Produtos e novidades em Conversor / Receptor de TV

Lançamento do Chromecast 3: vale a pena comprar a nova versão?

Saiba o preço do Chromecast 3 e as novidades da nova versão

Chromecast 3
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Anunciado em 2018, o Chromecast 3, terceira geração do dongle do Google, já está disponível no Brasil. As mudanças em relação à versão anterior são bem sutis, por isso é legal saber o que mudou para descobrir se vale a pena comprar o Chromecast 3 no Brasil.

Só para lembrar, a primeira geração do aparelho foi lançada em 2014. Alguns anos depois, o acessório conta com algumas melhorias, como formato que encaixa melhor atrás dos aparelhos de TV e, claro, melhor velocidade de trabalho.

Veja quais são as novidades e o preço do Chromecast 3:

Chromecast 3 pode rodar vídeos em Full HD a 60 quadros por segundo

Essa é a maior mudança do Chromecast 3, que pode rodar vídeos em alta definição Full HD, com resolução de 1080 pixels, a uma velocidade de 60 quadros por segundo. Com isso, suas imagens ficam mais naturais e fluidas em relação ao modelo anterior.

Embora também tenha suporte para definição Full HD, o Chromecast 2 alcançada 30 quadros por segundo.

Processamento mais rápido

Chromecast 3

Segundo o Google, o Chromecast 3 também ganhou melhor desempenho, e tem hardware até 15% mais rápido do que a segunda versão, além de otimização na conexão Wi-Fi. Com isso, o carregamento dos vídeos, imagens e aplicativos fica mais veloz.

É um ponto bem positivo já que, diferente das Smart TVs, o Chromecast precisa estar conectado a outro dispositivo para funcionar, como um notebook ou smartphone.

Visual parecido e mesmos acessórios e conexões

Nas demais características, o Chromecast 3 é bem parecido com o Chromecast 2, inclusive no formato, tamanho e conexões.

Assim como seu antecessor, o dongle do Google vem com um adaptador Micro USB para USB, para quem usar a TV como fonte de energia, uma adaptador para tomada como outra opção de alimentação elétrica que, inclusive, pode deixar o funcionamento do aparelho um pouquinho melhor, e um manual que ajuda na instalação e uso do Chromecast.

Para não falar que nada mudou no visual, o Chromecast 3, disponível nas cores preta ou branca, chegou com acabamento mais fosco e ícone do Google mais discreto. E só.

Imagem 4K ainda é só no Chromecast Ultra

Esse aviso é bem importante. A definição 4K, de 2160 pixels, continua sendo uma exclusividade do Chromecast Ultra, que pode ser chamada de uma versão turbinada do dongle da Google.

Além da imagem 4K, outras diferenças entre o Chromecast Ultra e os Chromecast 3 e de segunda geração incluem a conexão com internet através de uma porta Ethernet, que pode deixar a transmissão mais rápida, e a compatibilidade com outras tecnologias de imagem, como HDR e Dolby Vision.

Lembrando que, para aproveitar esses recursos, é preciso que a sua TV seja compatível.

Vale a pena comprar o Chromecast 3?

Chromecast 3

Depende. Se você ainda não tem um Chromecast ou ainda usa a primeira geração do aparelho, a compra do Chromecast 3 vai compensar.

Mas quem já tem o Chromecast 2 pode não sentir tanta diferença, seja no desempenho ou na qualidade de imagem.

Qual o preço do Chromecast 3?

Mesmo pouco tempo após chegar no Brasil, o preço do Chromecast é bem próximo da geração anterior. Aliás, é possível encontrar as duas opções pelos mesmos valores. Já o Chromecast Ultra é um pouco mais caro.

Em tempo, vale saber que essa é uma opção bem mais em conta para quem quer ver o conteúdo de aplicativos na TV, mas não pretende comprar uma Smart TV agora.

Como funciona o Chromecast?

A porta HDMI do aparelho deve ser conectada na TV, e o cabo USB a uma fonte de energia (que pode ser a própria televisão através da conexão USB, ou uma tomada). Para fazer a transmissão dos vídeos, é preciso que o Chromecast 3 e o smartphone ou notebook estejam conectados na mesma rede Wi-Fi.

Após seguir o passo a passo da configuração do Chromecast, que é bem simples e só precisa ser feita uma vez, você pode acessar os aplicativos no smartphone ou notebook e fazer a exibição na sua TV.

Ou seja, em termos simples, o Chromecast transforma a sua TV sem internet em uma Smart TV. Entre os aplicativos compatíveis com o aparelho, estão alguns bem conhecidos, como Netflix, YouTube, HBO Go, Telecine, Google Play, Spotify e Deezer, entre muitas outras opções de apps de conteúdo em vídeo e streaming de música.

Dependendo do seu smartphone, o Chromecast também permite o espelhamento da tela do celular na TV.

Veja os preços do Chromecast 3 e do Chromecast 2 no Zoom:

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em conversor / receptor de tv