Stardew Valley: tudo sobre o game e seus personagens

Stardew Valley é um RPG de simulação de fazenda que surpreendeu o mundo de jogos e ganhou milhões de fãs.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 13 min. de leitura.

Compartilhe:

Cuidar de uma fazenda, se aproximar dos moradores de uma cidade pequena e ajudar a renovar o Centro da Comunidade. Essas são algumas coisas que você pode fazer em Stardew Valley, jogo que foi lançado em 2016 e ganhou uma legião de fãs a ponto de chegar na marca de venda de 10 milhões de cópias em 2020.

Com gráficos simples 2D, uma arte pixelada e a produção indie, muitos podem subestimar o jogo. Só que Stardew Valley se destaca nos detalhes que tornam o jogo fácil para jogadores casuais, mas desafiador para os jogadores competitivos que querem obter todas as conquistas.

Afinal, qual seria o segredo que tornou esse jogo simples, desenvolvido por uma única pessoa, em um sucesso no mercado gamer? Para entender como Stardew Valley funciona e por que é um jogo tão divertido, confira o guia do Zoom com tudo que você precisa saber sobre o jogo.

O que é Stardew Valley e por que ele é amado por tantos gamers?

Em Stardew Valley você vive o dia a dia na fazenda, inclusive com mudanças de clima e estações (Foto: Divulgação/Stardew Valley)
Em Stardew Valley você vive o dia a dia na fazenda, inclusive com mudanças de clima e estações (Foto: Divulgação/Stardew Valley)

Stardew Valley é um jogo de simulação de fazenda e de RPG. Ele foi criado por uma única pessoa, o desenvolvedor Eric Barone, também conhecido pelo nome ConcernedApe. Ele começou a criar o jogo em 2012 e publicou oficialmente em 2016 em parceria com o estúdio Chucklefish.

Eric Barone é responsável por todo Stardew Valley, desde a arte inicial até a programação. Até hoje o “time” que mantém o jogo e cria as atualizações consiste do próprio Eric Barone e mais um desenvolvedor, Arthur Lee (chamado também de Mr. Podunkian). A principal inspiração para Stardew Valley, segundo o próprio criador, é a franquia Harvest Moon (ou Story of Seasons), um clássico jogo de simulação de fazenda e RPG.

O início do game

O jogo Stardew Valley começa com a criação do seu personagem, que pode ter nome, gênero e aparência que desejar dentro das opções de customização. Você pode escolher um animal de estimação (gato ou cachorro) e o tipo de terreno que quer para a fazenda. Uma fazenda na floresta, por exemplo, tem mais madeira para cortar, enquanto na praia pode pescar dentro do terreno.

Assim, ele “simula” a criação de uma fazenda e dá total liberdade de escolhas para criar o seu estilo de jogo. Essa liberdade é um dos principais atrativos do jogo, já que você pode criar a fazenda, história e estilo do jogo que quiser.

Ok, e para onde ir depois disso?

Para ajudar na imersão, Stardew Valley tem elementos narrativos, como a história do protagonista largar a vida estressante da cidade para se mudar para a fazenda de seu avô e as missões para ajudar na renovação do Centro da Comunidade.

Além disso, você pode interagir com NPCs e conhecer mais das histórias de cada um. Se quiser, pode até criar um romance entre seu personagem e um dos 12 pretendentes disponíveis. É possível até casar e ter filhos e morar junto com eles na sua fazenda.

A liberdade de Stardew Valley é o maior atrativo do jogo. Ele pode ser muito bem um jogo para cuidar de plantas e animais casualmente, sem pressão. Mas também tem elementos complexos para os jogadores se desafiarem a fazer a melhor fazenda possível, completar as coleções e chegar ao último nível da caverna perigosa e cheia de inimigos.

Onde jogar Stardew Valley?

Você pode jogar Stardew Valley sozinho ou chamar os amigos para ajudar na sua fazenda (Foto: Divulgação/Stardew Valley)
Você pode jogar Stardew Valley sozinho ou chamar os amigos para ajudar na sua fazenda (Foto: Divulgação/Stardew Valley)

Stardew Valley está disponível em várias plataformas e em vários idiomas, inclusive em português brasileiro. No começo ele foi lançado com foco no computador, tanto Windows quanto macOS e Linux. Depois Stardew Valley passou a ser inserido em outras plataformas, como nos smartphones Android e iOS.

Nos consoles, ele está disponível para PlayStation 4, Xbox One (e Xbox Series S/X por retrocompatibilidade), Nintendo Switch e PlayStation Vita. No entanto, o PlayStation Vita não recebeu atualizações do Stardew Valley depois da 1.02, de 2018, por limitações na plataforma.

Esse é um jogo pago, que pode ser comprado em forma física ou digital dependendo da plataforma. Para jogar no computador, o download de Stardew Valley é feito pela Steam. Já para a versão de smartphones do Stardew Valley, download é pela Google Play Store ou App Store.

Stardew Valley Wiki: o guia da comunidade do jogo

Stardew Valley Wiki é o guia completo do jogo mantido pela própria comunidade de jogadores (Foto: Reprodução/Stardew Valley Wiki)
Stardew Valley Wiki é o guia completo do jogo mantido pela própria comunidade de jogadores (Foto: Reprodução/Stardew Valley Wiki)

Enquanto Stardew Valley pode ser um jogo simples, ele ainda tem vários elementos complexos que podem ser difíceis de aprender ou mesmo decorar por conta própria. Por causa disso, foi criada a Stardew Valley Wiki, uma página de wiki inteiramente para o jogo.

A Stardew Valley wiki é oficial e hospedada pelo criador ConcernedApe. Mas a maior parte do conteúdo, como em qualquer outra wiki, surgiu com a colaboração de outros jogadores apaixonados pelo jogo. Com o tempo a Stardew Valley Wiki foi crescendo e ganhando até traduções para outros idiomas, como o português. Atualmente, a Stardew Valley Wiki tem cerca de 1500 artigos sobre o jogo.

Mas por que a Stardew Valley Wiki é tão relevante? O motivo para isso é por ser um site completo com todos os detalhes e segredos do jogo, justamente para ajudar os jogadores. São informações, por exemplo, sobre em que lugar, estação e horário cada peixe pode ser pescado no jogo, sobre qual plantação gera maior lucro na estação ou sobre a rotina e os interesses de cada aldeão.

Esse tipo de dado não fica explícito no jogo, cabendo ao jogador descobrir enquanto joga. Para jogadores casuais ou que gostam de descobrir por conta própria, a Stardew Valley Wiki pode não interessar. Mas é uma ferramenta ótima para quem quer planejar o que fazer a cada dia no jogo ou completar as coleções e quer uma ajuda. Você pode conhecer a Stardew Valley wiki neste link.

Stardew Valley: personagens

Você pode desenvolver relacionamentos com vários aldeões de Stardew Valley (Foto: Reprodução/Stardew Valley Wiki)
Você pode desenvolver relacionamentos com vários aldeões de Stardew Valley (Foto: Reprodução/Stardew Valley Wiki)

Stardew Valley é um jogo de RPG e, como tal, a interação com os outros personagens é um dos charmes do jogo. É possível conhecer suas histórias, fazer amizades, trocar presentes, ajudar nos seus problemas e mais. Enquanto cada personagem é único, existem 12 em particular que você pode desbloquear cenas únicas desenvolver um romance se quiser. Conheça um pouco sobre eles.

Leah

A primeira personagem que vale a pena falar é a Leah. Stardew Valley não é só lar de aldeões que viveram lá por toda sua vida. Leah é uma personagem que, assim como o/a protagonista, veio da cidade. Ela mora sozinha em uma cabana que fica ao sul da sua fazenda. Leah passa as manhãs fazendo esculturas em madeira e gosta de passear pela floresta em busca de inspiração.

Elliott

Elliott é o próximo personagem de Stardew Valley da lista. Ele é um escritor que sonha em escrever um romance de sucesso. Assim como sua amiga Leah, Elliott busca inspiração nessa pequena cidade, principalmente na praia, onde mora em uma pequena cabana. Ele passa a maior parte dos seus dias em casa, escrevendo, na praia ou então na biblioteca da cidade.

Penny

Penny é uma das personagens que vive com a sua família no meio da vila. No caso, ela mora junto com a sua mãe em um pequeno e apertado trailer. Penny é tímida e calma na maior parte do tempo, mas se preocupa com a sua mãe, Pam, que tem problemas com bebida. Ela também age como tutora e dá aulas para Jas e Vincent, as duas crianças mais novas da vila, no museu.

Sam

Se Penny é uma garota introvertida em Stardew Valley, seu amigo Sam é o oposto. Com cabelo espetado e jaqueta, Sam é o que se imagina de um jovem cheio de energia e planos. Ele sabe tocar violão e bateria, tem uma banda com o Sebastian e também gosta de videogames, de andar de skate e de pregar peças. Sam mora ao sul da cidade com seu irmão mais novo Vincent e sua mãe Jodi.

Abigail

Outra amiga de Sam é a Abigail. Stardew Valley é uma região pacata e simples, e o estilo de vida “alternativo” de Abigail causa conflitos com seus pais Pierre e Caroline, principalmente por pintar o cabelo de roxo e pelas suas escolhas de roupa. Abigail se interessa por assuntos “obscuros” e gosta de visitar o cemitério e caçar sapos em dias de chuva. Ela mora com seus pais na casa que também funciona a loja do Pierre no centro da cidade.

Sebastian

Em Stardew Valley, Sebastian é o jovem rebelde que mora no porão da marcenaria de sua mãe Robin, nas montanhas do norte. Além da mãe, Sebastian mora com o padrasto Demetrius e a meia-irmã Maru. Ele reclama sobre sua família dar preferência à Maru e não apoiar seus gostos por jogos, quadrinhos e computador. Sebastian não gosta de interagir com outras pessoas, ficando mais em seu quarto. A exceção são seus amigos, Sam e Abigail.

Maru

Maru é uma inventora espirituosa que herdou dos pais, um cientista e uma carpinteira, o gosto por criar ferramentas e mecanismos que pudessem ajudar os dois. Maru também se interessa pelo espaço e tem um telescópio na frente de sua casa anexada à marcenaria, onde mora com os pais. Ela gostaria de ser mais próxima do irmão, Sebastian, e algumas vezes na semana trabalha como enfermeira na clínica de Harvey.

Harvey

Harvey é o único médico da vila e tem uma clínica no centro da cidade. Por Stardew Valley ser uma vila pequena, Harvey se divide entre se preocupar com a falta de pacientes e o desejo de ver todos os moradores bem. Harvey é descrito como o solteiro mais velho de Stardew Valley, justamente por que se preocupa tanto com os aldeões que passa a maior parte do dia trabalhando.

Emily

A próxima da lista é a jovem alegre Emily. Stardew Valley não é um lugar com muitas opções de emprego e, por isso, Emily trabalha no bar do Gus, o Saloon Fruta Estrelar. Mas a verdadeira paixão dela é alfaiataria e ela não só faz as próprias roupas como também gosta de fazer roupas para os outros. Ela mora em uma casa ao sul da cidade com a sua irmã, Haley, enquanto seus pais viajam.

Shane

A vida no interior nem sempre é alegre, principalmente para Shane. Stardew Valley é o refúgio de muitos aldeões, mas, no caso de Shane, não é bem assim. Ele sofre de depressão, tem problemas com bebida e um trabalho que não gosta no Mercado Joja. Mesmo sendo rude no começo, Shane na verdade é uma boa pessoa, sendo uma figura paterna para sua afilhada Jas. Ele mora no Rancho da Marnie, sua tia, junto com ela e a afilhada. Depois do trabalho, passa a noite no Saloon.

Haley

O jogo tem uma variedade de tipos de personagens, incluindo a figura da garota popular, a Haley. Stardew Valley é uma cidade pequena e diferente do que a jovem Haley conhecia como a menina rica e popular do ensino médio. Ela mora com a irmã, Haley, e tem problemas em se adaptar à vida na fazenda, mas aos poucos começa a entender como a vida em Stardew Valley pode ser divertida. Costuma alternar seus dias entre tirar fotos perto do rio, ficar em casa e conversar com seu amigo Alex.

Alex

Para fechar a lista dos personagens mais relevantes do jogo, Alex. Stardew Valley recebe vários jovens que nasceram em outras cidades e se mudaram pelos mais variados motivos. Neste caso, Alex mudou para a casa dos avós, George e Evelyn, no meio da vila, depois do desaparecimento de seus pais. Ele é um jovem garoto que ama esportes e sonha em ser um atleta profissional. Por causa disso, ele está constantemente levantando pesos em casa.

Presentes em Stardew Valley

Dar presentes em Stardew Valley é uma das melhores maneiras de desenvolver relacionamentos no jogo (Foto: Reprodução/Stardew Valley)
Dar presentes em Stardew Valley é uma das melhores maneiras de desenvolver relacionamentos no jogo (Foto: Reprodução/Stardew Valley)

Existem muitas formas de agradar uma pessoa, uma delas é através de presentes. Stardew Valley, como um jogo de RPG, permite que você desenvolva relacionamentos através de um sistema de pontos. Você pode ver como está o nível de amizade com os personagens pelo menu social, através de uma barra de corações.

A barra de corações pode ter no máximo 10 corações para a maioria dos aldeões. A exceção é o interesse romântico, que vai até 14 se casar. Cada coração simboliza 250 pontos de amizade e a cada certo número de corações você desbloqueia cenas especiais.

Além de conversar e escolher as melhores respostas nas cenas, você pode dar presentes aos aldeões. Você pode dar até dois presentes por semana (começando domingo), conforme marcado no menu social. Se for casado, então pode dar um presente a cada dia na semana. Os presentes de Stardew Valley podem ser praticamente qualquer item.

O sistema de presentes em Stardew Valley é especial porque cada personagem tem seus gostos e desgostos. Dê algo que um personagem ama e você ganhará mais pontos. Mas dê algo que ele detesta e você perderá pontos. A escala tem cinco categorias: “ama” (+80 pontos), “gosta” (+45), neutro (+20), desgosta (-20) e odeia (-40 pontos).

Certos itens que são praticamente consenso. Presentes que todos os moradores amam são chamados de “amores universais” e incluem: abóbora dourada, doce-pedra mágico, pérola, fragmento prismático e pé de coelho. Mesmo assim existem exceções, no caso Haley, que odeia fragmento prismático, e Penny, que odeia pé de coelho.

Também existem os “gosto universais”, que incluem categorias inteiras de itens, conforme listado abaixo:

  • mercadorias artesanais (exceto óleo e maionese nula);
  • alimentos cozidos (exceto ovo frito, pão, pão estranho e pudim de espuma do mar);
  • flores (exceto papoula);
  • minerais de coleta e gemas;
  • frutas de árvores frutíferas (exceto banana e manga);
  • vegetais e broto de samambaia (exceto lúpulo, folhas de chá, trigo e arroz não moído).

Além dos gostos universais, cada personagem tem as suas preferências. Um item que um aldeão detesta pode ser amado por outro e isso vale até para os itens considerados universais, então é bom ter atenção.

Você pode descobrir quem gosta do que por conversas ou ao dar um presente e ver sua reação. Os gostos ficam marcados no menu social de cada aldeão. Se preferir, confira abaixo os presentes preferidos dos 12 principais aldeões do Stardew Valley:

Leah

  • Gosta: cantarelo, cogumelo comum, narciso, dente-de-leão, madeira do mar, avelã, azevinho, alho-poró, morel, cogumelo roxo, inhame de neve, cebolinha, raiz-forte, raiz de inverno, todos os ovos (exceto ovo nulo), todas as frutas e todos os leites.
  • Ama: queijo de cabra, bolinho de papoula, salada, refogado, trufa, mexido de legumes e vinho.

Elliott

  • Gosta: polvo, lula e todas as frutas (exceto amora-silvestre).
  • Ama: bolinhos de caranguejo, pena de pato, lagosta, romã, tinta de lula e sopa tom kha.

Penny

  • Gosta: dente-de-leão, alho-poró e todos os leites.
  • Ama: diamante, esmeralda, melão, papoula, bolinho de papoula, prato vermelho, prato de raízes, areinha e sopa tom kha.

Sam

  • Gosta: joja-cola e todos os ovos.
  • Ama: fruto do cacto, pão de ácer, pizza e olho de tigre.

Abigail

  • Gosta: quartzo.
  • Ama: ametista, mexido de amoras, bolo de chocolate, baiacu, abóbora e enguia picante.

Sebastian

  • Gosta: quartzo e linguado.
  • Ama: lágrima congelada, obsidiana, sopa de abóbora, sashimi e ovo nulo.

Maru

  • Gosta: barra de cobre, barra de ferro, resina de carvalho, alcatrão de pinho e quartzo.
  • Ama: conjunto de pilhas, couve-flor, couve-flor com queijo, diamante, barra de ouro, barra de irídio, refeição de mineiro, enroladinhos de pimenta, torta de ruibarbo e morango.

Harvey

  • Gosta: cantarelo, cogumelo comum, narciso, dente de leão, ovo de pata, pena de pato, leite de cabra, leite grande de cabra, avelã, azevinho, alho-poró, morel, cogumelo roxo, quartzo, inhame da neve, cebolinha, raiz-forte, raiz de inverno e todas as frutas.
  • Ama: café, picles, superprato, óleo de trufas e vinho.

Emily

  • Gosta: narciso e quartzo.
  • Ama: ametista, água-marinha, tecido, esmeralda, jade, rubi, hambúrguer de sobrevivência, topázio e lã.

Shane

  • Gosta: todos os ovos (exceto ovo nulo) e todas as frutas.
  • Ama: cerveja, pimenta quente, enroladinhos de pimenta e pizza.

Haley

  • Gosta: narciso.
  • Ama: coco, salada de frutas, bolo rosa e girassol.

Alex

  • Gosta: todos os ovos (exceto ovo nulo).
  • Ama: café da manhã completo e jantar de salmão.

Mais jogos de simulação que você pode curtir

Jogos de simulação como Stardew Valley são bastante divertidos para quem gosta de explorar possibilidades, histórias e vidas diferentes da que temos. Eles colocam os jogadores no posto de “o que você faria se estivesse nesse cenário” e dão infinitas possibilidades de jogar.

Não há certo ou errado e em muitos jogos de simulação sequer há um fim de jogo, já que você cria a sua história. Se esse tipo de jogo atrai você, confira mais opções de jogos de simulação como Stardew Valley para você curtir.

The Sims 4

Em The Sims 4 você cria a história do jogo (Foto: Divulgação/EA)
Em The Sims 4 você cria a história do jogo (Foto: Divulgação/EA)

The Sims 4 é o título mais recente da famosa franquia de jogos de simulação, lançado em 2014. Nele você pode criar praticamente tudo, personagem, casa, carreira, relacionamentos e a vida dos seus sims como um todo. É um jogo que rende horas de diversão e onde tudo depende da sua imaginação e dos objetivos que você cria para os seus sims.

Você pode se divertir só com o jogo base ou adquirir as expansões temáticas com mais itens, locais, etc. No Zoom você pode conferir os requisitos mínimos e recomendados para jogar The Sims 4 e também os códigos de “trapaça” para facilitar a vida dos seus sims. The Sims 4 está disponível para computadores Windows e macOS, PlayStation 4 e Xbox One.

Animal Crossing: New Horizons

Transforme sua ilha em um lar e atraia novos moradores em Animal Crossing: New Horizons (Foto: Divulgação/Nintendo)
Transforme sua ilha em um lar e atraia novos moradores em Animal Crossing: New Horizons (Foto: Divulgação/Nintendo)

Animal Crossing é uma franquia de jogos de simulação social. Em New Horizons, o mais novo da série lançado em 2020, você cria o seu protagonista e fica responsável por uma ilha deserta. O seu objetivo é, aos poucos, melhorar a ilha com instalações e decorações e então atrair novos moradores.

Além de interagir com os “villagers”, os NPCs do jogo, você ainda pode visitar as ilhas de seus amigos ou mesmo recebê-los na sua. Conheça quais são os villagers mais populares e raros e também como você pode convidar os villagers (ou expulsá-los) nos guias do Zoom. Animal Crossing: New Horizons é um jogo exclusivo do Nintendo Switch.

My Time at Portia

Não faltam atividades para fazer em My Time at Portia (Foto: Divulgação/Team17)
Não faltam atividades para fazer em My Time at Portia (Foto: Divulgação/Team17)

My Time at Portia é um jogo de simulação de construção e fazenda com elementos de RPG que foi lançado em 2019. Nesse jogo o seu personagem tem a tarefa de ajudar a construir e expandir a cidade de Portia.

Esse jogo tem vários elementos vistos em jogos de simulação como Stardew Valley, como coleta de materiais, criação de itens, uso de ferramentas, realização de tarefas e venda de itens. My Time at Portia está atualmente disponível para Windows, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.