Zoom indica em Console de Video Game

Playstation Move ou Microsoft Kinect: qual a melhor tecnologia?

A disputa dos “videogames” sem controle.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Se existe uma tendência que marcou a geração atual de consoles foi o controle de movimento. Inaugurado pelo Nintendo Wii, a ideia simples da empresa de usar um controle que capturasse os gestos do jogador acabou se consolidando como uma jogada de mestre. Em quase seis anos de existência, o Wii vendeu mais do que a soma de seus dois concorrentes diretos, o Xbox 360 e o Playstation 3, ambos bem mais avançados tecnologicamente.

Em 2009, tanto a Sony quanto a Microsoft decidiram investir nesta tendência e lançar sua própria linha de controles de movimento. Nasciam aí o Playstation Move e o Kinect, duas fortes respostas ao Nintendo Wii. Embora tenham tecnologias de fabricação semelhantes, as propostas para estes controles no Xbox 360 e no PS3 são diferentes. Mas afinal? Qual dos dois é melhor?

 

  Playstation Move (PS3) Kinect (Xbox 360)
Conceito
Instalação
Suporte e funcionalidades
Jogos

 

PS Move e Kinect: Conceito

O Playstation Move foi desenvolvido para ser um Wii aprimorado, basicamente ele tem um controle de movimento muito preciso, que se utiliza de um giroscópio interno aliado com uma câmera capaz de capturar imagens. O resultado é realmente o mais fidedigno dos consoles modernos.

Qualquer gesto que você executa no Move é repetido com precisão pelo videogame, a tecnologia empregada nele é muito inteligente e funcional.

O Kinect, do Xbox 360, é um aparelho completamente revolucionário. A idéia é: "você é o controle", ou seja, apenas o corpo é usado para interagir e controlar o videogame. O aparelho se limita a uma câmera especial que captura os movimentos do usuário, instalada em cima do Xbox.

O aparelho funciona bem, representando fielmente os movimentos, ou seja sem atrasos (chamados de "lags"). O efeito é surpreendente e interessante, mas não funciona tão bem com qualquer tipo de jogo, como futebol ou basquete, por exemplo.

Como instalar o PlayStation Move e o Kinect?

Instalar o Playstation Move é um processo simples de plug-and-play; basicamente deve-se conectar todos os componentes ao console através de entradas USB e eles funcionarão imediatamente. Se você mantém o seu sistema do Playstation 3 atualizado, não haverá nenhum software adicional a ser baixado para que tudo funcione. A única coisa a mais é o processo de calibragem, onde você deve movimentar o Move pelo ângulo de captação da camêra para regular o aparelho.

Como no caso do PS Move, instalar o Kinect é bem simples: se o modelo do seu Xbox for o "Slim", basta plugar o acessório com o cabo USB na traseira do console. Para quem tem modelos mais antigos, também será necessário ligar o acessório à uma tomada elétrica.

Configurá-lo, é igualmente simples; não há disco de instalação e a única necessidade é um ajuste de áudio e vídeo que não leva mais do que um minuto. A única configuração que pode demandar mais tempo é o uso do recurso de reconhecimento facial, que envolve um processo mais longo, onde o acessório pede ao usuário que se posicione em cerca de 10 pontos diferentes da sala, sempre mudando de pose e, virando o corpo e o rosto.

Jogos para Kinect e PS Move

O PS Move é o mais versátil entre os dois, com jogos de todos os gêneros: desde jogos casuais como Sport Champions até aqueles baseados em primeira pessoa, como Killzone 3 e Resident Evil 5. Usando algumas lições aprendidas com o Wii, a Sony fez um controle que tem muito a oferecer a todos os tipos de público, com uma excelente resposta das desenvolvedoras. Os jogos de maior destaque são Killzone 3, Sports Champions, Resident Evil 5, Heavy Rain, Little Big Planet 2, Tumble, Tiger Woods PGA Tour 2012 entre outros.

O Kinect, por ser muito diferente, não conseguiu ainda emplacar nenhum jogo para "gamers", tendo seu catálogo completamente voltado para o mercado mais casual/familiar. São jogos de movimento e que funcionam bem em seu propósito de divertir em grupo. Alguns dos títulos para Kinect que seguem este gênero são: Kinect Adventures, Kinect Joyride, Dance Central, Kinectimals. São perfeitos para jogar com a família ou os filhos.

Suporte e Funcionalidades do Kinect e do PS Move

O PS Move pode ser usado para navegar no menu do PS3, mas ele não é mais fácil de ser usado do que o controle normal. A câmera PS Eye pode ser usada para filmar pequenos vídeos e captar áudios ou para conversas durante jogos. Em geral, há pouca coisa onde se possa usar o Move fora dos jogos.

O Kinect é quase uma nova plataforma dentro do Xbox 360. A navegação por gestos ou comandos de voz é bem dinâmica, há dezenas de recursos que podem ser usados através do periférico. Existe um sistema de reconhecimento facial que faz com que você se conecte em sua conta automaticamente, fora outras aplicações menores. A Microsoft tem demonstrado um grande suporte ao Kinect como o futuro do próprio Xbox 360 e sempre surgem novos usos para o aparelho.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em console de video game