Entenda antes de comprar em Conversor / Receptor de TV

Conversor ou Receptor de TV Digital? Entenda as diferenças

Descubra se é mais indicado comprar um conversor ou receptor digital para a sua TV.

conversor ou receptor, diferença entre conversor e receptor
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Conversor ou receptor? Não é todo mundo que tem em casa uma televisão com conversor integrado e, também por conta do desligamento do sinal de TV analógico por todo o país, cresce a procura por esses dois aparelhos nas lojas.

Antes de comprar um conversor ou receptor, você sabe qual é o mais indicado para a sua televisão? Se a resposta é não, fique de boa, pois destacamos neste artigo as diferenças entre conversores e receptores para te ajudar na escolha certa!


Leia também: Melhores TVs e Smart TVs

Conversor

ESCOLHA O MELHOR CONVERSOR DIGITAL

A principal função do conversor é captar o sinal digital das emissoras abertas, agora em qualidade HD, separar em vídeo, áudio e dados e enviá-los para as entradas especificas no seu televisor.

É importante ressaltar que se você tem uma TV de tubo, terá de utilizar um conversor com entrada RCA (aquela com três conectores nas cores vermelho, branco e amarelo). Agora, se a sua TV for LCD, LED ou Plasma, opte por um conversor HDMI.

Além disso, para sintonizar canais como a Globo, SBT, RecordTV e outros, é preciso conectar uma antena interna ou externa ao conversor digital.

Receptor

Já o receptor digital é indicado para um caso específico: quem utiliza antena parabólica em casa, seja em uma TV de tubo ou LCD, LED e Plasma. Então se na sua região o sinal de TV analógico ou digital chega apenas dessa forma, não tenha dúvida em adquirir o receptor, mas fique ligado aos três modelos disponíveis atualmente no mercado:

  • Receptor Analógico: transmite apenas os canais analógicos;
  • Receptor Anadigi: transmite os canais analógicos e digitais;
  • Receptor Digital HD: transmite os canais em todos os padrões e qualidade de sinal.

Na hora de adquirir um conversor ou receptor, fique atento às entradas RCA e HDMI

HDMI e RCA

A maioria dos conversores e receptores vêm equipados com as duas entradas. Se a sua TV é de tubo, a ligação entre os equipamentos será feita pelo cabo RCA, que não entrega uma imagem no formato digital, mas ainda assim sem ruídos ou interferências.

Agora, se a sua TV for LCD, LED ou Plasma, provavelmente ela tem uma entrada HDMI e a ligação entre o conversor/receptor será feito por esse cabo, capaz de transmitir na resolução HD e Full HD.

Quando usar o conversor ou receptor?

ESCOLHA O SEU RECEPTOR DIGITAL

Em resumo, a grande diferença entre o conversor e o receptor de TV digital está na forma de receber o sinal e, também, na situação da sua casa.

Se você deseja continuar com a sua televisão de tubo, por exemplo, basta conectar um conversor para continuar assistindo aos canais abertos com boa qualidade de imagem, sem chuviscos ou ruídos. Agora, se a opção é continuar captando o sinal pela antena parabólica, use um receptor, e de preferência um modelo HD.

 


Leia também: Melhores Conversores Digitais para TV

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em conversor / receptor de tv