Entenda antes de comprar em Filmadora

Como escolher sua filmadora digital?

Dê um Zoom nas Filmadoras e saiba como escolher a melhor para você.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Antes de começar a gravar a primeira cena, pense no objetivo principal de sua filmadora. Para filmagens domésticas, procure por câmeras mais leves e compactas, com microfone frontal e com recurso que permita filmar em locais escuros ou com pouca luz.

Caso sua necessidade seja para filmagens mais complexas, com grande detalhamento de imagens, modelos com recursos semiprofissionais, microfones externos e mais espaço de armazenamento são os mais indicados.

Para conhecer os principais detalhes, vamos entender ponto a ponto como escolher sua nova filmadora:

Qualidade de captação

Assim como nas máquinas fotográficas, o zoom óptico resultará em melhores aproximações, preservando a definição original da imagem captada. Na hora de escolher, contudo, procure combinar grandes capacidades de zoom com recursos de estabilização de imagens, assim você evita imagens muito tremidas.

Quanto ao formato de gravação, existem modelos que gravam em VGA (semelhantes às webcams mais antigas), HD (alta definição), até o completíssimo Full HD. Mas lembre-se: só vale a pena investir em uma Full HD se você for reproduzir as imagens em um monitor ou TV que também seja Full HD.

É bom também ficar atento porque mesmo filmando em Full HD, muitas filmadoras comuns pecam pela falta de estabilidade da imagem e pela baixa qualidade da gravação do áudio.

Outro detalhe muito importante é a maneira como o som é captado. Em câmeras mais simples, o microfone é localizado na parte da frente e, por ser embutido, é mais simples de ser utilizado. Alguns modelos têm saída para microfones extras ou de lapela, utilizados quando se quer captar a voz com qualidade melhor.

Armazenamento

Uma vez captada a imagem, ela fica armazenada na câmera para exibição imediata ou transferência para um computador. Há, basicamente, quatro opções de armazenamento no mercado:

Filmadora HDD: é um HD interno que pode chegar até 64GB de espaço;

Filmadora com Memória Flash: pode ser interna ou pode também ser os tradicionaiscartões de memória, que representam uma vantagem: podem ser substituídos e facilitam na hora de transferir os vídeos da filmadora para o computador;

Filmadora miniDV: são as fitinhas, miniaturas das antigas fitas de videocassete. São pouco utilizadas e nada práticas;

Filmadora com DVD: alguns modelos gravam em DVDs de formato menor. São mais lentos e difíceis de serem encontrados no mercado.

Estes vídeos ficam armazenados, em sua maioria, em MPEG-4. Alguns modelos já estão gravando em AVCHD, formato em alta definição que demanda um computador próprio para edição de vídeos. E por falar nisso, não se esqueça de avaliar como é o processo de transferência de imagens para outros dispositivos.

Alguns modelos já têm a conexão HDMI, ideal para conexão em TVs e monitores de alta (HD) ou altíssima definição (Full HD) para ver logo o que você gravou.

Contudo, se você quiser editar os vídeos ou simplesmente armazená-los no computador, a transferência pode ser feita por saídas como USB e Firewire (um tipo de conexão como a USB, só que mais rápida) ou através do cartão de memória.

Se você é fã das redes sociais e não aguenta esperar para compartilhar o que gravou, procure modelos que já tenham a função de compartilhamento em seu sistema interno.

Confira também estas dicas:

- Tela de LCD: é utilizada para acompanhar a filmagem e realizar as configurações básicas da câmera ou da cena. Nos modelos touchscreen, todos os comandos são feitos por ela.

- Duração da bateria: embora sigam a média de mercado, entre 3 e 4 horas, no caso das viagens em famílias, é sempre bom ter uma bateria extra na sacola.

- Alguns modelos tiram fotos até mesmo enquanto estão filmando, mas, vale o aviso: a qualidade não é igual a de uma câmera fotográfica digital.

Você conseguirá excelentes resultados com câmeras de preço médio. As profissionais são caríssimas e indicadas para quem realmente trabalha com vídeo.

Se você adora registrar bons momentos, busque no Zoom a filmadora perfeita para levar com você.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em filmadora