Desumidificador EOS Artic Fresh centralizado, com parede de tijolos ao fundo e selo "Avaliado por Especialistas" na imagem.

O desumidificador de ar é um aparelho muito útil e recomendado para ambientes com umidade relativa do ar alta, cômodos com ventilação baixa e casas de quem tem alergias e problemas respiratórios. Para testar a funcionalidade do aparelho, nós recebemos da EOS o desumidificador antimofo Arctic Fresh. Eu usei o aparelho em casa e, aqui embaixo, conto para vocês como foi a minha experiência.

Desumidificador de ar: para que serve?

Por ser muito confundido com o umidificador e, até mesmo, o climatizador, algumas pessoas não sabem para que o desumidificador realmente serve. Ele funciona retirando o excesso de umidade do local onde é utilizado, evita mofo, bolor e acaba, também, controlando a proliferação de microorganismos causadores de alergias, como fungos, bactérias e ácaros. Por isso, o eletro pode ser usado em quartos, closets, lavanderias e em qualquer outro ambiente em que houver a necessidade dessa melhoria no ar.

Prós e Contras do desumidificador de ar EOS Arctic Fresh

Prós: compacto e silencioso;

Contras: difícil de limpar.

Veja as melhores ofertas do desumidificador de ar EOS Arctic Fresh aqui.

O desumidificador de ar antimofo EOS Arctic Fresh é pequeno e eficiente (Foto: Ariel Cristina Borges)
O desumidificador de ar antimofo EOS Arctic Fresh é pequeno e eficiente (Foto: Ariel Cristina Borges)

O que vem na caixa do desumidificador de ambiente antimofo EOS Arctic Fresh:

  • Desumidificador;
  • Reservatório para água;
  • Cabo de energia.

Ficha Técnica do desumidificador de ar EOS Arctic Fresh:

  • Indicação de uso: ambientes de até 10m²
  • Capacidade do reservatório: 500ml
  • Recursos e funções: Desligamento automático, indicador de funcionamento, indicador de reservatório cheio, baixa produção de ruído
  • Tensão elétrica: Bivolt
  • Dimensões (AxLxP): 28 x 16 x 13cm

Mesmo que sejam confundidos, desumidificadores e climatizadores são coisas diferentes: nessa matéria você descobre como os climatizadores funcionam!

Acabamento do desumidificador antimofo EOS Arctic Fresh

Aparelho é firme e tem bom acabamento

O acabamento desse desumidificador de ar é muito satisfatório (Foto: Ariel Cristina Borges)
O acabamento desse desumidificador de ar é muito satisfatório (Foto: Ariel Cristina Borges)

Uma das principais vantagens desse desumidificador de ar antimofo da EOS é o tamanho compacto: com apenas 28 centímetros de altura, ele pode ser colocado com facilidade em diferentes pontos da casa - só precisa ter uma tomada por perto. A estrutura do aparelho é toda feita em acrílico e ele é bem firme, ou seja: não passa a impressão de que pode quebrar a qualquer momento.

A luz de funcionamento é verde e a de reservatório cheio, vermelha (Foto: Ariel Cristina Borges)
A luz de funcionamento é verde e a de reservatório cheio, vermelha (Foto: Ariel Cristina Borges)

Na parte da frente, o desumidificador EOS Arctic Fresh tem um botão liga/desliga e duas luzes: uma que indica o funcionamento do aparelho e outra que vai mostrar quando o reservatório de água estiver cheio e precisar ser esvaziado. Para isso, ele tem uma saída de água que fica vedada com uma tampinha de silicone durante o uso.

Funcionamento do desumidificador de ar EOS Arctic Fresh

Muito silencioso e fácil de ligar/desligar, o EOS Arctic Fresh acerta muito na usabilidade

Foi bem aí que o Arctic Fresh me conquistou: durante os testes, liguei num quarto arejado, em que não achei que o excesso de umidade seria um problema e, ainda assim, ele foi eficiente em transformar isso em água no reservatório. A rapidez de preenchimento desse recipiente deve variar de acordo com o estado do cômodo e, no meu caso, foi bem lento.

Outra grande vantagem do desumidificador EOS Arctic Fresh é que ele é bem silencioso. Quem tem alergia costuma ter o caso mais agravado durante a noite, perto da hora de dormir. Se você busca um aparelho para esse momento, pode comprar sem medo: o ruído dele é mínimo e não deve atrapalhar nem quem tem o sono mais leve. Além disso, o aparelho é econômico e tem baixo consumo de energia. Outra vantagem é o desligamento automático: quando o reservatório de água enche, ele para de funcionar e acende a luzinha no painel. Caso isso aconteça durante a noite, ele não corre o risco de seguir funcionando enquanto você dorme.

Limpeza do desumidificador de ar EOS Arctic Fresh

Na hora de limpar, as coisas ficam mais complicadas com o Arctic Fresh

Na minha opinião, essa foi a parte menos prática no teste do desumidificador antimofo da EOS. O manual aconselha que a limpeza do filtro seja feita uma vez por semana e, para isso, você precisa desaparafusar a parte interna do aparelho (com o reservatório fora do lugar) e soltar a tampa de entrada de ar. Porém isso não é tão fácil de fazer e, além disso, o manual não é muito claro: poderia ter mais informações sobre esse passo a passo.

A saída de água do reservatório é essa bolinha preta na parte superior esquerda (Foto: Ariel Cristina Borges)
A saída de água do reservatório é essa bolinha preta na parte superior esquerda (Foto: Ariel Cristina Borges)

A limpeza do reservatório também não é tão simples quanto parece: buscando vídeos no YouTube para tentar entender melhor o funcionamento do aparelho, vi que em um deles a tampa branca do reservatório era retirada para a lavagem interna, mas eu tentei fazer isso e não consegui. Como o vídeo que assisti não era da marca e o manual do aparelho não fala especificamente sobre a abertura dessa tampa, imagino que ela realmente deve ser fixa. Nesse caso, apenas a abertura ara a saída de água acaba sendo ineficiente, já que com o tempo, a lavagem se torna muito necessária.

Quer saber quais são os melhores desumidificadores de ar do ano? Dá uma olhada na lista que a gente preparou!

Custo-benefício do desumidificador de ar EOS Arctic Fresh

Para as vantagens que oferece, o EOS Arctic Fresh tem um bom preço

O custo-benefício desse desumidificador antimofo também pode ser considerado uma vantagem dele: fica na média entre os modelos eletrônicos da categoria que têm uma capacidade parecida. É óbvio que, em comparação com as versões que têm bolinhas antimofo num pote de plástico, ele é bem mais caro, porém é mais sustentável: mesmo que consuma energia, é econômico e não vai representar uma grande diferença na sua conta de luz.

Conclusão

O desumidificador de ambiente antimofo EOS Arctic Fresh é, no fim das contas, uma boa compra. Se você precisa de um aparelho que faça essa "limpeza" no ambiente por motivos de saúde, ele tem a vantagem de ser compacto, leve, fácil de usar em diferentes cômodos e, também, de ser eficiente e silencioso. A limpeza é um ponto a ser observado, mas mesmo sendo mais complicada, não me parece algo que impeça a compra em caso de necessidade - ainda mais por ele ter um bom preço.

Notícias relacionadas: