Zoom indica em Fogão

Como instalar um botijão de gás

Uma perfeita instalação do botijão de gás para seu fogão é garantia de segurança para toda a família.

por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

O botijão de gás (GLP), ainda usado em muitos modelos de fogões a gás, é altamente inflamável. Por isso, é importante que vários cuidados sejam tomados. Essencialmente, o perigo existe quando há vazamento e esse toma todo o ambiente, expulsando o oxigênio e podendo causar asfixia.

Dicas para usar com segurança o botijão de gás para seu fogão

Na hora da compra do botijão, observe se a lataria está enferrujada, amassada e alça ou base danificadas. Antes de levar para casa, verifique se a parte superior está lacrada e com selo de identificação, conforme o órgão fiscalizador. A válvula deve estar com o anel de vedação em perfeito estado. Esses fatores são fundamentais para instalar o botijão de gás.

Uma prática muito comum para ganhar espaço é instalar o botijão de gás em armários ou gabinetes. É errado. Ela deve ficar em local aberto e arejado. Quando há quintal, o recomendado é que fique do lado de fora. Basta um pequeno furo na parede para passar a borracha por ali, mas sem deixar o recipiente exposto ao sol e à chuva. O abrigo deve ficar afastado, no mínimo, 1,5 metro de ralos, caixas de gordura e esgotos.

Veja preços de fogões a gás

Também se deve atentar para o fato de estar longe de tomadas, interruptores e instalações elétricas, onde o gás pode causar explosões. Outro perigo são os queimadores e lampiões, porque se a chama estiver próxima, pode aquecer o botijão de gás e causar acidentes graves.

Na hora de instalar o botijão de gás, certifique-se de que todos os botões dos queimadores estão desligados. Retire o lacre antes de acoplá-lo em posição vertical.

  1 - Segure o bico do regulador e encaixe-o na válvula do botijão de gás cheio e gire a borboleta (duas pequenas alças que facilitam a pegada para o rosqueamento) do regulador para a direita até ficar firme.

  2 - O rosqueamento deve ser feito somente com as mãos. Nunca martele ou aperte com ferramentas, pois em caso de vazamento ou de fogo você terá de desenroscá-lo para extinguir o princípio do incêndio.

  3 - Mantenha o regulador sempre na posição vertical, evitando a todo custo inclinar para girá-lo. Fósforos, isqueiros ou material combustível também devem passar longe. Após a instalação do botijão de gás, faça um teste para descobrir se há vazamentos.

Uma dica comum é passar espuma de sabão na ligação entre a válvula e o registro, e observe se surgirão bolhas. Neste caso, há vazamento. Reinstale e repita o teste. Se o vazamento do botijão de gás não parar, ligue imediatamente para a empresa credenciada. Não tente improvisar utilizando cera, fita isolante, massas e afins.

Também é bastante comum passar a mangueira do botijão de gás por trás do fogão. Entretanto, esta é uma prática condenada porque o calor danifica o plástico, derretendo ou provocando rachaduras e possíveis vazamentos. Aliás, o ideal é que o recipiente fique longe do fogão porque há outra implicância: o risco de cair comidas e sujeiras sobre a válvula.

Procure sempre pessoas qualificadas para arranjos e consertos na hora de instalar o botijão de gás. Várias empresas de gás prestam este serviço. Conferir periodicamente o prazo de validade da mangueira e do registro do fogão também é muito importante. Afinal, segurança é um direito e dever de todos.

Com todas essas dicas, você pode usar o botijão de gás e cozinhar com mais segurança. E para você preparar muitas receitas, que tal conferir vários modelos de fogões?

Não importa se você quer comprar um tradicional fogão 4 bocas ou se você adora cozinhar e um fogão 5 bocas é o melhor para a sua cozinha. Aqui no Zoom você pode conferir vários modelos, comparar preços e, claro, acertar na hora da compra.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em fogão