PS4 Pro vs PS4 Slim: qual console comprar?

O Zoom preparou um comparativo entre o PS4 Pro e PS4 Slim. Veja preço, ficha técnica e biblioteca de jogos e decida qual é o melhor para você.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Desde o lançamento do PlayStation 4 (PS4), em 2013, a Sony produziu mais duas versões do console: o PS4 Slim, que é uma atualização do console original, com as mesmas configurações básicas em um design compacto, e o PS4 Pro, que vem equipado com especificações mais poderosas, reproduz gráficos em 4K e HDR, e promete uma experiência de jogo bem superior à do PS4 Slim e do PS4 padrão.

Para você que está querendo comprar um console de videogame e ficou em dúvida, ou está pensando em trocar seu PS4 para uma versão mais recente, preparamos este comparativo do PS4 Slim vs PS4 Pro, explicando as principais diferenças entre os dois. Dá uma olhada e saiba qual é o melhor PS4 para você.

Veja a diferença entre os consoles e saiba qual é o melhor PS4 (Foto: Dilvulgação/Sony)
Veja a diferença entre os consoles e saiba qual é o melhor PS4 (Foto: Dilvulgação/Sony)

Conheça o canal do Zoom no YouTube:

Produto indisponível

Produto indisponível

CPU
AMD Jaguar 2,1GHz octa-core
AMD Jaguar 1,6GHz octa-core
GPU
AMD Radeon (4,2 TFLOPs)
AMD Radeon (1,84 TFLOPs)
Memória RAM
8GB GDDR5
8GB GDDR5
Armazenamento
1 TB e 2TB
500 GB, 1TB e 2TB
Conectividade

HDMI 2.03 

USB 3.1

Bluetooth 4.0

HDMI 1.42 

USB 3.1

Bluetooth 4.0

Reproduz Blu-Ray
Sim
Sim
4K
Sim
Não
HDR
Sim
Sim
Controle
DualShock 4 revisado
DualShock 4 revisado
Ofertas
Produto indisponível
Produto indisponível

Design

O PS4 Slim ganha do PS4 Pro por ser mais compacto

Console PS4 Slim é mais compacto que o PS4 Pro (Foto: Dilvulgação/Sony)
Console PS4 Slim é mais compacto que o PS4 Pro (Foto: Dilvulgação/Sony)

Em termos de design, os dois consoles seguem o mesmo padrão. O PS4 Slim é menor e mais discreto, com dois blocos em um formato de paralelogramo, isto é, uma caixa com linhas diagonais, na cor "Black Piano". Na frente, ficam apenas dois botões físicos, de ligar/desligar e ejetar, e duas entradas USB.

Aqui o PS4 Pro sai perdendo, com um design maior, mais largo e mais pesado: são três blocos no mesmo formato do PS4 original. Um detalhe legal é que uma terceira entrada USB foi colocada na traseira do aparelho, que agora pode carregar três controles de uma só vez. Vale lembrar que não existe um PS4 Pro Slim.

Controle

Dualshock 4 é o controle do PS4 Pro e PS4 Slim

PS4 Slim e PS4 Pro usam o mesmo controle Dualshock 4 (Foto: Dilvulgação/Sony)
PS4 Slim e PS4 Pro usam o mesmo controle Dualshock 4 (Foto: Dilvulgação/Sony)

Falando nos controles, tanto o PS4 Slim quanto o PS4 Pro vêm com um modelo atualizado do DualShock 4. O controle segue o padrão estabelecido pela Sony, com dois botões analógicos e um touchpad sensível ao toque no centro do controle, além da iluminação LED na traseira, que ajuda a identificar rapidamente qual é o personagem que você está controlando.

A diferença em relação à primeira geração do controle é apenas estética, com uma linha iluminada no touchpad e botões em um tom mais claro de cinza. Vale dizer que todos os controles, volantes e outros acessórios de PS4 podem ser usadas nas duas versões.

Desempenho

PS4 Pro leva a melhor

PS4 Pro tem especificações técnicas mais poderosas que o PS4 Slim (Foto: Dilvulgação/Sony)
PS4 Pro tem especificações técnicas mais poderosas que o PS4 Slim (Foto: Dilvulgação/Sony)

Apesar das particularidades no visual, a grande diferença entre os dois consoles está nas especificações técnicas. Enquanto o PS4 Slim tem o mesmo hardware do console PS4 padrão, com um processador AMD Jaguar de 1.6GHz, 8GB de RAM, o PS4 Pro tem muito mais poder de fogo, e vem equipado com um processador AMD Jaguar de 2.1GHz e 8GB de RAM, com uma performance 30% mais rápida nos jogos e nas outras funções do console.

A unidade de processamento gráfico também ficou mais potente, e foi de 1.84TFLOPs no PS4 e no PS4 Slim, para 4.2TFLOPs no PS4 Pro. A gente explica o que é teraflop em outro artigo aqui no Zoom. Aqui, o mais importante é saber que a mudança implica em uma experiência de jogo mais fluida, com visuais mais bonitos e tempos de carregamento mais curtos.

Quer saber mais sobre games? Veja outros artigos aqui no Zoom!

Gráficos

4K e HDR são o grande trunfo do PS4 Pro

PS4 Pro exibe gráficos em maior qualidade que o PS4 Slim (Foto: Dilvulgação/Sony)
PS4 Pro exibe gráficos em maior qualidade que o PS4 Slim (Foto: Dilvulgação/Sony)

Todo esse poder de processamento resulta em gráficos verdadeiramente impressionantes no PS4 Pro, que roda games em 4K com HDR, o que faz com que os cenários e personagens ganhem cores mais vivas e texturas mais realistas. As taxas também são maiores e mais estáveis no novo videogame: são até 60 quadros por segundo, o que quer dizer que as animações ficam mais naturais, sem borrões nas cenas de ação. O PS4 Slim, assim como o console PS4 padrão, roda games em Full HD, uma resolução menor, com taxas de 30 quadros por segundo, em média.

Além da resolução mais alta nos games, o PS4 Pro também ganhou suporte a vídeo em 4K e HDR, então você também pode curtir filmes e séries de serviços de streaming como o Netflix e YouTube em uma definição mais alta, se tiver uma TV 4K com tecnologia HDR.

Biblioteca de jogos

São os mesmos?

Todos os jogos de PS4 rodam tanto no PS4 Slim quanto no PS4 Pro (Foto: Dilvulgação/Sony)
Todos os jogos de PS4 rodam tanto no PS4 Slim quanto no PS4 Pro (Foto: Dilvulgação/Sony)

São, sim! Se você já está de olho na biblioteca de jogos do PS4, pode ficar tranquilo, porque os dois consoles rodam todos os jogos lançados para a plataforma, como The Last Guardian, The Witcher III, Rise of the Tomb Raider e Horizon: Zero Dawn, e a Sony garantiu que isso não vai mudar nos próximos lançamentos.

E se você já tem alguns games de PS4 e está pensando em trocar de console, também não precisa se preocupar: é possível transferir os dados de um console para o outro, assim você pode continuar de onde parou.

Conheça nossos artigos e fique por dentro dos melhores produtos, guias de compra, lançamentos e mais!

Armazenamento

PS4 Slim tem mais opções

PS4 Slim tem mais opções de armazenamento (Foto: Dilvulgação/Sony)
PS4 Slim tem mais opções de armazenamento (Foto: Dilvulgação/Sony)

Para guardar os jogos, saves, músicas e tudo mais, o PS4 Slim conta com três opções de armazenamento: o PS4 Slim 500GB, o PS4 Slim 1TB e o PS4 Slim 2TB. No PS4 Pro, são duas opções de armazenamento, o PS4 Pro 1TB e PS4 Pro 2TB, que têm espaço suficiente para a maioria dos jogadores.

Na hora de escolher, vale considerar que uma opção com mais espaço de armazenamento vai permitir baixar mais jogos, mas em compensação, o videogame sai mais caro. Se você sentir que falta espaço, é possível expandir o armazenamento com um HD externo, já que os dois modelos são compatíveis.

Qual vale mais a pena?

Com especificações de primeira e suporte à resolução 4K, não dá pra negar que o PS4 Pro leva a melhor contra o PS4 Slim. Se você já tem uma TV 4K com HDR ou está planejando comprar uma no futuro, vale a pena investir um pouco mais e ficar com o console mais potente: ele é mais rápido e oferece uma experiência de jogo de primeira, com gráficos mais bonitos e uma ótima performance.

Se você já tem um PS4 e está pensando em atualizar o console mais recente para curtir os games com melhores gráficos, o PS4 Pro também é a melhor pedida.

Agora, se você quer curtir os games de PS4 e não liga tanto para os gráficos, o PS4 Slim é uma opção com ótimo custo/benefício. Além de ser mais barato, ele também manda bem nos games, e vai te permitir rodar todos os jogos da geração.

Compare preços do PS4 Slim e do PS4 Pro:

Leia também: