Como instalar fogão cooktop?

Instalar cooktop não é tão difícil quanto parece. Conheça o processo nos modelos a gás, elétricos e de indução!

Ariel Cristina BorgesRedatora

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Descobrir como instalar fogão cooktop está longe de ser um grande mistério. A verdade é que a praticidade garantida pelo modelo mais moderno de fogão também dá as caras no momento de preparar a cozinha para seu uso. No fim das contas, instalar cooktop é uma atividade que não vai levar mais de duas horas no seu dia, na maioria dos casos.

Para te ajudar no processo da instalação do cooktop, o Zoom preparou um tutorial com tudo o que você precisa saber antes e durante esse processo. Dá uma olhada!

Como instalar fogão cooktop

O passo a passo começa na escolha do lugar onde ele vai ficar

Ter uma cozinha com cooktop é, certamente, uma maneira incrível de aumentar o nível de modernidade no coração da sua casa, mas quando se trata da instalação dele, você vai precisar levar em consideração alguns detalhes muito básicos.

O primeiro é o material da bancada: ele precisa ser resistente ao calor e à umidade, para que você não tenha problemas na hora de usar o fogão. As matérias primas indicadas são pedras naturais ou artificiais, porcelanatos e madeiras tratadas para atender às necessidades de uso do produto. Também vale ressaltar que a bancada deve ter entre dois e sete centímetros e espessura.

O fogão cooktop deve ser instalado numa bancada de pedra, porcelanato ou madeira que tenha de dois a sete centímetros de espessura. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O fogão cooktop deve ser instalado numa bancada de pedra, porcelanato ou madeira que tenha de dois a sete centímetros de espessura. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Depois disso, se você for instalar cooktop perto de uma parede, se certifique de que o revestimento dela também pode ser exposto ao calor e se vai resistir à limpeza necessária no entorno do fogão.

Quer comprar um fogão e não sabe como escolher? Confira as dicas do nosso guia de compras!

Instalar cooktop a gás e elétrico é diferente do processo com cooktop de indução

Outra parte da preparação para a instalação de um cooktop na sua cozinha tem a ver com os diferentes modelos do produto disponíveis no mercado. Os fogões a gás e elétricos com acendimento automático precisam de energia elétrica e, para isso, você deve usar uma tomada que possa ser acessada com facilidade e que fique longe do calor. Essa parte deve ser feita sem o auxílio de extensões e benjamins, ok? A tomada do fogão vai direto na parede.

Nessa parte, os cooktops de indução funcionam de forma diferente: eles são ligados diretamente na rede elétrica da sua casa. Por isso, o ideal é contar com a ajuda de um profissional que vai garantir que uma instalação eficiente e segura.

Corte

A instalação do cooktop depende de um corte feito na bancada onde ele vai ficar

homem encainxando fogão cooktop no corte da bancada
Praticidade na instalação: cooktop só precisa ser encaixado no corte de bancada. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Todos os tipos de cooktops já vêm preparados para serem encaixados no lugar de instalação. Por isso, antes dessa parte chegar, a bancada precisa estar preparada. Isso significa que ela deve o corte deve ser feito exatamente nas dimensões necessárias para o cooktop que você comprou e, nesse momento, também é necessário se atentar para as bordas: no manual de instruções do eletrodoméstico, o fabricante certamente vai indicar o espaço vazio que o fogão precisa ter em seu entorno.

Conheça os melhores cooktops de 1 a 5 bocas para comprar nos últimos meses!

Colagem

A junção do cooktop e da bancada deve ser reforçada com uma cola

Dentro da caixa do cooktop você provavelmente vai encontrar uma cola ou adesivo de contato que deve ser usado para o acabamento correto da instalação. Esse produto deve ser aplicado nas bordas do corte feito na bancada, embaixo de onde a mesa de vidro do cooktop será encaixada. Além de garantir a fixação do eletrodoméstico, essa junção com cola também evita a passagem de água, o acúmulo de alimentos e também impede que diferentes insetos tenham acesso facilitado à sua cozinha.

Instalar o gás

As cozinhas com cooktop a gás precisam de mais uma etapa no processo de instalação

homem fazendo a instalação de gás de um fogão
A instalação do gás na cozinha com cooktop deve ser feita com segurança e testada antes do uso. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Se você comprou um cooktop elétrico ou de indução, só precisa fazer a ligação do seu eletro na tomada ou diretamente na energia da casa para começar a usar. Mas, no caso das versões à gás, o processo é um pouquinho diferente. Nesse momento, você vai precisar conectar a mangueira do gás de botijão com a saída do cooktop usando uma abraçadeira.

No caso de gás natural, pode ser necessário solicitar a conversão do seu cooktop ao fabricante antes da instalação, mas colocar o produto para funcionar também é simples: basta acoplar a conexão do registro do gás na saída do fogão.

Nos dois casos, é importante fazer o teste de vazamento de gás antes de começar a usar o produto. Para isso, basta aplicar um pouco da espuma de um de sabão líquido ou detergente nos pontos de conexão usando uma esponja. Se houver a formação de bolhas, é sinal de que o gás está vazando e os encaixes precisam ser apertados ou, até mesmo, trocados.

Leia também: