Foto de um ferro de passar branco e dourado com selo "avaliado por especialistas"

Ferro de Passar a Vapor Oster Ultra Care: tem desligamento automático, mas pode ser pesado

O principal ferro de passar Oster do nosso catálogo é uma boa opção para quem tende a esquecer o aparelho ligado

Ariel Cristina BorgesRedatora

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

Compartilhe:

O ferro de passar Oster Ultra Care é uma das principais opções do catálogo da fabricante e, por isso, faz bastante sucesso de vendas por aqui. Para saber se ele é bom e vale o preço do investimento, eu testei a versão dourada de 127V de voltagem dele em casa com as minhas roupas e, confesso: fiquei impressionada com a eficiência do aparelho.

A grande verdade é que existem dois tipos de pessoas quando o assunto é ferro de passar roupas: a que deixa todas as peças passadas bem alinhadinhas no cabide e a que acha que os amassados e vincos tinham que ser normalizados. Como alguém que fica no meio termo entre esses dois perfis, confesso que ter um bom ferro à disposição ajuda muito - e o Oster Ultra Care se encaixou direitinho nessa necessidade. Confira o review completo a seguir.

Foto do ferro de passar Oster Ultra Care com selos de um dia de teste e nota 10

Mesmo que um detalhe específico dele não me agrade muito pessoalmente, ele desliza bem, é prático e tem uma grande vantagem que é quase única no mercado: o desligamento automático. Aqui embaixo, eu conto mais sobre a minha experiência com ele na prática. Olha só!

Prós e contras do ferro de passar Oster Ultra Care

  • Prós: o ferro de passar Oster Ultra Care sai na frente de boa parte dos modelos da categoria por causa do desligamento automático, que é colocado em prática com o aparelho na horizontal, na vertical e deitado de lado. Além disso, ele vai com copo dosador de água, tem função de autolimpeza, sistema corta-pingos, base de cerâmica, base de descanso antiderrapante, fio giratório 360º e borda salva botões.
  • Contras: o peso do Oster Ultra Care pode atrapalhar o uso dependendo do volume de roupas que você tem para passar e na hora de usar o Vapor Vertical. O Vapor Vertical, por sua vez, não é contínuo - é necessário apertar o botão a cada três segundos para que o vapor seja liberado. O plugue dele é de 20 amperes, então você vai precisar de uma tomada específica ou de um adaptador individual para o aparelho.

O que vem na caixa do ferro Oster Ultra Care

Foto do ferro de passar roupas em pé com a base dourada à mostra ao lado do copo dosador de plástico transparente branco
O ferro de passar a vapor Oster Ultra Care vai com um copo dosador de água (Foto: Mosaico)
  • um ferro de passar;
  • um copo dosador de água;
  • um manual de instruções.

Veja as melhores ofertas do ferro de passar Oster aqui:

Ficha técnica do Oster Ultra Care

Imagem de ficha técnica do ferro Oster Ultra Care com títulos em azul e letras cinza

Usabilidade do ferro a vapor Oster Ultra Care

A facilidade na hora de usar um ferro de passar roupas é o que mais atrai a qualquer pessoa a um aparelho - não importa se você passa um monte de uma vez ou se prefere esticar as peças sempre antes de usar. O peso do Oster Ultra Care pode incomodar a quem prefere os ferros mais leves, mas ao mesmo tempo, ele também garante que você não vai precisar fazer muita força nos movimentos para conseguir um bom resultado. Essa diferença pode ser vista, principalmente, nos tecidos mais grossos, que devem ser passados com a temperatura mais alta. Na hora de usar o Vapor Vertical, porém, o peso me atrapalhou um pouco - principalmente porque além de segurar, você precisa apertar o botão consecutivamente.

Luz piloto

Os modelos de ferro de passar que têm com luzes indicadoras de funcionamento costumam ser iguais: a luz acende enquanto a aparelho está esquentando e apaga quando você pode começar a usar. O Oster Ultra Care é um pouquinho diferente, mas não menos intuitivo. Assim que você pluga o aparelho na tomada, a luz verde acende, mesmo que o seletor giratório de temperatura esteja desligado. Depois de colocar no tipo de tecido desejado, ela fica vermelha enquanto ele esquenta e o sinal de que o ferro está pronto para ser usado é quando a luz volta a ficar verde.

Base de cerâmica

Foto do ferro de passar na vertical com a base dourada virada para a câmera numa mesa preta
A base de cerâmica do Oster Ultra Care é resistente e desliza com facilidade (Foto: Mosaico)

O deslizamento fácil também é uma grande vantagem do Oster Ultra Care. Sua base Smooth Ceramic tem tecnologia de nano-orifícios de saída de vapor e, na prática, isso significa que ela gera menos atrito com as peças de roupa e, consequentemente, diminui a quantidade de força física que você usa na hora de passar. A base com revestimento em cerâmica tem 15 saídas de vapor com vazão de 85g/min.

Desligamento automático

O principal diferencial desse modelo é, sem dúvidas, o desligamento automático, que funciona em três posições diferentes. Se o ferro for esquecido ligado na vertical, apoiado na base de descanso, ele leva 15 minutos para parara de esquentar. Nesse momento, a luz indicadora de funcionamento fica verde, ele emite seis sinais sonoros e fica piscando até ser retirado da tomada. Se ele ficar na posição horizontal ou cair deitado de lado, o tempo para parar de esquentar é bem menor: nesse caso, são apenas 30 segundos. Depois disso, o procedimento vai ser o mesmo: o aparelho vai apitar seis vezes e, depois disso, a luz indicadora, que agora é verde, vai ficar piscando até que ele seja retirado da tomada.

Essa opção está disponível apenas no Oster Ultra Care dourado, que tem número de referência 6206. O modelo vermelho, 6201, é mais simples e tem todas as outras características descritas nesse texto, menos o desligamento automático, ok?

Sistema corta-pingos

Um sistema corta-pingos eficiente é uma das principais vantagens de um bom ferro de passar a vapor, já que impede que a água do reservatório vaze pelos furos da base por onde o vapor deve sair. Durante os testes, a função no Oster Ultra Care deu conta do recado e não causou nenhum tipo de imprevisto nas peças. Para que isso aconteça, o ideal é que você use o aparelho da maneira indicada no manual: nos tecidos que precisam da função a seco, feche as saídas de vapor no seletor que fica perto da alça.

Função autolimpeza

Outro destaque do ferro Oster Ultra Care é a função autolimpeza: ela serve para retirar possíveis resíduos que se acumulam com o tempo no reservatório de água do aparelho e tem o passo a passo bem explicado no manual de instruções. Mesmo que não seja muito prático precisar pressionar o botão enquanto você segura o ferro para a liberação da água pelos furinhos da base, o processo é rápido e fácil de fazer.

Temperaturas do ferro de passar a vapor Oster Ultra Care

Detalhe do botão seletor de temperaturas branco com letras pretas no corpo do ferro de passar dourado
O botão giratório que seleciona as temperaturas do Oster Ultra Care tem cinco opções diferentes (Foto: Mosaico)

No botão giratório do corpo do Oster Ultra Care, você tem cinco opções de temperaturas para cinco tipos de tecidos diferentes. Para cada uma delas, existe uma intensidade de vapor aconselhada também e essa parte você ajusta no seletor que fica perto da alça, antes dos botões de vapor e spray. Assim, você evita acidentes e preserva as suas peças por mais tempo. São elas:

  • sintético | seco
  • seda | seco
  • lã | vapor 1
  • algodão | vapor 1
  • linho | vapor 2

Junto do linho, você pode considerar tecidos mais pesados, como o jeans. No manual de instruções do ferro, a marca considera como tecidos sintéticos acrílico, modacril, polipropileno, poliuretano, acetato, tracetato, metalizado, cupro, poliamida, poliéster, modal, viscose e rayon.

Recursos extra do ferro de passar roupa Oster Ultra Care

O ferro de passar Oster Ultra Care também tem uma série de detalhes pequenininhos que fazem toda a diferença no uso do aparelho no dia a dia e eles merecem destaque por aqui - afinal de contas, você tem que saber exatamente tudo o que ele tem antes de comprar.

Salva Botões

Para facilitar o momento de passar peças como calças, camisas e jaquetas, que costumam ter muitos botões, o Ultra Care tem uma bordinha entre a base de cerâmica e o corpo do ferro que impede o botão de prender no aparelho - é a borda Salva Botões. Ela pode parecer um detalhe básico, mas faz muita diferença na prática.

Spray

Se você tem o costume de passar peças de tecido grosso com frequência, sabe o quanto um spray facilita o processo de vez em quando. Umedecer algumas partes pode ser exatamente o que você precisa para esticar vincos e rugas mais resistentes que demoram mais a sair. No Oster Ultra Care o botão de Spray é de fácil acesso e a saída de água é bem fininha, ou seja: não vai encharcar a peça logo de cara.

Detalhe dos botões brancos da frente do ferro de passar Oster
Os botões de Spray e Vapor Extra ficam perto do Seletor de Intensidade de Vapor (Foto: Mosaico)

Vapor Extra/Vapor Vertical

Bem ao lado do botão do Spray fica o botão do Vapor Extra, que também é a opção perfeita para ajudar a passar tecidos mais pesados, com vincos e rugas mais resistentes. Ele também é o que libera o Vapor Vertical: a única diferença, nesse caso, é o posicionamento do ferro. Particularmente, o peso do aparelho me atrapalhou um pouco nessa função. Além disso, esse tipo de ferro de passar convencional não tem vapor constante como os steamers e vaporizadores, então se é por isso que você está procurando, vale a pena dar uma olhada na outra categoria de produtos, ok?

Cabo 360º

O giro 360º do cabo do ferro Oster Ultra Care é mais um dos recursos que quase passam despercebidos, mas que fazem muita diferença na prática. Isso garante que o movimento do ferro não vai ficar limitado por causa do cabo. Além disso, ele também faz com que o aparelho seja ergonômico para destros e canhotos.

Custo-benefício do Oster Ultra Care

O ferro a vapor Oster Ultra Care tem uma grade variação de preço entre seus dois modelos disponíveis. A versão vermelha, sem o desligamento automático, é bem mais barata, ou seja: se você gostou das caraterísticas dele, mas está com o orçamento apertado no momento, pode apostar nela. Mas se esse não é o seu caso e você pode gastar mais um pouquinho, o investimento nesse modelo de ferro de passar roupas vale muito a pena. Ele é prático, desliza bem, tem boa quantidade de temperaturas e é uma boa opção se você não se importa com modelos um pouco mais pesados na prática. Vale a pena!

Produtos similares ao ferro Oster Ultra Care

Quer dar uma pesquisadinha e conhecer outras opções antes de bater o martelo na compra? Nós também podemos te ajudar nessa parte!

O ferro de passar roupas Arno Ultragliss III FUA3 fica mais ou menos na mesma faixa de preço do Oster Ultra Care e também é uma ótima opção, ainda mais se você prefere aparelhos mais leves. Ele desliza com facilidade, tem spray, vapor extra, vapor vertical, autolimpeza, corta-pingos, salva-botões e seletor variável de vapor.

Precisa de uma opção mais barata? O Arno Ultragliss 54 é um dos que mais fazem sucesso por aqui e está numa faixa de preço mais amigável com quem tem o orçamento menor. O modelo tem base resistente a riscos e arranhões, cabo ergonômico, autolimpeza, vapor vertical, spray, salva botões e sistema corta-pingos.

Notícias relacionadas