Entenda antes de comprar em Filmadora

Como escolher sua nova filmadora digital?

Saiba quais características das filmadoras podem atender melhor aos seus objetivos.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

As filmadoras digitais, assim como as máquinas fotográficas digitais, vêm revolucionando a forma de gravar e compartilhar momentos especiais. A possibilidade de transferir tudo que é filmado para o computador torna a edição muito mais prática, algo bem difícil nos modelos analógicos. Atualmente, as filmadoras são ideais para quem quer gravar momentos em família ou mesmo produzir vídeos mais artísticos ou profissionais em uma alta qualidade.

A imagem que você quer

Quem está pensando em comprar uma filmadora digital deve, primeiramente, prestar atenção na resolução de imagem oferecida pelo modelo. Os tipos de resolução são VGA, a mais simples de todas, com 480 linhas, a HD, de 720 linhas, e as Full HD, de 1080. Caso queira ser ainda mais moderno, ainda pode optar por um dos novos modelos com capacidade 3D. As filmagens em alta definição possuem uma qualidade visual melhor, mas ocupam maior espaço da memória. Para uma noção melhor: a maior parte das TVs mais modernas têm imagem Full HD.

Mas resolução não basta se o zoom óptico não for bom o suficiente. Quanto maior for o zoom, mais longe a lente consegue alcançar com boa definição. A maioria dos modelos de filmadoras digitais HD possui alcance de 10x ou 12x, apesar de alguns oferecerem ainda mais, podendo chegar até mais de 30x nas máquinas mais sofisticadas. No zoom máximo, as câmeras podem ficar mais sensíveis a vibrações devido a mão tremida, mas isso comumente é corrigido nas filmadoras com estabilizador de imagem. Embora a maior parte dos modelos ofereçam esse recurso, filmadoras mais simples podem não apresentar essa função.

Para gravar mais

Fique atento também à capacidade da memória: mais espaço significa que você poderá gravar mais vídeos sem precisar toda hora descarregar os arquivos para um computador. As filmagens costumam ocupar muita memória, principalmente aquelas em alta definição, por isso gastar um pouco mais em um armazenamento de maior capacidade pode ser uma decisão sensata. Dê preferência aos modelos de filmadora digital que trazem discos rígidos ou memória flash internos, pois além de lerem o contéudo de forma mais rápida, podem oferecer um armazenamento muito grande, por um preço mais em conta.

No caso dos cartões de memória, as mais comuns são as filmadoras com cartão SD (que podem vir em três tamanhos: normal, mini ou micro), aceitos na maioria dos gadgets atuais, e o Memory Stick, exclusivo para filmadoras Sony. Se o seu computador tiver entrada para esses cartões, a transferência fica muito mais fácil, sem precisar de um cabo ou que a sua câmera fique ligada gastando bateria.

Você também pode optar por um modelo híbrido, que aceita vários formatos de armazenamento. Mas deixe de lado o MiniDV: este formato hoje ultrapassado já foi muito popular devido ao seu baixo custo, mas não se justifica atualmente com o barateamento dos cartões de memória, que são menores e em muitos casos oferecem mais espaço de armazenamento. A capacidade da maior parte das filmadoras digitais é entre 2GB (as mais simples), e 32GB (que já te deixa livre para gravar o quanto quiser por muito tempo), mas também encontramos modelos com memória maior. Como as imagens HD e Full HD são arquivos maiores e mais pesados, as câmeras com esses recursos devem ter uma capacidade compatível.

Filmagens sem mistério

Se você quer economizar e não faz questão de utilizar muitos recursos (por vezes complexos), há modelos menores (pocket) e mais baratos que devem lhe satisfazer. Normalmente eles contam com ajustes automáticos e recursos que ajudam o cinegrafista amador. A facilidade de levar a câmera com você, ou seja, seu tamanho e seu peso, deve ser considerada. Por exemplo, se você quer a filmadora digital para fazer registros de férias, passeios e festas, o ideal é procurar um modelo menor e mais leve, que não dê trabalho na hora de carregar para os lugares.

Observadas essas informações básicas, fique de olho nas funções especiais das filmadoras digitais. Mas cuidado para não cair em armadilhas de marketing: em muitos casos, são apenas truques que não trazem nada de inovador e podem ser encontrados na maior parte dos modelos.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em filmadora