Foto de um ferro de passar roupas preto com roxo numa mesa preta com o selo "avaliado por especialistas"

Ferro de Passar Arno Ultragliss III: é leve, desliza bem e é fácil de usar

Nós testamos o ferro de passar roupa Arno Ultragliss III FUA3, o mais buscado do site

Ariel Cristina BorgesRedatora

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

O ferro de passar roupa Arno Ultragliss III FUA3 promete agradar quem busca praticidade no dia a dia. Além de ser um dos mais buscados do nosso site, a Arno diz que o modelo é "o mais fácil e rápido em deslizamento" de seu catálogo. Segundo a fabricante, esse é o número um da marca. Para testar se o modelo é bom e vale o seu preço, fizemos um review completo do aparelho.

Passar roupa é uma daquelas tarefas domésticas que fazem pouco sucesso entre quem cuida da casa. Cada pessoa tem um ritmo diferente nesse momento: há quem deixe acumular e passe tudo de uma vez, quem dê uma "esticadinha" nas peças só na hora de as usar e, até mesmo, quem só passe em último caso, quando não há mais opção. Particularmente, devo admitir que eu me identifico mais com o último perfil. Por isso, me empolguei para testar o ferro de passar Arno Ultragliss III FUA3.

Imagem do ferro de passar Arno Ultragliss III ao lado dos selos de 1 dia de teste e nota 10

Para tirar a prova dos nove, eu testei o ferro Arno Ultragliss III em casa. Aqui embaixo, conto tudo o que achei dele - mas já dá para adiantar que o modelo cumpre com o que promete, viu?

Prós e contras do Arno Ultragliss III

Imagem de prós e contras do ferro de passar Arno Ultragliss 3 com títulos em verde e vermelho
  • Prós: o Arno Ultragliss III FUA3 é bem leve e realmente desliza com muita facilidade. Seu sistema corta-pingos funciona muito bem e, além disso, a borda salva botões e o cabo Easycord tornam o uso mais prático (inclusive com a mão esquerda). O processo de autolimpeza também é fácil de fazer e o manual de instruções é claro em relação ao passo a passo dele.
  • Contras: o vapor vertical desse ferro de passar não é constante. Além disso, ele é um dos modelos mais caros da categoria.

O que vem na caixa do ferro de passar a vapor Arno Ultragliss III:

Um ferro de passar roxo e preto deitado numa mesa preta
O ferro de passar Arno Ultragliss III vai sem acessórios (Foto: Mosaico)
  • um ferro de passar;
  • um manual de instruções.

Veja as melhores ofertas do Arno Ultragliss III FUA3 aqui:

Ficha Técnica do ferro de passar Arno Ultragliss III

Imagem de ficha técnica do ferro de passar Arno Ultragliss 3

Usabilidade do ferro Arno Ultragliss III

Uma das principais surpresas relacionadas a esse modelo de ferro de passar roupas é seu peso: assim que tirei da caixa pela primeira vez, percebi que o Arno Ultragliss era bem leve (automaticamente comparando com o modelo de outra marca que eu tenho em casa). Obviamente, isso muda um pouquinho quando você enche o reservatório com água, mas ainda assim, ele segue sendo bem confortável de usar. O site da Arno e o manual de instruções não especificam o peso do Ultragliss III, mas uma das nossa lojas associadas diz na descrição que ele tem 1,35kg de peso bruto. Mesmo que possa haver uma variação, ela não deve ser muito grande.

Base Durilium Airglide

Foto do ferro de passar roupas na em pé com a base prateada com detalhes azuis virada para a frente
A base Durilium Airglide tem 64 saídas de vapor e desliza com bastante facilidade (Foto: Mosaico)

A base Durilium Airglide é o que garante a principal vantagem desse modelo: a facilidade de deslizamento. Ela tem 64 saídas de vapor e, mesmo que realmente deslize com facilidade e não fique agarrando como acontece com os ferros que têm bases de alumínio, é possível ver alguns arranhões leves em sua superfície depois do uso. Por aqui, eles não foram suficientes para atrapalhar a experiência com o ferro, mas como a resistência a riscos e arranhões é algo sinalizado como uma das grandes vantagens do aparelho, vale destacar esse pequeno contratempo.

Sistema corta-pingos

Se você já usou um ferro de passar a vapor que não tinha essa proteção contra respingos d'água, sabe bem que ela faz muita falta, já que o vazamento do aparelho pode atrapalhar muito na hora de deixar as peças de roupa esticadinhas. No caso do Arno Ultragliss III a função é eficiente: usando o ferro como o manual indica, a água não vazou em nenhum momento. Isso quer dizer que:

  • na mudança de temperatura, o aparelho deve permanecer na vertical enquanto a luz piloto estiver acesa;
  • na hora de usar o spray, o ferro deve ficar na horizontal e não inclinado para a frente;
  • se estiver desligado com água no reservatório, o ferro sempre precisa estar na vertical.

Além desses momentos, durante o uso eu também passei do modo vapor para o modo seco ainda com água no reservatório e a água não vazou: nota 10 para o corta-pingos do Ultragliss III.

Função de autolimpeza do ferro de passar

Outra vantagem desse modelo é a função de autolimpeza, que serve para a retirada de possíveis resíduos e sujeiras acumuladas no reservatório de água interno do aparelho. O passo a passo é muito bem explicado no manual de instruções e fácil de fazer. Você vai encher o ferro de água, deixar esquentar e depois disso, tirar o aparelho da tomada, soltar a peça que fica na tampa do reservatório e deixar a água quente sair pela base. A última parte deve ser feita, preferencialmente, na pia do banheiro ou em algum lugar que possa molhar. Essa observação é a única que o manual não faz, então, o resto da explicação, em detalhes, você pode ver por lá depois da compra.

Temperaturas do ferro de passar roupa Arno Ultragliss III

Se você não tem costume de usar o ferro de passar roupas no dia a dia, provavelmente, também não sabe exatamente qual é a melhor temperatura para cada tipo de tecido (como eu). Nesse caso, sempre vale a pena dar uma olhadinha na etiqueta das peças antes de começar a passar para garantir que o ferro vai estar numa temperatura compatível com o tecido da peça e, assim, evitar acidentes.

Detalhe do botão do ferro Arno Ultragliss 3 com os tipos de tecidos e a temperatura de cada um deles
O botão giratório do meio do ferro Arno Ultragliss tem cinco opções de tecidos diferentes (Foto: Mosaico)

No caso do ferro de passar Arno Ultragliss III, além do botão giratório do meio, você também pode controlar a quantidade de vapor que o aparelho vai liberar com um seletor em formato de alavanca: quanto maior a temperatura e mais grosso for o tecido, mais vapor vai ser necessário. O ferro te dá cinco opções dede tecidos diferentes no botão, sendo duas delas a seco e três a vapor; mais quatro opções de intensidade de vapor na alavanca. O ideal é usar assim:

  • sintéticos (poliéster, acetato, poliamida, acrílico) | a seco;
  • seda | a seco;
  • lã | vapor I;
  • algodão | vapor II;
  • linho | vapor III

Recursos extra do Arno Ultragliss III

Além de todas as vantagens que já abordamos por aqui, esse ferro de passar Arno também tem alguns recursos que tornam sua experiência de uso mais completa e otimizada. Por isso, ele é um dos mais buscados e procurados da categoria. Aqui embaixo, falo dos itens que ainda não foram citados nesse texto:

Salva Botões

A borda Salva Botões pode parecer um detalhe básico, mas, na prática, ela acaba fazendo muita diferença dependendo da peça que estiver sendo passada. Ela é, basicamente, um espacinho entra a base e o resto do corpo do ferro de passar que garante que os botões de camisas, jaquetas, calças e outras peças não vão ficar presos no ferro durante o processo de passagem. No fim das contas, ela ainda deixa tudo mais prático e fácil.

Spray

O botão de Spray é bem comum em modelos de ferro de passar a vapor e ajuda muito na hora de esticar tecidos grossos que estão muito amassados, já que, umedecendo levemente, pode ser mais fácil desfazer vincos rugas resistentes. Ele fica logo na frente do seletor de intensidade de vapor e atrás da tampa do reservatório de água.

Detalhe do ferro de passar roupas na vertical mostrando uma tampa transparente branca, um seletor preto e botões em lilás
A abertura do reservatório, o seletor de vapor e os botões de Spray e Vapor Extra do Ultragliss 3 (Foto: Mosaico)

Vapor Extra/Vapor Vertical

Ao lado do botão de Spray, fica o de Vapor Extra, que também é usado para o Vapor Vertical. Como Vapor Extra, ele deve ser usado na horizontal e também serve para facilitar o processo em peças mais amassadas e resistentes. Ele deve ser usado com a temperatura ajustada para o máximo. Como Vapor Vertical, por sua vez, o ferro deve ser usado para desamassar peças em cabides, cortinas e outros tecidos que estiverem em pé. Nesse caso, o reservatório deve estar no máximo e você precisa esperar alguns instantes para apertar o botão consecutivamente para evitar vazamento de água. Mesmo que ele tenha essa função, o efeito não é constante como o de um vaporizador ou steamer, ok? Os dois aparelhos são bem diferentes.

Custo-benefício do ferro Arno Ultragliss III

Para concluir, precisamos falar do preço. Como já adiantei aí em cima, o Arno Ultragliss III FUA3 é um dos ferros de passar roupa mais caros do nosso site. Ao mesmo tempo, ele também é um dos mais buscados e vendidos porque o preço alto é justificado. Ou seja? O investimento vale a pena pela facilidade de uso, pelas funções e, principalmente, pela eficiência. Se você ficar de olho no Histórico de Preços e e colocar um Alerta, ainda pode conseguir levar o seu para casa pagando menos do que a média.

Produtos similares ao Arno Ultragliss III FUA3

Gostou do ferro Arno Ultragliss III FUA3, mas também quer dar uma olhada em outras opções de produtos antes da decisão final? Sem problemas, a gente também pode te indicar algumas opções parecidas.

O ferro de passar Arno Ultragliss 54 é perfeito para quem se apaixonou pelo FUA3, mas não pode gastar tanto no momento. Ele é um pouquinho mais simples e, consequentemente, mais barato. Porém, ele também é eficiente: ele tem a mesma quantidade de vapor do irmão mais caro, base Durilium Palladium, que não gruda e é resistente, cabo Easycord, sistema corta-pingos, função autolimpante, salva botões e vapor vertical.

Outra boa opção que tem um bom preço é o ferro de passar Oster Ultra Care. Ele também fica na lista dos mais buscados por aqui e faz bastante sucesso. O modelo pode funcionar a seco e a vapor, tem desligamento automático, luz indicadora de funcionamento e sistema autolimpante.

Notícias relacionadas