Mulher preparando macarrão em fogão de indução; duas panelas de inox estão sendo usadas

Como comprar cooktop: tudo o que você precisa saber sobre o eletro

Descubra como funcionam os cooktops a gás, elétricos e de indução e escolha a melhor opção para a sua casa

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Saber como comprar cooktop é essencial para quem quer equipar a cozinha com um fogão mais elegante, moderno e que ocupa menos espaço. Muitas dúvidas podem surgir na hora de fazer a escolha, por isso, montamos um guia para ajudar você nesse processo.

Antes da decisão final, é provável que você se pergunte: o cooktop precisa de gás? Tenho que comprar panela para fogão de indução? Qual é o melhor? Você também vai precisar saber como escolher entre os modelos de 4 e 5 bocas e deve ficar atento às medidas e instruções para instalar cooktop. Parece muita coisa, mas pode ficar tranquilo que vamos explicar tudo isso, é só conferir as dicas a seguir.

Limpeza fácil e controle da temperatura: entenda como funciona o fogão de indução.

Cooktop de inox instalado numa bancada de mármore com chaleira entre cestos de vegetais
O cooktop 4 bocas pode ter diferentes acabamentos na mesa de cocção (Foto: Shutterstock)

Comece entendendo o que é cooktop e como funciona

Se você ainda não sabe o que é cooktop, ele é basicamente um fogão sem o forno. O processo de cozinhar é igual ao de um aparelho convencional. A diferença é que você vai precisar de outro eletrodoméstico para assar alimentos. O cooktop é ideal para cozinhas pequenas ou com móveis planejados e uma ótima opção para quem preza por um design mais minimalista na decoração.

Há três tipos do aparelho no mercado: a gás, elétrico e de indução. No próximo tópico explicaremos as diferenças de cada modelo.

Sabia que nem todos os fogões funcionam a gás encanado? Entenda a diferença entre gás de rua e o GLP.

Cooktop elétrico, por indução ou a gás: pense em como instalar

Se você já tem um ponto de gás encanado ou usa botijão, escolha um cooktop que precisa de gás. Esse é o modelo mais vendido e mais barato do mercado. Ele é ótimo se você tem mais afinidade com fogões tradicionais e não quer ter restrições para usar panelas, sejam elas de cerâmica, alumínio ou aço inox.

Os modelos de cooktop que funcionam com eletricidade dispensam o gás, mas têm a desvantagem de não poderem ser usados em caso de falta de energia. Isso porque o cooktop elétrico é ligado diretamente na tomada. Já o cooktop de indução funciona a partir de uma ligação direta com a fiação da casa.

Para saber como instalar cooktop, recomendamos que você questione um técnico especializado. Nos modelos a gás, é necessário usar as mangueiras regulamentadas pelo Inmetro e, nos elétricos, as tomadas no novo padrão, com três pinos.

Pesquise também as medidas do cooktop e escolha um modelo que encaixe sem problemas na pia, bancada ou ilha. Aparelhos de cinco bocas, por exemplo, podem ter até 90 centímetros de comprimento, enquanto os de quatro bocas tem uma média de 60 centímetros na mesma medida.

Também vale lembrar que, além de comprar cooktop, você vai precisar decidir qual o melhor forno para a sua casa, já que esse tipo de fogão tem apenas a mesa de cocção. Considere a instalação desse outro aparelho, seja ele elétrico ou a gás, de bancada ou embutido.

Descubra qual é a panela ideal para cada tipo de cooktop.

Cooktop de indução instalado na ilha de uma cozinha
Com design mais minimalista, o cooktop de indução é ideal para cozinhas com móveis planejados (Foto: Shutterstock)

Cooktop de 4 ou 5 bocas? Se atente às medidas do cooktop

Na hora de escolher entre um cooktop de 4 ou 5 bocas, avalie suas demandas diárias na cozinha. Para famílias pequenas, a versão menor costuma ser suficiente. Por outro lado, casas com mais moradores ou bastante movimentadas serão melhor atendidas por um modelo maior, que vai otimizar o preparo das refeições.

É claro que o número de bocas também vai influenciar no tamanho do cooktop escolhido. Por isso, não deixe de checar o tamanho exato do eletro antes de fazer a compra e certifique-se de que ele cabe adequadamente no espaço reservado para ele.

Você também pode encontrar cooktops de uma, duas ou três bocas. Eles são indicados para quem mora sozinho, com mais uma pessoa ou para apoio em áreas gourmet fora da cozinha.

Para ajudar na escolha, confira opções de cooktop a gás que valem o investimento.

Panelas para fogão de indução: esse cooktop precisa de panelas específicas

Você vai precisar investir em panelas para fogão de indução se comprar um cooktop desse tipo. Nesse modelo, a geração de calor ocorre por ondas eletromagnéticas e o aparelho só é ativado com recipientes que tenham o fundo compatível, também magnético. Por isso, as panelas devem ser de ferro fundido, aço inox ou fundo triplo.

Se você tem pouco espaço, confira a lista com os melhores fogões 2 bocas.

Qual o melhor cooktop de 2022?

Agora que você já sabe como comprar cooktop e qual o melhor modelo para as suas necessidades, pode começar a pesquisar boas ofertas. Selecionamos algumas opções de cooktop a gás, de indução e elétrico com 4 e 5 bocas que estão fazendo sucesso no mercado. Confira:

Gosta da Brastemp? Confira cooktops de 5 e 4 bocas dessa marca.