Zoom indica em Console de Video Game

Street Fighter x Mortal Kombat: qual o melhor jogo de luta?

Hadouken ou Fatality?

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Jogos de luta sempre fizeram sucesso nos consoles de videogame. E falar sobre eles sem lembrar de Street Fighter e Mortal Kombat é simplesmente impossível. As duas franquias atravessaram gerações e já estão há mais de 20 anos no mercado. Fizemos um comparativo sobre as duas para você.

  Street Fighter Mortal Kombat
Enredo
Jogabilidade
Versões
Visual

Enredo

Os jogos de luta em plataforma, com a clássica visão 2D, devem a Street Fighter a sua disseminação. Era praticamente impossível visitar algum fliperama ou bar nos anos 90 sem que a máquina estivesse lá, com filas intermináveis de jogadores disputando sua vez em encarnar os lendários Ryu e Ken. O enredo do jogo, lançado em 1987 pela Capcom, nos leva a enfrentar 10 lutadores por 5 países e foi responsável por trazer para a cultura pop golpes como o Hadouken, Shouryuuken e tantos outros.

Mortal Kombat também garante seu espaço no hall da fama dos games, por trazer o conceito de "fatalitty" para os jogos de luta. O golpe inicial após ouvir do narrador da luta a famosa frase "Finish Him", trazia um quê de campeonato proibido para o game. A série era exclusiva para arcades e depois ganhou as principais plataformas disponíveis a cada época de lançamento de uma nova versão. Ambas desdobraram-se também em filmes, quadrinhos e séries de TV!

Jogabilidade

No início das franquias, quando das mesmas rodavam só em arcade, o Mortal Kombat era criticado por se concentrar apenas em golpes especiais, o que afastava o jogador regular de uma jogabilidade mais completa. Quando os títulos migraram para os consoles atuais, que, por natureza, utilizam até oito botões, o questionamento caiu por terra. O grande diferencial sempre foi o conceito de sprites digitalizados (diferente dos outros jogos que usavam sprites desenhados a mão), e a agressividade dos golpes, com muito sangue e violência.

Street Fighter investia em simplicidade de golpes e combinações, usando e abusando das sequências de seus gritos famosos, como o já citado Hadouken.

Versões

Da década de 80 para cá, incontáveis versões e crossovers já aconteceram. Personagens da Capcom já enfrentaram até mesmo Super heróis da DC Comics em 2011. Descontando a farofeira, as séries estão disseminadas nos principais consoles e têm como destaque as versões mais recentes, com o Unreal Engine 3. Os destaques ficam por conta de Mortal Kombat x DC Universe e Street Fighter IV.

Visual

As duas franquias analisadas têm personagens icônicos, uma farra para os adeptos de cosplay e que há muito já ultrapassaram a barreira do mundo dos games, sendo combustível para a cultura pop. Contudo, Mortal Kombat leva uma rápida vantagem por trazer Raiden e SubZero, ambos misteriosos e anti-heróis por natureza.

Quanto aos gráficos, os dois games empatam. Street Fighter traz ótimos cenários de diversos lugares do mundo. Já Mortal Kombat traz um clima mais proibido, com cenários sujos e sombrios, onde as lutas acontecem.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em console de video game