Como limpar fogão de inox?

Aprenda como limpar fogão inox sem danificar seu eletrodoméstico

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Ter um fogão de inox é garantia de que seu produto terá uma maior durabilidade, mas será que a parte da limpeza é fácil? Fique tranquilo, é mais simples do que você imagina. Se você não sabe como limpar fogão inox, você chegou ao lugar certo.

Antes de tudo, é importante lembrar que limpar que os eletrodomésticos de inox são feitos de uma mistura de ferro, cromo e outros elementos que garantem resistência e mais anos de vida. Além disso, os produtos de inox estão na lista dos itens mais desejados por grande parte das pessoas, já que são fáceis de combinar com os demais eletrodomésticos da cozinha e normalmente têm um design moderno e elegante.

Veja quais foram os fogões mais vendidos aqui no Zoom no último mês.

Mas afinal, não sabe como limpar fogão inox? Então venha conferir o tutorial que preparamos para facilitar o seu dia a dia e manter seu eletrodoméstico limpo e brilhante. Dê um zoom e confira!

Passo a passo de como limpar fogão inox

Passo 1. Tire as peças removíveis do fogão, como grelhas, bocas, bicos e até mesmo, caso seja o caso do seu modelo, os botões. Deixe-as de molho em água quente e detergente por aproximadamente 15 minutos. Outra opção é misturar água, vinagre e bicarbonato.

Quer saber a melhor forma de limpar as bocas do seu fogão? Confira o passo a passo de como limpar boca de fogão.

Passo 2. Feito isso, esfregue as peças com uma esponja macia para não riscar ou danificar as peças do seu fogão. Seque-as bem, para que não fiquem com marca d’água.

Após limpar as peças removíveis do seu fogão, seque-as bem. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Após limpar as peças removíveis do seu fogão, seque-as bem. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Passo 3. Após limpar as peças removíveis, é hora de limpar o fogão em si. Caso você esteja fazendo uma limpeza rotineira, sem muito acúmulo de gordura, você pode fazer apenas uma solução de vinagre com bicarbonato e passar com o auxílio de um pano por todo o fogão.

Veja, nessa matéria, a lista dos melhores fogões de 2021

Passo 4. Após isso, é hora de retirar o resquício de sujeira que sobrou no fogão. Para isso, use um pano seco ou úmido apenas com água.

Lembre sempre de usar um pano ou esponja macios para não danificar seu fogão. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Lembre sempre de usar um pano ou esponja macios para não danificar seu fogão. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Passo 5. Caso seu fogão esteja com gordura acumulada ou a solução não tenha retirado toda a sujeira, você precisará do auxílio de um desengordurante ou do detergente. Caso opte pelo desengordurante, borrife um pouco do produto e passe um pano macio por cima para remover. Se preferir o detergente, esfregue uma esponja macia com o detergente em toda a superfície do fogão e deixe agir por alguns minutos. Feito isso, retire o excesso com a esponja seca e finalize com um pano.

Quer mais dicas para limpar seus objetos ou aparelhos inox? Confira o tutorial sobre como limpar inox.

Dicas gerais

  • Não esqueça de fazer a limpeza periodicamente. Ao evitar o acúmulo de sujeira, fica mais fácil de limpar o fogão e prolonga a vida útil do seu eletrodoméstico.
  • Evite produtos como cloro, água sanitária, produtos com silicone, além é claro, de produtos inflamáveis.
  • Nunca use esponja de aço sobre a superfície do seu produto. Isso pode danificá-lo.
  • Evite esfregar com movimentos bruscos ou rápidos demais. Mesmo que esteja usando um pano macio, movimentos bruscos podem danificar o seu produto.

Leita também: