Entenda antes de comprar em Ferro de Passar Roupas

Como limpar o ferro de passar roupa

Aprenda a limpar o ferro de passar roupa de forma prática e rápida.

como limpar o ferro de passar roupas
por Catarina Monteiro - Especialista em Casa.

Foi passar roupas e se deparou com uma macha de sujeira deixada pelo ferro? Esse problema é bem comum, pois os resíduos vão se acumulando na base e no reservatório de água do aparelho, e podem se desprender nas suas peças.

Para que isso não volte a acontecer, o ideal é limpar o ferro de forma correta, preservando a aparência e o bom funcionamento do aparelho.

Mas, antes de começar é importante identificar o tipo de ferro de passar que você tem em casa – se é seco ou a vapor –, pois a forma de limpar cada um deles é diferente. O material ou revestimento da base também deve ser levado em consideração.

Pronto para as nossas dicas? Então, vamos lá!

Como limpar ferro de passar a seco sem revestimento antiaderente

Se o seu aparelho passa a seco, tem a base de ferro sem revestimento antiaderente – como o Ferro de passar roupas Black&Decker VFA, por exemplo – e está com manchas de queimado na base, siga os seguintes passos:

  • Coloque um punhado de sal em cima de um pano limpo e seco.
  • Ligue o ferro em temperatura máxima e aguarde alguns minutos até que ele atinja a temperatura.
  • Passe o ferro quente em cima do sal fazendo movimento de vai e vem como se estivesse passando roupa. O calor derreterá o sal, que por sua vez removerá a sujeira encrustada na base do ferro.
  • Caso seja necessário, refaça o monte de sal (tomando muito cuidado para não se queimar) e passe o ferro mais vezes até que sua base fique completamente limpa.

Como limpar o ferro de passar roupa passos

Como limpar ferro seco com revestimento antiaderente

Quem possui ferro seco com base antiaderente, como o ferro de passar roupas a seco Cadence IRO101, por exemplo, deve fazer da seguinte forma:

  • Com o ferro desligado, umedeça um pano de algodão com água morna e algumas gotas de detergente e passe na base para remover a sujeira.
  • Em seguida, passe um pano seco removendo bem os resíduos de água e detergente.

Como limpar ferro de passar a vapor

Se o seu ferro de passar roupas é a vapor, como o Arno Ultragliss 54, por exemplo, a forma de limpeza é diferente. E, além da base, é necessário limpar também o reservatório de água e as saídas de vapor.

Como limpar o ferro de passar roupa passo a passo

  • Encha o reservatório até a metade com vinagre branco de álcool e complete com água. Se usar vinagre concentrado, encha 1/3 do reservatório de vinagre e complete com água.
  • Deixe de molho por 2 horas.
  • Após esse período, ligue o ferro na temperatura mais alta e posição máxima de vapor. Espera até que ele atinja essas condições.
  • Desligue o ferro da tomada, vá até a pia ou tanque e balance o ferro ligeiramente fazendo movimento de vai e vem até que toda a água seja escoada do reservatório através da base do ferro. Tome cuidado para não se queimar com a água quente e com o vapor.
  • Para limpar os furinhos da base do ferro, por onde sai o vapor, use um cotonete umedecido em vinagre branco de álcool.
  • Com o ferro de passar já frio, umedeça um pano com água, coloque algumas gotas de detergente e passe na base. Em seguida, finalize com um pano seco.

 

A base do ferro pode ser limpa também usando uma mistura de vinagre e sal. Para isso, em uma panela, aqueça partes iguais de vinagre branco de álcool e sal, somente até dissolver o sal, sem deixar ferver. Em seguida, molhe a parte macia de uma esponja nessa solução e passe na base do ferro, esfregando com cuidado até remover toda a sujeira e as manchas de queimado. Para encerrar, passe um pano seco.

Após seguir nossas dicas você deverá ter um ferro limpo e muito mais eficiente, o que certamente facilitará a tarefa de passar roupas.

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em ferro de passar roupas