Para que serve estabilizador de energia? Entenda a função do aparelho

Uso do dispositivo deixou de ser essencial para proteção de eletrônicos; no-break é o recomendado

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Ter um estabilizador de energia deixou de ser essencial para a proteção de seus dispositivos há algum tempo. Com a função de regular inconsistências na rede elétrica, atualmente existem aparelhos mais em conta que podem realizar esse trabalho sem pesar tanto no bolso. Além disso, com o avanço da tecnologia, alguns eletrônicos já contam com essa proteção diretamente nas fontes de energia.

Mas, então, para que serve um estabilizador? Devo usar um no-break para proteger meus eletrônicos?

Pensando em tirar todas essas dúvidas, o Zoom preparou um artigo que tenta desmistificar esse dispositivo e ainda traz soluções efetivas para a proteção de seus aparelhos. Confira a seguir.

Leia também: Melhor nobreak em 2020: 6 modelos para proteger o seu computador

Estabilizadores fizeram sucesso no passado, mas não são essenciais atualmente. (Foto: Divulgação/SMS)
Estabilizadores fizeram sucesso no passado, mas não são essenciais atualmente. (Foto: Divulgação/SMS)

Como funciona o estabilizador?

O estabilizador é um dispositivo que se popularizou no final do século XX com a chegada dos primeiros computadores ao Brasil. Esse aparelho tinha como objetivo controlar as cargas de energia que os aparelhos eletrônicos poderiam receber, muito em razão da instabilidade da energia elétrica brasileira. Esse dispositivo era comum de ser instalado nos lares do país junto com a aquisição dos desktops da época.

Em quedas muito bruscas de energia, o estabilizador é responsável por aumentar a tensão da rede elétrica, evitando que os dispositivos desliguem. Em contrapartida, quando há um pico de energia muito alto, o aparelho é capaz de regular a voltagem para evitar que os eletrônicos queimem.

Todo mundo que já utilizou um estabilizador deve se lembrar do icônico som de algo estralando que acontecia até com certa frequência. Essa marcante característica acontece justamente quando o dispositivo faz alterações na rede elétrica por conta de instabilidades de energia.

O estabilizador protege o computador?

Até certo ponto, sim. Entretanto, não é essencial. Com o passar do tempo e com o avanço da tecnologia, diversos outros dispositivos com a mesma funcionalidade surgiram. Por se tratar de um controlador de rede, podemos dizer que os estabilizadores foram feitos para queimar no lugar dos dispositivos eletrônicos, já que é isso que acontece com o fusível interno de proteção em casos graves de instabilidade.

Atualmente, para que o usuário não precise investir em um estabilizador, os filtros de linha podem executar essa função de forma segura e sem pesar no bolso. Além disso, grande parte das fontes dos dispositivos mais atuais já possuem internamente um sistema que faz esse controle de energia, tornando o estabilizador um aparelho sem função efetiva. Caso queira um aparelho que realmente proteja seus eletrônicos, a recomendação é que faça a compra de um no-break.

O no-break é a melhor solução para proteger seus aparelhos. (Foto: Divulgação/Intelbras)
O no-break é a melhor solução para proteger seus aparelhos. (Foto: Divulgação/Intelbras)

Qual usar: estabilizador ou no-break?

Apesar de ser mais caro que estabilizadores e filtros de linha, o uso de um no-break é o mais recomendado para proteger seus eletrônicos. Esse tipo de dispositivo garante proteção contra quedas de energia, picos muito altos de tensão e também protege os aparelhos durantes instabilidades da rede elétrica.

Atualmente, existem dois tipos de no-break disponíveis no mercado: online e offline. Mais comum e tradicional no uso doméstico, o offline também é mais barato. A principal função desse aparelho é evitar que seus eletrônicos sejam danificados após uma queda de energia ou instabilidades na rede.

O no-break possui um sistema que corta o fornecimento de energia elétrica e passa a dispor de sua bateria interna para fornecer energia. Essa funcionalidade ajuda a regular inconsistências e garante que você tenha tempo hábil para desligar seus dispositivos com segurança.

Já os no-breaks online são voltados para o mercado empresarial, onde há diversos computadores e servidores instalados numa mesma rede elétrica. Esse dispositivo, apesar de mais caro, é excelente para evitar inconsistências ou quedas de energia. Isso porque ele possui uma bateria interna que se alimenta da rede elétrica e fornece energia para os computadores em 100% do tempo, fazendo com que os seus dispositivos não tenham contato com possíveis instabilidades.

Precisa comprar um estabilizador de energia? Confira alguns dos melhores modelos: