Entenda antes de comprar em Filmadora

Qual a tela ideal para sua filmadora?

Conheça os tipos de visor existentes e faça a sua escolha.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Já parou para pensar o quanto é importante o visor da sua câmera filmadora? Além de ser um recurso fundamental para configurar modos de gravação através de uma interface intuitiva, também é onde você tem um aperitivo do que está registrando, trabalha o enquadramento e faz os ajustes para conseguir a melhor imagem possível.

Para escolher a tela ideal é preciso escolher a que melhor se adapte ao seu tipo de uso. Os tamanhos das telas variam bastante. Dê uma olhada nas dicas e descubra qual combina mais com você antes de comprar uma filmadora digital.

Visualização ou controle total da filmadora

As telas podem se apresentar em basicamente 3 modalidades: fixa, retrátil e touchscreen.

As mais convencionais são as fixas, aquelas básicas, só para você ver o que está filmando, sem nenhuma grande novidade. As filmadoras com tela retrátil são práticas e servem para enquadrar e ajustar configurações, ajudando inclusive na hora do auto retrato que o câmera-man quer a si mesmo, ou posicionar a câmera para filmar um quadro específico. E, finalmente, as câmeras com visor touchscreen, que são mais sofisticadas e a tendência do mercado, quando um simples toque na tela já ajusta o modo de filmagem, iluminação, estabiliza a imagem, enfim, faz todo o trabalho.

Câmeras de vídeo com nitidez de imagem desde a gravação

A maioria das filmadoras digitais hoje em dia vem equipada pelo display LCD, ou Liquid Crystal Display, um equipamento que representa fielmente o que você está registrando, e você não precisa passar o arquivo para um PC ou uma TV para ver o resultado. Mas também tem lá suas desvantagens: é muito sensível à luminosidade (o usuário pode sentir dificuldade para enxergar a imagem na tela) e pode apresentar variações em climas extremos. O consumo da bateria também é relativamente alto.

Outra coisa que usuário deve ficar bem atento: esse tipo de visor é mais sensível, e se a filmadora com visor LCD não for devidamente protegida, com capas e protetores, poderá apresentar problemas na tela, como o indesejado "dead pixel", um ponto inativo que não pode ser consertado.

E qual tamanho de tela é melhor?

Os tamanhos de tela variam bastante nas câmeras filmadoras. As telas mais compactas podem medir 1,8 polegadas, chegando a 2,7 ou até 3,0 polegadas, que são suficientes para uma boa visão e fidelidade do que está sendo gravado. A escolha do tamanho da tela depende muito do tamanho da própria filmadora digital ideal para você. Modelos menores e mais fáceis de carregar, claro, terão telas menores, enquanto filmadoras mais complexas, porém não tão portáteis, contarão com visor de maior visualização.

Viu só? Depois dessas dicas é só gritar "luz, câmera, ação!".

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em filmadora