Bola de futevolei em cima da areia

Bola de futevôlei: conheça 5 opções para praticar o esporte

Encontre a melhor bola de futevôlei com dicas de um especialista no assunto

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Não tem jeito: o futevôlei é a cara do Brasil. O esporte, que é praticado em quadra de areia, tem se tornado cada vez mais popular. E, é claro que, para garantir um bom desempenho é preciso escolher a bola de futevôlei certa. Na maioria das vezes, o acessório ideal conta com alta tecnologia em materiais como PVC e PU.

No mercado, existem marcas famosas, como Topper e Penalty, que oferecem produtos de alta qualidade. Mas, ao contrário do que muitos pensam, elas não são as únicas. Pensando nisso, o nosso time conversou com personal trainer Lucas Moreira, que revelou as melhores opções de bola de futevôlei. Confira a seguir!

Antes de comprar a bola de futevôlei, saiba como escolhê-la

Escolher a bola de futevôlei ideal está longe de ser uma tarefa fácil. Isso porque os modelos costumam ser bastante parecidos, o que pode dificultar bastante a compra. Nesse sentido, o especialista adianta: o primeiro passo é escolher uma bola própria para o esporte.

"Na maioria das vezes, o esporte é praticado ao ar livre. Por isso, é fundamental que a bola seja produzida em material impermeavél", alerta Lucas.

Outro ponto que deve ser considerado no momento da compra é a costura do produto. Diferente de outros modelos, a ausência de costura aparente na bola futevôlei contribui para a qualidade do material.

"Assim como a costura, a tecnologia de dupla colagem dos gomos também é outra característica que favorece a qualidade da bola", afirma.

Além disso, é importante considerar uma bola de futevôlei que possua uma cor chamativa. Afinal, esse esporte costuma ser realizado com sol ou durante à noite, o que exige que o acessório tenha uma boa visibilidade. Por último, opte sempre por bolas certificadas pela FIFA, que são recomendadas para uso profissional.

"As bolas com certificação da FIFA garantem o peso, a medida e o material corretos para a prática", reforça o profissional.

Como amaciar a bola de futevôlei?

Não basta apenas escolher a melhor bola de futevôlei, é preciso saber como amaciar o produto para garantir um bom desempenho. Ainda que os fabricantes indiquem que a bola seja amaciada naturalmente, vale redobrar a atenção com a calibragem do acessório.

"Com duas semanas de uso, é provável que a bola de futevôlei esteja no ponto. Mas, de qualquer forma, é importante evitar utilizar o produto quando estiver cheio demais", recomenda Lucas.

Além disso, o uso de amaciantes de roupas e a exposição forçada ao sol são fatores que podem danificar o material da bola de futevôlei. Sendo assim, é importante estar atento à esses fatores.

Veja 5 opções de bola de futevôlei para investir

Depois de descobrir como escolher a bota de futevôlei, chegou a hora de conhecer as melhores opções da categoria. Ainda que muitos prefiram as marcas mais famosas, existem alguns modelos mais acessíveis que valem o investimento. Para facilitar, separamos cinco produtos que cabem em diferentes orçamentos. A lista a seguir, por sinal, foi feita criteriosamente pelos nossos especialistas, com base no custo-benefício, na qualidade reconhecida por nós e pelos usuários. Veja a seguir!

1. Bola de futevôlei FT-5 Mikasa

Se você está em busca do que há de melhor no mercado, a FT-5, da marca Mikasa, é a nossa sugestão. Produzida com couro sintético de alta qualidade e laminado externo, essa bola de futevôlei possui uma tecnologia diferenciada. Na pratica, isso permite mais resistência e impermeabilidade para o usuário.

Outro ponto que justifica a compra dessa bola de futevôlei é o seu certificado da FIFA. Por ser o produto oficial de torneios mundiais, ele é ideal para quem deseja treinar para competições. A FT-5 pode ser encontrada em diferentes cores e até mesmo em edições especiais, o que permite mais visibilidade nas partidas.

Características dessa bola de futevôlei:

  • É produzida em couro sintético
  • Possui cerca de 70 cm de circunferência
  • O seu peso é de 400g
  • Pode ser encontrada em várias combinações de cores, como branca com preto, azul e vinho, preto e amarelo, preto e laranja

2. Bola de futevôlei FTV-5 Pro Rio

Outra excelente sugestão de bola de futevôlei é a FTV-5 Pro, da Poker Rio. Embora apresente um valor mais acessível, o produto traz um revestimento em PU de alta qualidade. Isso significa que ela oferece um toque macio e uma boa durabilidade. A bola de futevôlei da marca conta com a circunferência padrão de 68 a 70 cm. Mas, ainda que seja conhecida entre os entusiastas do esporte, ela não possui o certificação da FIFA.

Características dessa bola de futevôlei:

  • O seu peso é de 450g
  • É resistente, durável e impermeável
  • Pode ser encontrar em tons de amarelo, rosa, verde, laranja e branco com preto
  • Não é certificada pela FIFA

3. Bola de futevôlei Topper

A bola de futevôlei da Topper é outro modelo que costuma fazer sucesso entre os atletas. A marca, que é conhecida no mundo dos esportes, entrega um produto confortável e com toque macio. A sua tecnologia Termofusion é outra características que justifica o investimento, já que garante um produto totalmente impermeável. Vale destacar ainda que, mesmo quando utilizada em condições molhadas, ela mantém o peso e tamanho originais.

Características dessa bola de futevôlei:

  • Feita com PU de alta qualidade
  • Possui válvula de silicone substituível
  • Extra macia e resistente
  • Não é um dos modelos mais acessíveis do mercado

4. Bola de futevôlei Mikasa FT-S

foto de bola de futevolei Mikasa FT-S
Mikasa FT-S é uma bola para iniciantes, mas construído em materiais de qualidade (Foto: Divulgação/Mikasa)

Para quem busca uma opção de entrada para praticar futevôlei, a FT-S, da marca Mikasa, é a escolha certa. Ainda que seja um produto para iniciantes, ela apresenta um nível de qualidade parecido com o de produtos profissionais da marca. Assim como a FT-5, por exemplo, essa bola de futevôlei possui uma superfície laminada. Além disso, ela também é desenvolvida com polímero de alta qualidade, proporcionando mais conforto durante as partidas.

Características dessa bola de futevôlei:

  • Possui uma circunferência padrão de 68 a 70 cm
  • Feita com poliuretano de alta qualidade
  • Não possui costuras, o que diminui a absorção de água no seu interior e exterior
  • É recomendada para iniciantes no esporte

5. Bola de futevôlei Penalty Fusion 2 IX

Foto de bola de futevolei Penalty Fusion 2 IX
Penalty Fusion 2 IX possui tecnologia que impede a absorção de água (Foto: Divulgação/Penalty)

Por último, temos a Fusion 2 IX, da marca Penalty. Fabricada em PVC, ela traz a tecnolgoia Ultra Fusion, que impede a absorção de água. Outras vantagens que devem ser consideradas são o conforto no toque e a leveza, que garantem um bom desempenho durante as partidas. Por fim, a cor dessa bola de futevôlei é muito chamativa, também aumenta a visibilidade dos jogadores em dias ensolarados na praia.

Características dessa bola de futevôlei:

  • É um modelo sem costura e com dupla colagem
  • Pesa 440g
  • É feita com um material resistente e durável
  • Disponível em tons de laranja com branco e azul

Por falar em esportes, que tal conferir os melhores modelos de tênis esportivo?