Há pouco tempo, foi encerrado o sinal analógico de TV no Brasil. Isso significa que agora quem não tem TV a cabo terá necessariamente que utilizar um conversor digital para conseguir ter acesso aos canais.

Se você quer saber como instalar o conversor digital na TV, confira nosso artigo. Você aprenderá inclusive como instalar conversor digital em TV de tubo.

Na TV LCD, de LED ou de Plasma

Para as TVs mais modernas, você precisará de um cabo HDMI. É ele que conectará a televisão à antena UHF, que pode ser interna ou externa.

Em geral, é preferível utilizar a antena interna, pois a externa pode acabar se movimentando em dias de vento forte.
Após conectar a antena na entrada HDMI1 da TV, pressione Input no controle remoto e selecione a entrada HDMI1.

Então, conecte o cabo da antena ao conversor digital. A antena é a parte que se conecta tanto à televisão quanto ao conversor. Agora você já pode acessar o menu do seu conversor para fazer a sintonia dos canais digitais.

Na TV CRT (de Tubo)

Se você tem um modelo de TV mais antigo, não se preocupe! Você ainda poderá utilizá-la para sintonizar os canais do sinal digital. O processo é parecido com o das TVs mais novas, mas a TV de tubo não tem entrada HDMI.

Para a TV de tubo, você vai utilizar um cabo RCA, aquele que tem três pontas coloridas (em geral, uma branca, uma vermelha e uma amarela). É o mesmo tipo de cabo utilizado em aparelhos de DVD e VHS.

Basta conectar o cabo nas cores correspondentes, tanto na entrada da TV quanto no conversor digital. A seguir, clique TV/VIDEO no controle remoto e selecione a entrada AV.

Agora, conecte a antena ao conversor. A entrada é redonda e geralmente tem o nome de RF IN. No caso da TV de tubo, a antena não se conecta à TV, só ao conversor.

É Preciso Instalar o Conversor em Qualquer TV?

Não. Há muitos modelos de TV que já vêm com o conversor digital integrado. Desta forma, não é preciso passar pelo processo de configuração explicado neste artigo.

Para saber se a sua TV tem conversor digital, basta verificar no manual, ou mesmo nas especificações do modelo, no site onde você a comprou.

Isso vale para as TVs de LED, plasma e LCD; todas as televisões CRT precisam da instalação do conversor, pois são produtos mais velhos, desenvolvidos numa época em que ainda não havia esta tecnologia.

Vale a pena ter uma TV com conversor digital integrado, pois essa tecnologia não acrescenta significativamente no preço do produto. Porém, caso você ainda não tenha, agora você poderá configurar o seu aparelho facilmente!

Que tal conferir também a nossa lista das melhores TVs com Wi-Fi Integrado?

Leia também: