Plus. (Foto: Divulgação/Sony)
A conta PlayStation é obrigatória para comprar jogos e assinar a PlayStation Plus. (Foto: Divulgação/Sony)

Para aproveitar todas as funcionalidades do PS5 e comprar jogos na loja digital você vai precisar ter uma conta PlayStation. Para criar uma de graça, é só entrar no site da plataforma (zoom.do/37DzExS) e seguir as instruções na tela. No final, você já pode usar as credenciais para logar no console.

Com a conta criada você também pode assinar o PlayStation Plus, um serviço que permite ao usuário jogar online, resgatar games de graça mensalmente e ter recursos de armazenamento na nuvem.

Leia também: PS Plus: como pegar e baixar os jogos grátis pelo computador

4. Transfira o dados do PS4 para o PS5

Essa dica vale para jogadores que migraram do PlayStation 4 (PS4) para o PS5. Como o console é retrocompatível com a geração anterior, é possível transferir os jogos e arquivos salvos entre as plataformas.

Para isso você pode usar o armazenamento na nuvem da PlayStation Plus, caso seja assinante do serviço. É só fazer o upload no PS4 e depois baixar os dados no PS5. Se você não tem PS Plus ou conexão com a Internet, ainda é possível transferir os arquivos pela interface USB dos aparelhos com um pendrive ou HDD externo.

5. Baixe os jogos grátis da PlayStation Plus Collection

Os jogos da PS Plus Collection agradam todos os gostos. (Foto: Reprodução/Reddit "Adammay20")
Os jogos da PS Plus Collection agradam todos os gostos. (Foto: Reprodução/Reddit "Adammay20")

Os donos do PlayStation 5 que assinam a PS Plus têm direito a uma biblioteca vasta de jogos que podem ser resgatados e baixados sem custo adicional, a PlayStation Plus Collection.

Para acessar os games entre na loja digital do console ou acesso o site (playstation.com/pt-br/ps-plus/), selecione "PS Plus" e depois "PS Plus Collection".

Atualmente, os títulos disponíveis na coleção são:

Jogos da Sony

  • Bloodborne (RPG de ação)
  • Days Gone (jogo de ação e aventura)
  • Detroit: Become Human (jogo de ação e aventura)
  • God of War (jogo de ação e aventura)
  • Infamous Second Son (jogo de ação e aventura)
  • Ratchet and Clank (jogo de plataforma)
  • The Last Guardian (jogo de ação e aventura)
  • The Last of Us Remastered (jogo de ação e aventura)
  • Until Dawn (jogo de sobrevivência e terror)
  • Uncharted 4: A Thief’s End (jogo de ação e aventura)

Jogos de parceiras

  • Batman: Arkham Knight (jogo de ação e aventura)
  • Battlefield 1 (jogo de tiro FPS)
  • Call of Duty: Black Ops III – Zombies Chronicles Edition (jogo de tiro FPS)
  • Crash Bandicoot N. Sane Trilogy (jogo de plataforma)
  • Fallout 4 (RPG de ação)
  • Final Fantasy XV Royal Edition (RPG de ação)
  • Monster Hunter: World (RPG de ação)
  • Mortal Kombat X (jogo de luta)
  • Persona 5 (RPG de turno)
  • Resident Evil 7 Biohazard (jogo de sobrevivência e terror)

6. Faça login nos aplicativos de streaming

O PS5 também é uma central de conteúdo multimídia. (Foto: Divulgação/Sony)
O PS5 também é uma central de conteúdo multimídia. (Foto: Divulgação/Sony)

Além dos jogos, o PS5 também é uma central de conteúdo. A PlayStation Store disponibiliza de graça aplicativos de streaming, como Netflix, Disney+, Amazon Prime Video, Twitch, YouTube, Crunchyroll, Apple TV e Spotify. Além disso, você também pode assistir a filmes em Blu-Ray 4K diretamente do console.

Para encontrar esses aplicativos basta acessar a loja digital do console, entrar na sua conta e pesquisar pelo nome do app que quiser.

7. Configure as opções padrão de jogo

É possível configurar uma dificuldade padrão para jogos mais difíceis, como Devil May Cry 5. (Foto: Divulgação/Capcom)
É possível configurar uma dificuldade padrão para jogos mais difíceis, como Devil May Cry 5. (Foto: Divulgação/Capcom)

O PS5 permite que o jogador selecione opções de dificuldade, resolução e idioma dos games diretamente pelo menu do console. Para acessar essa opção, vá nas configurações, entre em "Configurações de jogos e dados salvos" e depois em "Padrões de jogo".

  • Dificuldade: aqui você pode escolher a dificuldade padrão para os jogos entre "Mais Fácil", "Fácil", "Médio", "Difícil" ou "Mais Difícil'
  • Modo de performance ou modo de resolução: essa opção permite escolher priorizar a qualidade da imagem (modo de resoluçã0) ou a quantidade de quadros por segundo em um jogo (modo de performance).
  • Câmera em primeira pessoa/terceira pessoa: permite mudar os controles da câmera em jogos e escolher entre movimentos normais ou invertidos.
  • Legendas e áudio: deixa o jogador escolher o idioma das falas e legendas do jogo, mesmo que sejam diferentes da língua usada nos menus do console.

8. Ajuste o áudio 3D

O headset do PS5 é vendido separadamente do console. (Foto: Divulgação/Sony)
O headset do PS5 é vendido separadamente do console. (Foto: Divulgação/Sony)

Uma das novidades do PS5 é o suporte ao áudio em três dimensões, que promete aumentar a imersão durante a jogatina quando você estiver usando um headset.

Para ativar, é só ir nas configurações do console, acessar o menu "Áudio" e entrar em "Saída de áudio". Com um fone de ouvido conectado ao controle DualSense, mude o dispositivo de saída para os headphones. Agora é só ativar o áudio em 3D e ajustar a intensidade.

Confira as melhores ofertas para o headset sem fio do PS5:

9. Jogue Astro's Playroom

Astro's Playroom é um jogo de demonstação que vem instalado de graça no PS5. (Foto: Divulgação/Sony)
Astro's Playroom é um jogo de demonstação que vem instalado de graça no PS5. (Foto: Divulgação/Sony)

Astro's Playroom é um jogo que já vem instalado em todos os PS5 e funciona como uma demonstração dos principais recursos do console, como o carregamento mais rápido pelo SSD e o retorno tátil do controle DualSense.

O game de plataforma é simples e rápido de zerar, mas traz centenas de referências a títulos que ficaram famosos nos consoles PlayStation ao longo dos anos. Nós recomendamos experimentar o Astro's Playroom tanto pela experiência inédita para jogadores novos quanto para os fãs mais nostálgicos.

Confira as melhores ofertas para o DualSense:

10. Aproveite o seu PS5 ao máximo

Jogue os games de PS5 e PS4 no novo console da Sony. (Foto: Divulgação/Marvel)
Jogue os games de PS5 e PS4 no novo console da Sony. (Foto: Divulgação/Marvel)

Agora já está tudo pronto para você continuar usando o seu PlayStation 5. Além dos jogos novos e exclusivos, como Marvel's Spider-Man Miles Morales e o remake de Demon's Souls, outros títulos multiplataforma, como Assassin's Creed Valhalla e Cyberpunk 2077 também estão disponível para preencher as horas de jogatina.

Se o PS5 é o seu primeiro console, vale explorar os melhores jogos do PS4 e aproveitar a retrocompatibilidade para jogar tudo o que ficou para trás.

Conheça nossos artigos e fique por dentro dos melhores produtos, guias de compra, lançamentos e mais!

Ainda não comprou um PS5? Encontre as melhores ofertas no Zoom!

Leia também: