Produtos e novidades em Console de Video Game

PlayStation 5: Sony revela vídeo de demonstração do novo console

Novo console de video game da Sony promete até 10 vezes mais velocidade que consoles da atual geração.

Playstation 5 PS5
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A Sony revelou um vídeo de demonstração com detalhes sobre o novo PlayStation 5 em um evento fechado para investidores da empresa, no Japão. Usando tecnologia de armazenamento por SSD, o sucessor do PlayStation 4 promete mudar bastante a experiência dos gamers.

No vídeo de apresentação, que já havia sido apresentado em uma entrevista exclusiva à Wired, a Sony fez uma demonstração de como seria o jogo Spider-Man, para comparar o poder de fogo do PlayStation 5 com o PlayStation 4 Pro, atual console de ponta da empresa.

E olha, a diferença entre os dois aparelhos promete ser enorme: um cenário que leva cerca de 8 segundos para carregar no PS4 Pro teve este tempo reduzido para 0,83 no hardware do novo console.

Em um segundo teste, de “fast travel” usando o sistema de metrô do jogo, foi possível perceber outras diferenças. Enquanto a câmera passa rapidamente pela cidade, é possível ver os prédios carregando à distância, no PS4 Pro, enquanto o PS5 tem uma experiência muito mais fluida, e esse tempo de carregamento passa a ser imperceptível.

Hardware mais potente e SSD devem fazer a diferença no PS5

O hardware do novo PS5 é um fator determinante para essa evolução. Segundo o líder de engenharia do novo console, o console virá equipado com um processador AMD de oito núcleos baseado na arquitetura Zen2, combinado com uma GPU AMD Navi com Ray Tracing em tempo real.

Mas o grande responsável pelo tempo de carregamento mais rápido promete ser um SSD customizado, com tempos de leitura e escrita até 10 vezes mais rápidos que o HD da atual geração. Cada vez mais baratos, os SSDs (Solid State Drives) estão se popularizando cada vez mais entre os usuários de PCs e notebooks.

O próximo PlayStation também deve dar suporte à gráficos em 8K, mas a empresa não deixou claro que esta resolução poderá ser usada em jogos. A expectativa, por enquanto, é de que os games da próxima geração possam rodar em 4K, a 60 quadros por segundo.

PS5 terá retrocompatibilidade com jogos de PlayStation 4

Outro tema abordado na reunião foi a retrocompatibilidade. Atendendo a pedidos, a Sony garantiu que jogos de PlayStation 4 vão rodar no novo Playstation 5. Dessa forma, a empresa japonesa se iguala a rival Microsoft, que já promovia a retrocompatibilidade em boa parte da biblioteca do Xbox One.

Além disso, os últimos games da geração, como Death Stranding, The Last of Us 2, Final Fantasy VII Remake e Cyberpunk 2077, podem ser lançados no formato cross-gen, ou seja, podem ser lançados simultaneamente para PS4 e para PS5.

Spider Man PS4

PlayStation 5 ainda não teve o preço divulgado

O PS5 ainda não tem previsão de lançamento, e também não teve o preço divulgado oficialmente. Por enquanto, a Sony está concentrando os seus esforços em entregar grandes games para os últimos anos do PS4.

Enquanto o PS5 não chega, veja preços do PS4:

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em console de video game