Logo Zoom
Logo Zoom

Lançado em 2013, o Xbox One é um console de videogame de última geração da Microsoft. Além de fazer sucesso entre os gamers com séries exclusivas, como Halo e Gears of War, ele também pode ser usado para ouvir música, navegar na internet e até assistir filmes via streaming ou Blu-ray.

Aqui no Brasil, o console está disponível em duas versões: O Xbox One padrão, também conhecido como Xbox One Fat, e o Xbox One S, que chegou oficialmente em setembro. Entre outras novidades, esse novo modelo é menor, vem com visual redesenhado e tem suporte à definição 4K.

Para conferir de perto todas as novidades e descobrir se vale a pena investir no Xbox One S ou se é melhor ficar com o Xbox One, se liga no nosso comparativo:

O novo console é menor e mais bonito

O Xbox One S é 40% menor que a versão original, uma redução considerável, e mostra que a Microsoft trabalhou bastante no design do novo modelo. Outra mudança significativa está na fonte de alimentação, que era externa, grande e pesada, e agora fica dentro do console. Então você só precisa usar um cabo de alimentação simples para ligar o aparelho e começar a diversão!

Além da diferença de tamanho, o Xbox One S mudou a cor padrão, do preto para o branco. Ele também tem um design mais trabalhado, com acabamento minimalista e detalhes pontilhados suaves no lugar das grandes linhas diagonais do Xbox One.

Ah, uma boa notícia é que o Xbox One S pode ser usado na vertical. Ou seja, é só usar o suporte que vem com o aparelho e, dessa forma, você otimiza o espaço próximo à TV.

Controles também são diferentes nas duas versões

Em relação ao visual, os controles das duas versões têm algumas diferenças. Em primeiro lugar, a cor padrão do controle, que era preta, passou a ser branca. Além disso, eles também são diferentes na espessura, porque o controle do novo aparelho é mais fino e ergonômico, com uma textura áspera na traseira para garantir a boa pegada, sem ficar escorregadio durante as jogatinas mais longas.

Apesar disso, o maior upgrade do controle do Xbox One S foi na conectividade: além da entrada 3.5mm para headsets, ele tem suporte para tecnologia Bluetooth, então é bem fácil usar o controle para jogar no computador, laptop, ou até mesmo no celular. Para conectar o controle padrão do Xbox One no computador, por outro lado, é necessário usar um adaptador, comprado separadamente.

E se você já tem acessórios para o Xbox One, não se preocupe! Eles funcionam normalmente no Xbox One S.

Imagens mais bonitas com o Upscaling 4K e HDR

Outra vantagem do Xbox One S sobre o irmão mais velho é o suporte a 4K (3840 x 2160). O novo modelo consegue reproduzir fotos e vídeos com essa resolução tanto em Blu-Ray quanto em streaming, uma ótima notícia para quem tem uma TV 4K e quer aproveitar os lançamentos da Netflix em alta definição, por exemplo.

Apesar de não oferecer games em "4K nativo" (em que o jogo é produzido com texturas 4K), o Xbox One S faz Upscaling, simulando uma aparência 4K para o conteúdo produzido em uma resolução menor. Essa é uma diferença significativa para o Xbox One original, que usa a definição Full HD (1920 x 1080) para vídeos e jogos.

O mesmo vale para o HDR, que está presente na nova versão do console. Essa tecnologia processa o contraste entre as áreas claras e escuras das cenas de forma inteligente, para reproduzir cores mais vivas e realistas.

E a performance em games? O Xbox One S é mais rápido?

É sim, mas só um pouco. Os testes feitos pela Microsoft mostram que o novo modelo tem um ganho em performance de até 10% em alguns games com gráficos muito detalhados, como Hitman e Rise of the Tomb Raider.

Essa diferença não chega a mudar a experiência de jogo, porém garante mais estabilidade nas cenas pesadas, com muita ação, então o Xbox One S também leva os pontos nesse quesito.

Xbox One e Xbox One S tem versões de 500GB e 1TB

Em relação ao armazenamento interno, o Xbox One tem uma versão mais simples, de 500GB e uma mais avançada, com 1TB de espaço interno para armazenar todos os jogos, filmes e música da sua biblioteca.

Já o Xbox One S tem versões de 500GB, 1TB e uma edição especial de 2TB, que já está esgotada e não deve voltar a ser produzida. Como só é possível encontrar as versões de 500GB e 1TB do novo console, empate técnico entre os dois modelos aqui.

Você vai precisar de um adaptador para usar o Kinect

Uma vantagem do Xbox One em relação à nova versão é a conectividade com o Kinect. O modelo mais novo não tem entrada para o sensor de movimentos da Microsoft, então é necessário comprar um adaptador para usá-lo.

É legal observar que o replicador de sinais IR (infravermelho) – um dos sensores do Kinect, que serve para controlar a TV e outros dispositivos – passou a ser integrado ao Xbox One S.

Quem vence: Xbox One S ou Xbox One?

Uma nova versão de console geralmente é melhor que a anterior, certo? Pois aqui não é diferente! Então se você está em dúvida entre comprar o Xbox One S ou o Xbox One, é melhor ficar com a versão mais recente: ele é menor, tem tecnologia HDR e já oferece suporte para visualização de conteúdo em 4K.

Agora, se você já tem o Xbox One e está pensando em trocar para o modelo mais novo, só vale a pena se você tem uma TV com HDR e quer assistir vídeos e outros conteúdos em 4K, ou se você tem um Xbox One com 500GB e está pensando em trocar para a versão de 1TB. Se esse não for o seu caso, talvez seja melhor ficar com o Xbox One, ou você ainda pode apostar no mais novo console da Microsoft, o Xbox One X.

Compare preços do Xbox One S e do Xbox One:

Leia também: